Beto, o protagonista (interpretado por César Troncoso), é um desses moradores. Mas ele pensa diferente dos demais e tem a idéia de construir um banheiro público no quintal de casa e lucrar com isso. E é a tentativa dele de conseguir colocar sua pequena obra em atividade que toma conta da maior parte da narrativa.
Ainda que os diretores César Charlone (diretor de fotografia preferido de Fernando Meirelles) e Enrique Fernández flertem com o neo-realismo para fazer um retrato da situação precária daquela população, em alguns momentos a dupla carrega demais no drama. Em determinado ponto, eles chegam até mesmo a lembrar a memorável caminhada de “O Pagador de Promessas” – mas de uma forma um tanto subversiva, colocando, no lugar da cruz, um outro pesado objeto sobre os ombros do personagem principal.
No entanto, o que mais incomoda no filme são as cenas em que Charlone decide se tornar um Sebastião Salgado e fotografar a pobreza com beleza. De toda forma, “O Banheiro do Papa” possui momentos recompensadores (e engraçados), principalmente na dinâmica entre os membros da família do protagonista.
direção: César Charlone, Enrique Fernández; com: César Troncoso, Virginia Méndez, Mario Silva, Virginia Ruiz, Nelson Lence, Henry De Leon, Jose Arce, Rosario Dos Santos, Hugo Blandamuro; roteiro: César Charlone, Enrique Fernández; produção: Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck, Serge Catoire, Fernando Meirelles, Elena Roux; fotografia: César Charlone; montagem: Gustavo Giani; música: Gabriel Casacuberta, Luciano Supervielle; estúdio: O2 Filmes, Chaya Films, Laroux-Ciné; distribuição: Imovision. 97 min
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.