Edição extra do nosso Transmissor com os filmes anunciados hoje pela organização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que este ano chega à sua 40ª edição. O site oficial também foi aberto, mas ainda traz poucas informações. Então, vamos direto aos destaques, extraídos diretamente do release que nos foi enviado:
- A edição deste ano presta uma homenagem ao mestre do cinema italiano Marco Bellocchio, que terá 12 títulos em exibição no evento; autor da arte do pôster, diretor viráaSão Paulo para uma Masterclass, além de prestigiar a exibição de BELOS SONHOS, na abertura do evento;
- O diretor americano William Friedkin, que virá a São Paulo ministrar uma Masterclass durante a 40ª Mostra [no dia 22 de outubro, sábado], também será homenageado com o prêmio Leon Cakoff e a exibição de sete títulos, incluindo “O EXORCISTA” e “OPERAÇÃO FRANÇA”, longa que completa 45 anos em 2016;
- Os dois primeiros episódios da série THE YOUNG POPE, dirigida por Paolo Sorrentino, com Jude Law, Diane Keaton, Silvio Orlando e Javier Cámara, terão exibições na 40ª. Mostra;
- A 40ª Mostra apresenta os trabalhos mais recentes de Abbas Kiarostami, Alejandro Jodorowsky, Bahman Gohbadi, Danis Tanovic, Döris Dorrie, Hirokazu Kore-Eda, Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Jia Zhangke, Jim Jarmusch, João Botelho, Paul Verhoeven, Park Chan-wook, Paz Encina entre outros diretores;
- ALBA, de Ana Cristina Barragan; CANÇÃO PARA UM DOLOROSO MISTÉRIO, de Lav Diaz; HEDI, de Mohamed Ben Attia; LAS PLANTAS, Roberto Doveris; LOBO E OVELHA, de Shahrbanoo Sadat, MIMOSAS, de Oliver Laxe; O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI, de Juho Kuosmanen; O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO, de Nate Parker; RADIO DREAMS, de Babak Jalali; e A ATRAÇÃO, Agnieszka Smoczynska são alguns dos títulos premiados, confirmados para esta edição da Mostra;
- FOCO POLÔNIA é um dos destaques da 40ª Mostra, que traz uma retrospectiva de 17 títulos de Andrzej Wajda e a exibição de cópia restaurada de Decálogo, de Krzysztof Kieślowski, além de filmes contemporâneos daquele país;
- Presente em várias edições da Mostra, o mestre Abbas Kiarostami teve uma grande proximidade com o evento, que o homenageia com a exibição de seu último filme, o curta “ME LEVE PRA CASA”, e do documentário “76 MINUTOS E 15 SEGUNDOS COM KIAROSTAMI”, de Seifollah Samadia;
- Pela primeira vez, o encerramento da Mostra será na área externa do Auditório Ibirapuera, com a exibição do clássico “A GENERAL” (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman. A sessão terá acompanhamento da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e será precedida pela premiação do evento;
- Para comemorar os 50 anos de PERSONA, escrito e dirigido por Ingmar Bergman, a 40ª Mostra vai trazer a exposição “POR TRÁS DA MÁSCARA” e realizará debate após a exibição do filme;
- O ator Antonio Pitanga ganha homenagem da 40ª Mostra, ao receber o Prêmio Leon Cakoff e a exibição do documentário PITANGA, de Beto Brant e Camila Pitanga, e dos clássicos BARRAVENTO, de Glauber Rocha (1962), A GRANDE CIDADE, de Cacá Diegues (1964);
- Em comemoração ao centenário de Paulo Emílio Sales Gomes, a Mostra vai apresentar cinco títulos da lista pessoal do crítico, no Vão-Livre do Masp;
- Nicolas Klotz, Bette Gordon, Jeferson De, Lita Stantic, Peter Brosens e Vasco Pimentel formam o júri que decidirá a premiação dos filmes mais votados pelo público da Competição Novos Diretores;
- Evento terá seleção de filmes no interior do estado de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro.
A abertura da 40ª Mostra Internacional de Cinema acontecerá no dia 19 de outubro, para convidados, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. BELOS SONHOS, de Marco Bellocchio, que estreou em Cannes, em maio, terá sua primeira exibição brasileira na abertura da Mostra. Na trama, inspirada no livro autobiográfico “FAI BEI SOGNI“, do jornalista Massimo Gramellini, um homem de meia-idade se vê incapaz de superar a morte da mãe.
O elenco conta com Valerio Mastandrea, Bérénice Bejo, Guido Caprino, Nicolò Cabras e Emmanuelle Devos.
Filmes confirmados
A GAROTA DESCONHECIDA, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (seleção oficial de Cannes); DEPOIS DA TEMPESTADE, de Hirokazu Kore-Eda; DESCONHECIDA, de Joshua Marston; ELLE, de Paul Verhoeven (seleção oficial de Cannes); EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA, de Paz Encina (seleção oficial do Festival de San Sebastián); HER COMPOSITION, de Stephan Littger; MR. PIG, de Diego Luna (seleção oficial Festival de Sundance); O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU, de João Botelho; O IGNORANTE, de Paul Vecchiali (seleção oficial do Festival de Cannes); O PLANO DE MAGGIE, de Rebecca Miller; O REI DOS BELGAS, de Peter Brosens, Jessica Woodworth; O SEGREDO DA CÂMARA ESCURA, de Kiyoshi Kurosawa; POESIA SEM FIM, de Alejandro Jodorowsky; PORTO, de Gabe Klinger; THE YOUNG POPE, de Paolo Sorrentino; UMA BANDEIRA SEM PAÍS, de Bahman Ghobadi (Seleção Oficial do Festival de Sundance); e BEDUÍNO, de Julio Bressane estão entre os confirmados na 40ª. Mostra.
