Assim como fez com a década de 80, a Liga do Blogues Cinematográficos elegeu os 50 melhores filmes dos anos 70 – considerada a era em que o cinema americano produziu seus filmes mais inteligentes e engajados, mas também aquela em que os blockbusters começaram a dominar o mundo.
Tem muita coisa boa na lista, como era de se esperar. A maioria dos filmes em que votei entraram no top 20, embora outros sequer chegaram entre os 50 mais. É o caso de “A Batalha do Chile”, de Patricio Guzmán, “Eraserhead”, de David Lynch (esses, pouca gente deve ter assistido), “A Última Sessão de Cinema”, de Peter Bogdanovich, e “THX 1138”, de George Lucas (talvez por gosto pessoal?).
Para conferir o ranking completo, clique aqui. Desta vez, contribuí com um textinho sobre “Chinatown“, de Roman Polanski, que na minha lista ficou em 6º lugar.
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.