Em “Jack Reacher – O Último Tiro”, Tom Cruise parece ter encontrado a sua próxima franquia, para quando não aguentar mais fazer as peripécias do agente secreto Ethan Hunt, de “Missão: Impossível”.
O ator encarna o detetive e ex-militar Jack Reacher, um sujeito que prefere viver invisível para a sociedade. Metódico, ele consegue enxergar detalhes e pistas que passam despercebidas por peritos criminais — e ainda por cima ele tem agilidade o bastante para escapar de seus algozes em perseguições de carro ou mesmo enfrentá-los mano a mano.
Embora o filme incorra em alguns clichês do gênero, o diretor e roteirista Christopher McQuarrie é habilidoso na condução da história, dispensando o frenesi gratuito para levar a ação num ritmo mais disciplinado.
É um ótimo exemplar do gênero e conta ainda com rara e curiosa participação do cineasta alemão Werner Herzog no elenco, vivendo um dos vilões. ■
[A ideia do Corte Rápido é fazer um comentário simples, seja uma primeira impressão sobre um lançamento, seja uma breve reflexão sobre um filme revisto recentemente.]