Na lista dos filmes estrangeiros inéditos, confirmados para a edição deste ano, figuram os premiados: A ATRAÇÃO, de Agnieszka Smoczynska – Prêmio Especial do júri em Sundance 2016; THE HANDMAIDEN, de Park Chan-wook – Prêmio Vulcain em Cannes 2016 e indicado para Palma de Ouro e para Queer Palma; ALBA, de Ana Cristina Barragan – Vencedor do Prêmio Lions em Rotterdam 2016; ANIMAIS NOTURNOS, de Tom Ford – Grande Prêmio do júri em Veneza 2016; CANÇÃO PARA UM DOLOROSO MISTÉRIO, de Lav Diaz – Urso de Prata Alfred Bauer em Berlim 2016; HEDI, de Mohamed Ben Attia – Urso de Prata de melhor filme de estreia no Festival de Berlim 2016; LAS PLANTAS, de Roberto Doveris – Urso de Cristal no Festival de Berlim 2016, outorgado pelo júri jovem do evento; LOBO E OVELHA, de Shahrbanoo Sadat – Prêmio da Confederação Internacional dos Cinemas de Arte em Cannes 2016; MIMOSAS, de Oliver Laxe – Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes 2016; MORTE EM SARAJEVO, de Danis Tanovic – Vencedor do Prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim 2016; O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO, de Nate Parker – Grande Prêmio do Júri e Prêmio do Público em Sundance 2016; RADIO DREAMS, de Babak Jalali – Vencedor do Prêmio Tiger no Festival de Rotterdam 2016; SEM DEUS, de Ralitza Petrova – Vencedor do Prêmio Leopardo de Ouro Festival de Locarno 2016, entre outros; e TODAS ESSAS NOITES SEM DORMIR, de Michal Marczak – Vencedor do Prêmio de melhor direção no Festival de Sundance 2016.
A Mostra destaca também as exibições dos curtas “ME LEVE PRA CASA”, de Abbas Kiarostami; “OS HEDONISTAS”, Jia Zhang-ke; e “PAGLIACCI”, de Marco Bellocchio.
Seleção do Oscar
A seleção de filmes também traz, até o momento, nove obras já indicadas por seus respectivos países para concorrerem à vaga do Oscar de melhor filme estrangeiro: AUSTRÁLIA – TANNA, Bentley Dean, Martin Butler; BÓSNIA-HERZEGOVINA – MORTE EM SARAJEVO, Danis Tanovic; FINLÂNDIA – O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI, Juho Kuosmanen; FRANÇA – ELLE, Paul Verhoeven; ISRAEL – TEMPESTADE DE AREIA, Elite Zexer; PALESTINA – O ÍDOLO, Hany Abu-Assad; FILIPINAS – MA’ ROSA, Brillante Ma Mendoza; PORTUGAL – CARTAS DA GUERRA, Ivo Ferreira; e SÉRVIA – DIÁRIO DE UM MAQUINISTA, Milos Radovic.
Foco Polônia
A Mostra vem desenvolvendo nas últimas edições a tradição de trazer para o público um panorama da produção cinematográfica de um país diferente. Nesta 40ª edição, com o apoio do IAM (Instituto Adam Mickiewicz e Polish Film Institute), o recorte escolhido foi a Polônia, com destaque para a homenagem a Andrzej Wajda (que receberá o Prêmio Humanidade), e a exibição da aclamada série cinematográfica O DECÁLOGO, de Krzysztof Kieślowski – sucesso da 13ª Mostra; além de uma seleção de filmes poloneses contemporâneos.
- HOMENAGEM A ANDRZEJ WAJDA
Aos 90 anos, Andrzej Wajda é sinônimo de cinema político polonês desde os anos 1960 e foi um dos primeiros diretores a fazer o cinema polonês se tornar conhecido no resto do mundo. AS SENHORITAS DE WILKO (1979), CINZAS (1965), CINZAS E DIAMANTES (1958), DANTON – O PROCESSO DA REVOLUÇÃO (1982), GERAÇÃO (1954), KANAL (1957), OS INOCENTES CHARMOSOS (1960), TUDO À VENDA (1968), PAISAGEM APÓS A BATALHA (1970), O CASAMENTO (1972), TERRA PROMETIDA (1974), O HOMEM DE MÁRMORE (1976), SEM ANESTESIA (1978), O HOMEM DE FERRO (1981), OS POSSESSOS (1988), WALESA (2013) e WRÓBLEWSKI SEGUNDO WAJDA (2015), são os títulos a serem exibidos na 40ª Mostra.
