Jim Carrey com data de validade vencida em cena do trailer de “Mr. Popper’s Penguins”, comédia que vai se chamar “Os Pinguins do Papai” no Brasil. AS AVENTURAS DE TINTIN
A versão cinematográfica de Tintin tem muitos motivos para chamar a atenção. Steven Spielberg. Peter Jackson. A promessa de ser um verdadeiro evento 3D. E o próprio Tintin, ora bolas! Qual impressiona mais? Difícil dizer. Então a ideia é destacar tudo.
O trailer deixa muito claro o envolvimento de Spielberg e Peter Jackson. Também dá a impressão que será uma aventura para toda a família. Mas não aquele tipo de “filme para toda a família” que só é chamado assim por não ter palavrões, cenas de sexo ou violência gráfica. Mostra se tratar de um estilo de aventura atemporal, coisa que Jackson e Spielberg são mestres. Só isso já atrai um bocado de gente. Mas ainda há uma surpresinha para quem realmente assistiu à animação: Tintin aparece por um breve momento. Daí fãs poderão falar se ficou legal ou não, o que gera discussão e sempre é bom.
A única coisa que me preocupou foi o 3D. Até mais da metade do trailer, não estava convencido de que a tecnologia era realmente necessária e, de certa forma, os personagens limpinhos demais estavam me incomodando. Porém, depois da cena do mar invadindo a areia, fui quase totalmente seduzido. A prévia talvez poderia empolgar mais. Mas se trata de um teaser, um aperitivo. E muito bem feito: em um minuto foram dadas todas as informações essenciais.
LANTERNA VERDE – Trailer 3D
Antes de assistir à prévia, é preciso salientar que lançar um trailer 3D na internet é um típico caso de publicidade caça-níquel sem conteúdo. Afinal, ninguém vai conseguir aproveitar a experiência tridimensional do filme pela tela do computador. Será que os produtores ainda acham que o rótulo 3D é a chamada definitiva para o lucro? Ninguém aprendeu nada com “Mars Needs Moms” (um dos maiores fracassos da Disney, orçado em US$ 150 milhões, tendo arrecadado apenas US$ 36 milhões e causa de um movimento de pais que não aguentam mais pagar caro em ingresso 3D para ver filme ruim). Dito isto, vamos ao trailer:
O esforço para deixar claro que o 3D de “Lanterna Verde” vale a pena é tocante. O super-herói aqui é mero detalhe. O negócio é mostrar o máximo de uma nova Pandora, um mundo surreal, produzido totalmente por efeitos especiais, como estilo próprio. Mas, o assunto do parágrafo anterior sempre retorna: quando vai chegar a hora dos produtores perceberem que 3D não é tudo?
TRANFORMERS 3 – Trailer 3D
Todo a introdução que escrevi sobre o trailer de “Lanterna Verde”cabe aqui também.
A prévia 3D de “Transformers 3” funciona melhor que a de “Lanterna Verde” justamente por não fazer um esforço tão óbvio para provar a qualidade de sua tecnologia. A de “Lanterna Verde” praticamente mudou todo o conceito dos trailers anteriores apenas para mostrar seu 3D. A de “Transformers” continuou na mesma linha dos outros. E um vídeo 3D que tem espaço para Frances McDormand sempre ganha pontos.
É bacana notar como os trailers de “Transformers” trabalham com um tipo de tensão bem “spielberguiana”, o medo do desconhecido, a surpresa da descoberta. Enfim, essa turma de “Transformers” é mestre em produzir expectativa. Ainda bem que já sou vacinado.
MR. POPPERS PENGUINS
Só um comentário um pouco fora de contexto: sempre tenho a impressão de que quando um ator aceita fazer um filme com bichinhos engraçadinhos em CGI é porque a carreira não vai lá muito bem.
Voltando à programação normal. Quase todo trailer de filmes com bichos é sempre muito bem feito. Os animais são normalmente simpáticos e bonitinhos, o que ajuda a segurar uma prévia de dois minutos. Mas, como já disse no
texto sobre “Rio”, isso não é o suficiente para carregar um filme. O trailer de “Mr. Poppers Penguins” consegue ser ruim já nesta fase. Isso porque já assume uma história pobre e focaliza apenas nas caretas de Jim Carrey. E, convenhamos, já foi o tempo que as expressões faciais de Carrey são sinônimo de diferencial.
GOOD NEIGHBORS
Primeiro, foco para a péssima narração. Já estava prevendo um “hoje, logo após o Zorra Total, em Supercine”. Mas a culpa não é só da locução. O trailer é um grande esforço para nos fazer pensar que “Good Neighbors” é um thriller padrão.
A premissa não é das piores: três vizinhos de apartamento se aproximam, atraídos por suas aflições referentes à violência. Mas, mal sabem eles, o perigo está dentro do prédio.
Tem tudo para virar um suspense bocó e o trailer dá a entender que este foi o lado escolhido. E, pior, todo mundo já sabe que o personagem de Scott Speedman será o grande vilão ou será o injustiçado que todo mundo vai pensar ser o vilão.
O grande problema de prévias que entregam um suspense padrão é que, no fim das contas, todo mundo sabe o que acontece. E será que alguém vai querer gastar 14 reais com isso?
O ZELADOR ANIMAL
O zelador bonachão e simpático de um zoológico ama seu trabalho. Sua namorada loira e patricinha acha o emprego ridículo e diz que só casará se ele pedir demissão. O zelador resolve atender o pedido da futura esposa. Mas seus amigos acham que ele está prestes a cometer o maior erro da sua vida se abandonar a profissão que ama, e decidem ajudar o zelador a conquistá-la sem ter que sacrificar o emprego. Nesse meio tempo, há uma colega de trabalho bonita, simples e simpática que se importa com ele. Já sabemos que, no fim das contas, ele continuará a trabalhar no zoológico, mostrará que não precisa da namorada loira e patricinha e vai ficar com a bonita, simples e simpática. OK, por que você veria este filme, já que conhece toda a história? A resposta está no trailer:
Os produtores de “O Zelador Animal” esperam que você o assista porque os amigos intrometidos do zelador são os próprios bichos do zoológico. Apenas isso. Afinal, o trailer não é lá muito engraçado e só explora piadas antigas, recontadas milhares de vezes. E, sim, a grande atração é um leão com a voz do Stallone. É o suficiente? Acho que não.