O primeiro episódio é uma história nonsense bizarra sobre um hiponga que tenta reconquistar a namorada, contando, para isso, com a ajuda de um amigo anão paranóico, hiperbolicamente afetado pela cultura do medo Bushista. O segundo é uma comédia um pouco mais convencional, que brinca com a inocência de uma garota de oito anos que ainda acredita na Fada do Dente (a menina, que é uma graça, é interpretada pela filha do diretor, Perla Haney-Jardine, que fez a filha de Uma Thurman em “Kill Bill: Volume 2”). Por último, vem um capítulo de humor sarcástico e politicamente incorreto, cujo protagonista é um homem rico em crise de meia-idade que, ao invés de comprar um Porsche, decide conhecer uma pessoa negra.
A melhor das três histórias, sem dúvidas, é a segunda – e ela está deslocada, solta no meio do filme, que parece parar para contá-la. Quando a terceira tem início, é nítido o terreno irregular pelo qual Haney-Jardine e a co-roteirista Jennifer MacDonald passeiam, até porque não funciona a tentativa de ligar os três episódios, apenas citando os personagens de um no outro (alguns chegam até a fazer pontas nas demais tramas).
Se existe uma unidade em “Anywhere, USA”, ela está na trilha sonora, que trabalha o tempo todo com combinações estranhas. Uma situação absurda é acompanhada por uma música clássica, e assim temos o efeito cômico. Uma cena em que isso funciona muito bem é (não por coincidência) na história da menina, no momento em que ela arranca um dente para comprovar a existência da Fada. É uma cena pretensamente forte e dramática, que se torna hilariante em função do exagero que a música emprega à atitude da garota.
O filme funciona na maior parte do tempo e garante boas risadas, graças aos bem-sucedidos toques irônicos e jocosos de Chusy Haney-Jardine. Só é uma pena que ele oscile tanto de um intervalo a outro. Que num próximo projeto, o diretor se concentre apenas em um estilo de humor (de preferência o segundo!), pois talento ele demonstra ter.
direção: Chusy Haney-Jardine; com: Ralph Brierley, Dianne Chapman, Mike Ellis, Mary Griffin, Perla Haney-Jardine, Sheliah Ray Hipps, Ellis Robinson, Molly Surrett, Brian Fox; roteiro: Chusy Haney-Jardine, Jennifer MacDonald; produção: Jennifer MacDonald; fotografia: Patrick Rousseau; montagem: Chusy Haney-Jardine. 123 min
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.