- O DECÁLOGO
Considerada a obra-prima de Krzysztof Kieślowski, O DECÁLOGO ganha exibição de todos os episódios da série inspirada nos 10 mandamentos bíblicos. As cópias restauradas terão sessões em programas de três ou quatro episódios e também em maratona. Complementam a apresentação especial da série, o Programa de Curtas Kieślowski. O DECÁLOGO foi exibido pela primeira vez no Brasil na 13ª Mostra.
- DEBATE – CINEMA POLONÊS CONTEMPORÂNEO
Como parte do Foco Polônia, ao longo do dia 26 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, haverá exibições de filmes dos diretores Krzysztof Kieslowski e Andrzej Wajda, seguida de debate com o crítico polonês Tadeusz Lubelski.
Homenagem a William Friedkin
Em comemoração aos 45 anos do longa OPERAÇÃO FRANÇA, premiado em 1972 com o Oscar de melhor diretor, e com o Globo de Ouro de Melhor Filme, diretor e ator, o cineasta estado-unidense William Friedkin, é um dos convidados homenageados da 40ª Mostra, com o prêmio Leon Cakoff. Diretor também do clássico de horror O EXORCISTA (1973), William Friedkin fará uma masterclass no Cinearte, no dia 22 de outubro, após a apresentação especial do filme OPERAÇÃO FRANÇA, programado para as 18h.
Na sequência, haverá a exibição especial de O EXORCISTA; o filme, embora seja um dos maiores clássicos de terror do cinema, não foi produzido para ser de gênero e foi o primeiro de terror indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme.
Mais cinco títulos do diretor serão exibidos na 40ª. MOSTRA:
- O COMBOIO DO MEDO (1977)
- PARCEIROS DA NOITE (1980)
- VIVER E MORRER EM LOS ANGELES (1985)
- POSSUÍDOS (2006)
- KILLER JOE – MATADOR DE ALUGUEL (2011)
Apresentações especiais
- BETTE GORDON
A 40ª Mostra, traz a São Paulo a produção independente, feminista, sensível e sutil da cineasta Bette Gordon, nascida nos Estados Unidos em 1950. Pioneira no cinema americano independente dirigiu filmes como VARIETY (1984, exibido na 9ª Mostra), e HANDSOME HARRY (2009), que junto com seu novo filme, O AFOGAMENTO, estão na programação da 40ª. Mostra. A diretora integra o Júri Internacional da 40ª Mostra.
- HOMENAGEM A ANTONIO PITANGA
O ator Antonio Pitanga será homenageado com O Prêmio Leon Cakoff e com a exibição do documentário PITANGA, de Beto Brant e Camila Pitanga. Sessões dos clássicos BARRAVENTO (1962), de Glauber Rocha, e A GRANDE CIDADE (1964), de Cacá Diegues, completam a homenagem ao ator de mais de 60 filmes, que se destacou no Cinema Novo. A entrega do prêmio será feita logo após a exibição do filme no dia 22 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, às 19h.
- HOMENAGEM A JOSÉ CARLOS AVELLAR
Em parceria com o IMS – Instituto Moreira Salles, a Mostra presta homenagem póstuma ao escritor e crítico de cinema José Carlos Avellar, com a exibição dos curtas IMPROVÁVEL ENCONTRO, de Lauro Escorel e O CLIQUE ÚNICO DE ASSIS HORTA, de Jorge Bodanzky. Após a sessão dos filmes, haverá debate com Lauro Escorel e Bárbara Rangel na programação da Semana ABC, dia 24/10 às 20h, na Cinemateca Brasileira. A homenagem se estende com o lançamento do livro “PAI PAÍS, MÃE PÁTRIA”, de José Carlos Avellar.
- VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA
A exibição de cópia restaurada pelo IMS, do documentário VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA, dirigido por Susana de Moraes, homenageia pai e filha. A edição do livro do poeta, O CINEMA DOS MEUS OLHOS, DE VINICIUS DE MORAES, organizada por Carlos Augusto Calil traz novos textos de Vinicius sobre o cinema, seus grandes diretores e as grandes estrelas; o lançamento será no dia 21/10, na Livraria Blooks, logo após a exibição do longa.
- COLEÇÃO ALOYSIO RAULINO
Em parceria com a Cinemateca Brasileira e o CTAv, a 40ª Mostra realiza o lançamento da COLEÇÃO ALOYSIO RAULINO, um box de quatro DVDs que contém todos os curtas dirigidos pelo cineasta e fotógrafo carioca. O lançamento do DVD acontece na Cinemateca Brasileira, no dia 27 de outubro, às 19 horas. Na ocasião, a Mostra exibe o Programa Curtas Raulino, que apresenta a produção completa do diretor nos anos 70: os curtas O PORTO DE SANTOS; O TIGRE E A GAZELA; TEREMOS INFÂNCIA; JARDIM NOVA BAHIA; ARRASTA A BANDEIRA COLORIDA; LACRIMOSA E TARUMÃ, restaurados pela Cinemateca Brasileira.
