Como o primeiro semestre já acabou, posto aqui minha lista de melhores e piores filmes do ano até agora. Vale fazer algumas considerações.
Dos dez filmes listados, apenas dois são realmente de 2006. Os demais foram lançados originalmente no ano passado. O quadro é compreensível, já que as distribuidoras deixam para lançar muitos dos melhores filmes do Oscar somente em janeiro e fevereiro. Além disso, primeiro semestre geralmente é usado para desova de filmes que não chegaram a tempo no ano anterior. Assim, é possível que a lista final mude bastante, já que, tradicionalmente, filmes típicos de top 10 acabam chegando só no segundo semestre.
A participação brasileira até agora está ficando muito aquém do desejado, concordam? Pelo menos, eu só consegui colocar dois filmes entre os 20 melhores: “Crime Delicado”, de Beto Brant; e “Depois Daquele Baile”, de Roberto Bomtempo. Em contrapartida, três produções nacionais entraram nos dez piores. O pior é que, olhando no calendário, há pouca perspectiva de que surja algo melhor… Mas vamos torcer por alguma surpresa.
Dito isto, vamos às listas:
Melhores filmes
1º. “Munique”, de Steven Spielberg
2º. “A Criança”, de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
3º. “O Homem Urso”, de Werner Herzog
4º. “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee
5º. “Ponto Final – Match Point”, de WoodyAllen
6º. “V de Vingança”, de James McTeigue
7º. “O Novo Mundo”, de Terrence Malick
8º. “O Plano Perfeito”, de Spike Lee
9º. “Caché”, de Michael Haneke
10º. “O Sol de Cada Manhã”, de Gore Verbinski
Piores filmes
1º. “Uma Comédia Nada Romântica”, de Aaron Seltzer
2º. “A Profecia”, de John Moore
3º. “Escuridão”, de John Fawcett
4º. “Os Seus, os Meus e os Nossos”, de Raja Gosnell
5º. “Gatão de Meia Idade”, de Antonio Carlos da Fontoura
6º. “Cry Wolf – O Jogo da Mentira”, de Jeff Wadlow
7º. “Quando um Estranho Chama”, de Simon West
8º. “Se Eu Fosse Você”, de Daniel Filho
9º. “Brasília 18%”, de Nelson Pereira dos Santos
10º. “Armações do Amor”, de Tom Dey
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.