Seleção latino-americana
Esta edição da Mostra conta com uma seleção de 22 títulos produzidos por países latino-americanos, como Argentina, México, Colômbia, Venezuela e Chile, dos quais oito diretores estreantes foram premiados internacionalmente. Esses e outros países também figuram em outras coproduções, inclusive premiados, como o equatoriano ALBA, de Ana Cristina Barragan, vencedor do Prêmio Lions em Rotterdam 2016 e o chileno LAS PLANTAS, de Roberto Doveris – Urso de Cristal no Festival de Berlim 2016, outorgado pelo júri jovem do evento. A Mostra destaca ainda o recente trabalho do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, com POESIA SEM FIM.
Mostra Brasil
A 40ª Mostra vai exibir 60 títulos brasileiros incluídos nas seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. Os filmes que estão na Perspectiva Internacional são inéditos na cidade de São Paulo, e os que fazem parte da Competição Novos diretores farão sua primeira exibição pública no país, dentro do evento. Os títulos da competição concorrem ao prêmio Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 40ª Mostra. Entretanto, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.
(Lista completa dos títulos brasileiros ao final da página.)
Encerramento
Pela primeira vez, a tradicional projeção ao ar livre que a Mostra realiza anualmente no Parque Ibirapuera será no encerramento do evento, dia 2/11, às 20h, com a exibição da cópia restaurada de “A GENERAL” (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman. A apresentação, que será precedida pela cerimônia de premiação desta edição do evento, fará a estreia mundial da nova trilha sonora do filme, de autoria do maestro americano Robert Israel, que virá ao Brasil para reger a Orquestra Heliópolis.
Ingressos:
VENDAS: De 15/10 a 02/11, das 11h às 21h, na Central da Mostra
Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (em frente ao Cinearte).
PERMANENTES E PACOTES PROMOCIONAIS
Permanente Integral – R$ 460,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apresentação da carteirinha de assinante) – R$ 391,00
Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 107,00
Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 90,95
Pacote de 40 ingressos – R$ 340,00
Pacote de 20 ingressos – R$ 200,00
*O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física.
* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo).
INGRESSOS INDIVIDUAIS
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 18,00 (inteira) / R$ 9,00 (meia).
Sextas, Sábados e Domingos: R$ 22,00 (inteira) / R$ 11,00 (meia).
- Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema.
A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.
VENDAS PELA INTERNET
No site Ingresso.com, o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de três dias a um dia, da sessão.
E agora, a lista completa dos filmes anunciados:
APRESENTAÇÃO ESPECIAL | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO ORIGINAL | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | A BELA QUE DORME | BELLA ADDORMENTATA | Marco Bellocchio | 2012 | ITÁLIA, FRANÇA |
2 | A CHINA ESTÁ PRÓXIMA | LA CINA È VICINA | Marco Bellocchio | 1967 | ITÁLIA |
3 | A GENERAL | THE GENERAL | Clyde Bruckman, Buster Keaton | 1926 | EUA |
4 | A GRANDE CIDADE | A GRANDE CIDADE | Cacá Diegues | 1966 | BRASIL |
5 | A GRANDE ILUSÃO | LA GRANDE ILLUSION | Jean Renoir | 1937 | FRANÇA |
6 | A HORA DA RELIGIÃO | L’ORA DI RELIGIONE (IL SORRISO DI MIA MADRE) | Marco Bellocchio | 2002 | ITÁLIA |
7 | ANIMAIS NOTURNOS | NOCTURNAL ANIMALS | Tom Ford | 2016 | EUA, REINO UNIDO |
8 | ARRASTA A BANDEIRA COLORIDA | ARRASTA A BANDEIRA COLORIDA | Aloysio Raulino, Luna Alkalay | 1970 | BRASIL |
9 | BARRAVENTO | BARRAVENTO | Glauber Rocha | 1961 | BRASIL |
10 | BICKELS [SOCIALISM] | BICKELS [SOCIALISM] | Heinz Emigholz | 2015 | |
11 | BOM DIA, NOITE | BUONGIORNO, NOTTE | Marco Bellocchio | 2003 | ITÁLIA |
12 | DAUNBAILÓ | DOWN BY LAW | Jim Jarmusch | 1986 | EUA |
13 | DE PUNHOS CERRADOS | I PUGNI IN TASCA | Marco Bellocchio | 1965 | ITÁLIA |
14 | DIABO NO CORPO | IL DIAVOLO IN CORPO | Marco Bellocchio | 1986 | ITÁLIA, FRANÇA |
15 | ESTRANHOS NO PARAÍSO | STRANGER THAN PARADISE | Jim Jarmusch | 1984 | EUA, ALEMANHA |
16 | FÉRIAS PERMANENTES | PERMANENT VACATION | Jim Jarmusch | 1980 | EUA |
17 | GENCO, O TERRORISTA | GENCO TERORIST | Esin Tepe | 2016 | TURQUIA, BÉLGICA |
18 | GÓRGONA | GÓRGONA | Pedro Jezler, Fábio Furtado | 2016 | BRASIL |
19 | HANDSOME HARRY | HANDSOME HARRY | Bette Gordon | 2009 | EUA |
20 | IMAGO | IMAGO | Raymund Ribay Gutierrez | 2016 | FILIPINAS |
21 | IMPROVÁVEL ENCONTRO | IMPROVÁVEL ENCONTRO | Lauro Escorel | 2016 | BRASIL |
22 | INTRUSA | LA BALIA | Marco Bellocchio | 1999 | ITÁLIA |
23 | IRMÃS JAMAIS | SORELLE MAI | Marco Bellocchio | 2010 | ITÁLIA |
24 | JARDIM NOVA BAHIA | JARDIM NOVA BAHIA | Aloysio Raulino | 1971 | BRASIL |
25 | KILLER JOE – MATADOR DE ALUGUEL | KILLER JOE | William Friedkin | 2011 | EUA |
26 | LACRIMOSA | LACRIMOSA | Aloysio Raulino, Luna Alkalay | 1970 | BRASIL |
27 | LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA | LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA | Hector Babenco | 1976 | BRASIL |
28 | MATA ATLÂNTICA | MATA ATLÂNTICA | Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval | 2016 | BRASIL, FRANÇA |
29 | ME LEVE PRA CASA | TAKE ME HOME | Abbas Kiarostami | 2016 | IRÃ |
30 | NOITES DE CABÍRIA | LE NOTTI DI CABIRIA | Federico Fellini | 1957 | ITÁLIA, FRANÇA |
31 | O ATALANTE | L’ATALANTE | Jean Vigo | 1934 | FRANÇA |
32 | O BATEDOR DE CARTEIRAS | O BATEDOR DE CARTEIRAS | Aluizio T. de Carvalho | 1958 | BRASIL |
33 | O CLIQUE ÚNICO DE ASSIS HORTA | O CLIQUE ÚNICO DE ASSIS HORTA | Jorge Bodanzky | 2015 | BRASIL |
34 | O COMBOIO DO MEDO | SORCERER | William Friedkin | 1977 | EUA |
35 | O EXORCISTA | THE EXORCIST | William Friedkin | 1973 | EUA |
36 | O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO | THE BIRTH OF A NATION | Nate Parker | 2016 | EUA |
37 | O PAGADOR DE PROMESSAS | O PAGADOR DE PROMESSAS | Anselmo Duarte | 1962 | BRASIL |
38 | O PORTO DE SANTOS | O PORTO DE SANTOS | Aloysio Raulino | 1978 | BRASIL |
39 | O QUARTO HOMEM | DE VIERDE MAN | Paul Verhoeven | 1983 | HOLANDA |
40 | O TIGRE E A GAZELA | O TIGRE E A GAZELA | Aloysio Raulino | 1977 | BRASIL |
41 | OPERAÇÃO FRANÇA | THE FRENCH CONNECTION | William Friedkin | 1971 | EUA |
42 | OS HEDONISTAS | THE HEDONISTS | Jia Zhang-ke | 2016 | CHINA |
43 | PARCEIROS DA NOITE | CRUISING | William Friedkin | 1980 | EUA, ALEMANHA |
44 | PERSONA | PERSONA | Ingmar Bergman | 1966 | SUÉCIA |
45 | POSSUÍDOS | BUG | William Friedkin | 2006 | EUA |
46 | SANGUE DO MEU SANGUE | SANGUE DEL MIO SANGUE | Marco Bellocchio | 2015 | ITÁLIA, FRANÇA, SUÍÇA |
47 | SEXTA-FEIRA 13 | VENDREDI 13 | Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval | 2016 | FRANÇA |
48 | TARUMÃ | TARUMÃ | Aloysio Raulino,Guilherme Lisboa,Mario Kuperman,Romeu Quinto | 1975 | BRASIL |
49 | TEREMOS INFÂNCIA | TEREMOS INFÂNCIA | Aloysio Raulino | 1974 | BRASIL |
50 | THE YOUNG POPE | THE YOUNG POPE | Paolo Sorrentino | 2016 | ITÁLIA, REINO UNIDO, ALEMANHA, IRLANDA, ÁUSTRIA |
51 | Um Homem a Mais | L’UOMO IN PIÙ | Paolo Sorrentino | 2001 | ITÁLIA |
52 | VARIETY | VARIETY | Bette Gordon | 1983 | EUA |
53 | VENCER | VINCERE | Marco Bellocchio | 2009 | ITÁLIA |
54 | VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA | VINICIUS DE MORAES, UM RAPAZ DE FAMÍLIA | Susana Moraes | 1983 | BRASIL |
55 | VIVER E MORRER EM LOS ANGELES | TO LIVE AND DIE IN L.A. | William Friedkin | 1985 | EUA |
COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO INGLÊS | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | 24 SEMANAS | 24 WOCHEN | Anne Zohra Berrached | 2016 | ALEMANHA |
2 | 5 MULHERES | 5 FRAUEN | Olaf Kraemer | 2016 | ALEMANHA |
3 | A Atração | CÓRKI DANCINGU | Agnieszka Smoczynska | 2015 | POLÔNIA |
4 | A BOA ESPOSA | DOBRA ZENA | Mirjana Karanovic | 2016 | SÉRVIA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, CROÁCIA |
5 | A CAUSA E A SOMBRA | A Causa e a Sombra | Tiago Afonso | 2015 | PORTUGAL |
6 | A HISTÓRIA INATINGÍVEL | THE UNATTAINABLE STORY | Emilia Ferreira | 2016 | EUA |
7 | A MENINA SEM MÃOS | LA JEUNE FILLE SANS MAINS | Sébastien Laudenbach | 2016 | FRANÇA |
8 | A ÚLTIMA FAMÍLIA | OSTATNIA RODZINA | Jan P. Matuszynski | 2016 | POLÔNIA |
9 | ALBA | ALBA | Ana Cristina Barragan | 2016 | EQUADOR, MÉXICO, GRÉCIA |
10 | ALOYS | ALOYS | Tobias Nölle | 2016 | SUÍÇA, FRANÇA |
11 | AMOR E OUTRAS CATÁSTROFES | Kærlighed og andre Katastrofer | Sofie Stougaard | 2016 | DINAMARCA |
12 | ARANHA VERMELHA | Czerwony pajak | Marcin Koszalka | 2015 | POLÔNIA, REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA |
13 | ARLETTE. A CORAGEM É UM MÚSCULO | ARLETTE. MUT IST EIN MUSKEL. | Florian Hoffmann | 2015 | SUÍÇA, ALEMANHA |
14 | AS ASAS DO MEU PAI | BABAMIN KANATLARI | Kivanc Sezer | 2016 | TURQUIA |
15 | AS RUAS | LAS CALLES | María Aparicio | 2016 | ARGENTINA |
16 | ASCENT | ASCENT | Fiona Tan | 2016 | HOLANDA, JAPÃO |
17 | ATRAVÉS DO MURO | LAAVOR ET HAKIR | Rama Burshtein | 2016 | ISRAEL |
18 | AXÉ: CANTO DO POVO DE UM LUGAR | Axé: Canto do Povo de um Lugar | Chico Kertész | 2016 | BRASIL |
19 | BENCH CINEMA | Cinema Nimkat | Mohammad Rahmanian | 2016 | IRÃ |
20 | BURDEN | BURDEN | Timothy Marrinan, Richard Dewey | 2016 | EUA |
21 | CAMERAPERSON | Cameraperson | Kirsten Johnson | 2016 | EUA |
22 | CANTANDO EM CEMITÉRIOS | SINGING IN GRAVEYARDS | Bradley Liew | 2016 | MALÁSIA, FILIPINAS |
23 | Capoeira, um passo a dois | Capoeira, um passo a dois | Jorge Itapuã | 2016 | BRASIL |
24 | COMA | COMA | Sara Fattahi | 2015 | SÍRIA, LÍBANO |
25 | Como Me Apaixonei Por Eva Ras | Kako Sam Se Zaljubio U Evu Ras | André Gil Mata | 2016 | PORTUGAL, BÓSNIA-HERZEGOVINA |
26 | DAVID LYNCH: A VIDA DE UM ARTISTA | DAVID LYNCH: THE ART LIFE | Rick Barnes, Jon Nguyen, Olivia Neergaard-Holm | 2016 | EUA |
27 | DEPOIS DO AMOR | AFTERLOV | Stergios Paschos | 2016 | GRÉCIA |
28 | DOIS BILHETES DE LOTERIA | DOUÃ LOZURI | Paul Negoescu | 2016 | ROMÊNIA, ESPANHA |
29 | DOLORES | DOLORES | Michael Rösel | 2016 | ALEMANHA |
30 | EDERLY | EDERLY | Piotr Dumala | 2015 | POLÔNIA |
31 | EL AMPARO | EL AMPARO | Rober Calzadilla | 2016 | VENEZUELA |
32 | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | Carlos Leiva | 2016 | CHILE |
33 | ELDORADO XXI | ELDORADO XXI | Salomé Lamas | 2016 | PORTUGAL, FRANCE |
34 | EM OUTRO MOMENTO | ZAMANI DIGAR | Nahid Hassanzadeh | 2016 | IRÃ |
35 | ENCARANDO MEU PRATO | NE GLEDAJ MI U PIJAT | Hana Jusic | 2016 | CROÁCIA |
36 | EU, OLGA HEPNAROVÁ | JÁ, OLGA HEPNAROVÁ | Petr Kazda, Tomás Weinreb | 2016 | REPÚBLICA TCHECA, POLÔNIA, ESLOVÁQUIA, FRANÇA |
37 | EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA | EJERCICIOS DE MEMORIA | Paz Encina | 2016 | ARGENTINA, PARAGUAI, FRANÇA, ALEMANHA |
38 | Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer | Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer | Thiago Luciano | 2016 | BRASIL |
39 | FUTURO PERFEITO | EL FUTURO PERFECTO | Nele Wohlatz | 2016 | ARGENTINA |
40 | GURUMBÉ. CANÇÕES DE SUA MEMÓRIA NEGRA | GURUMBÉ. CANCIONES DE TU MEMORIA NEGRA | Miguel Ángel Rosales | 2016 | ESPANHA |
41 | HAYMATLOZ – EXÍLIO NA TURQUIA | HAYMATLOZ – EXIL IN DER TÜRKEI | Eren Osnoz | 2016 | ALEMANHA |
42 | HEARTSTONE | HJARTASTEINN | Gudmundur Arnar Gudmundsson | 2016 | DINAMARCA, ISLÂNDIA |
43 | HEDI | INHEBBEK HEDI | Mohamed Ben Attia | 2016 | TUNÍSIA, BÉLGICA, FRANÇA |
44 | HER COMPOSITION | HER COMPOSITION | Stephan Littger | 2015 | EUA, ALEMANHA |
45 | HRISTO | HRISTO | Grigor Lefterov, Todor Matsanov | 2016 | BULGÁRIA, ITÁLIA |
46 | IL SOLENGO | IL SOLENGO | Matteo Zoppis, Alessio Rigo de Righi | 2015 | ITÁLIA, ARGENTINA |
47 | IN THE BLOOD | I BLODET | Rasmus Heisterberg | 2016 | DINAMARCA |
48 | IRA | Ira | Jota Aronak | 2015 | ESPANHA |
49 | ISSO QUE CHAMAM AMOR | ESO QUE LLAMAN AMOR | Carlos César Arbeláez | 2016 | COLÔMBIA |
50 | JÁ NÃO É MAIS NOSSA CASA | No Longer Our Homeland | Kristof Gerega | 2016 | ALEMANHA, POLÔNIA |
51 | LA CIÉNAGA ENTRE EL MAR Y LA TIERRA | La Ciénaga entre el Mar y la Tierra | Carlos del Castillo | 2016 | COLÔMBIA |
52 | LIVE CARGO | LIVE CARGO | Logan Sandler | 2016 | BAHAMAS, EUA |
53 | LOBO E OVELHA | WOLF AND SHEEP | Shahrbanoo Sadat | 2016 | DINAMARCA, FRANÇA, SUÉCIA, AFEGANISTÃO |
54 | MAAT | MAAT | Saba Kazemi | 2016 | IRÃ |
55 | MAMÁ | MAMÁ | Philippe van Hissenhoven | 2015 | COLÔMBIA |
56 | MAÑANA A ESTA HORA | Mañana a esta hora | Lina Rodriguez | 2016 | COLÔMBIA, CANADÁ |
57 | MAQUINARIA PANAMERICANA | MAQUINARIA PANAMERICANA | Joaquín del Paso | 2016 | MÉXICO |
58 | MERCADO DE CAPITAIS | EQUITY (Mercado de Capitais) | Meera Menon | 2016 | EUA |
59 | MERCENARY | Mercenaire | Sacha Wolff | 2016 | FRANÇA |
60 | METEOR STREET | METEORSTRASSE | Aline Fischer | 2016 | ALEMANHA |
61 | MIMOSAS | MIMOSAS | Oliver Laxe | 2016 | MARROCOS, ESPANHA, FRANÇA, CATAR |
62 | Muito Romântico | MUITO ROMÂNTICO | Melissa Dullius, Gustavo Jahn | 2016 | BRASIL |
63 | NASCIMENTO | Nacimiento | Martín Mejía | 2015 | COLÔMBIA |
64 | NUNCA VAS A ESTAR SOLO | Nunca vas a estar solo | Alex Anwandter | 2016 | CHILE |
65 | O ANJO FERIDO | RANENYY ANGEL | Emir Baigazin | 2016 | CAZAQUISTÃO, FRANÇA, ALEMANHA |
66 | O DIA MAIS FELIZ DA VIDA DE OLLI MÄKI | HYMYILEVÄ MIES | Juho Kuosmanen | 2016 | FINLÂNDIA |
67 | O FRANCESITO, UM DOCUMENTÁRIO (IM)POSSÍVEL SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | EL FRANCESITO UN DOCUMENTAL (IM) POSIBLE SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | Miguel Luis Kohan | 2016 | ARGENTINA |
68 | O FUTURO DA HISTÓRIA | HISTORY’S FUTURE | Fiona Tan | 2016 | HOLANDA |
69 | O QUE RESTOU DA MINHA VIDA | DIE RESTE MEINES LEBENS | Jens Wischnewski | 2016 | ALEMANHA |
70 | O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS AMARGURAS | O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras | Petrônio de Lorena | 2016 | BRASIL |
71 | O SONHADOR | EL SOÑADOR | Adrián Saba | 2016 | PERU, FRANÇA |
72 | O SONHO DE MARA’AKAME | El Sueño del Mara’akame | Federico Cecchetti | 2016 | MÉXICO |
73 | O VIOLINISTA | THE VIOLIN PLAYER | Bauddhayan Mukherji | 2016 | ÍNDIA |
74 | OLHANDO PRAS ESTRELAS | Olhando pras Estrelas | Alexandre Peralta | 2016 | BRASIL, EUA, NICARÁGUA |
75 | ONDAS | FALE | Grzegorz Zariczny | 2016 | POLÔNIA |
76 | ONDE ESTÁ ROCKY II? | WHERE IS ROCKY II? | Pierre Bismuth | 2016 | FRANÇA, ALEMANHA, BÉLGICA, ITÁLIA |
77 | OS DECENTES | LOS DECENTES | Lukas Valenta Rinner | 2016 | ÁUSTRIA, CORÉIA DO SUL, ARGENTINA |
78 | OSCURO ANIMAL | OSCURO ANIMAL | Felipe Guerrero | 2016 | COLÔMBIA, ARGENTINA, HOLANDA, ALEMANHA, GRÉCIA |
79 | Porto | Porto | Gabe Klinger | 2016 | EUA, FRANÇA, PORTUGAL |
80 | PROFUNDIDADE DOIS | DUBINA DVA | Ognjen Glavonic | 2016 | SÉRVIA, FRANÇA |
81 | QUARTA-FEIRA | CHAHARSHANBEH | Soroush Mohamadzadeh | 2016 | IRÃ |
82 | QUESTÕES PESSOAIS | OMOR SHAKHSIYA | Maha Haj | 2016 | ISRAEL |
83 | RADIO DREAMS | RADIO DREAMS | Babak Jalali | 2016 | EUA, IRÃ |
84 | RAVING IRAN | Raving Iran | Susanne Regina Meures | 2016 | SUÍÇA |
85 | SAMI BLOOD | Sameblod | Amanda Kernell | 2016 | SUÉCIA |
86 | SEM DEUS | BEZBOG | Ralitza Petrova | 2016 | BULGÁRIA, DINAMARCA, FRANÇA |
87 | SHOT! O MANTRA PSICO-ESPIRITUAL DO ROCK | SHOT! The Psycho-Spiritual Mantra of Rock | Barney Clay | 2016 | EUA, REINO UNIDO |
88 | SOMOS TODOS ESTRANGEIROS | SOMOS TODOS ESTRANGEIROS | Germano Pereira | 2016 | BRASIL, SÍRIA |
89 | SONAR | SONAR | Jean-Philippe Martin | 2016 | BÉLGICA, FRANÇA |
90 | TEMPESTADE DE AREIA | SUFAT CHOL | Elite Zexer | 2016 | ISRAEL |
91 | TEMPO | Tempo | Manuel Valcárcel | 2016 | ESPANHA |
92 | THE STOPOVER | VOIR DU PAYS | Delphine Coulin, Muriel Coulin | 2016 | FRANÇA, GRÉCIA |
93 | TRAMONTANE | TRAMONTANE | Vatche Boulghourjian | 2016 | LÍBANO, FRANÇA |
94 | Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício | Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício | Francis Vale | 2016 | BRASIL |
95 | UM CASAMENTO | UM CASAMENTO | Mônica Simões | 2016 | BRASIL |
96 | UM HOMEM INSIGNIFICANTE | AN INSIGNIFICANT MAN | Khushboo Ranka, Vinay Shukla | 2016 | ÍNDIA |
97 | UMA CASA EM NINH HOA | Ein Haus in Ninh Hoa | Philip Widmann | 2016 | ALEMANHA |
98 | UMA CASA NA RUA 41 | Khaneyee Dar Khiyaban-e Chehelo Yekom | Hamid Reza Ghorbani | 2016 | IRÃ |
99 | YOHJI YAMAMOTO | DRESSMAKER | Yohji Yamamoto | Dressmaker | Ngo The Chau | 2016 | ALEMANHA |
100 | ZOOLOGY | ZOOLOGIYA | Ivan I. Tverdovsky | 2016 | RÚSSIA, FRANÇA, ALEMANHA |
PERSPECTIVA INTERNACIONAL | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO INGLÊS | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | #MINHAFUGA | #MYESCAPE | Elke Sasse | 2015 | ALEMANHA |
2 | 13 MINUTOS | ELSER | Oliver Hirschbiegel | 2015 | ALEMANHA |
3 | 76 MINUTOS E 15 SEGUNDOS COM KIAROSTAMI | 76 DAGHIEGHEH VA 15 SANIEH BA ABBAS KIAROSTAMI | Seifollah Samadian | 2016 | IRÃ |
4 | A CIDADE DO FUTURO | A Cidade do Futuro | Cláudio Marques, Marília Hughes | 2016 | BRASIL |
5 | A DRAGON ARRIVES! | EJHDEHA VARED MISHAVAD! | Mani Haghighi | 2016 | IRÃ |
6 | A FAMÍLIA | JIA | Shumin Liu | 2015 | CHINA, AUSTRÁLIA |
7 | A GAROTA DESCONHECIDA | LA FILLE INCONNUE | Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne | 2016 | FRANÇA, BÉLGICA |
8 | A GLÓRIA E A GRAÇA | A GLÓRIA E A GRAÇA | Flávio Ramos Tambellini | 2016 | BRASIL |
9 | A LUTA DO SÉCULO | A Luta do Século | Sérgio Machado | 2016 | BRASIL |
10 | A REDE | Geumul | Kim Ki-duk | 2016 | CORÉIA DO SUL |
11 | A REPARTIÇÃO DO TEMPO | A REPARTIÇÃO DO TEMPO | Santiago Dellape | 2016 | BRASIL |
12 | A VIDA NA FRONTEIRA | LIFE ON THE BORDER | Mahmod Ahmad, Ronahi Ezaddin, Sami Hossein, +7 | 2015 | IRAQUE, SÍRIA |
13 | FRAGMENTOS DO PARAÍSO | FRAGMENTS DU PARADIS | Stéphane Goël | 2015 | SUÍÇA |
14 | ANTES O TEMPO NÃO ACABAVA | ANTES O TEMPO NÃO ACABAVA | Sérgio Andrade, Fábio Baldo | 2016 | BRASIL, ALEMANHA |
15 | BABY BUMP | BABY BUMP | Kuba Czekaj | 2015 | POLÔNIA |
16 | BANCO IMOBILIÁRIO | Banco Imobiliário | Miguel Antunes Ramos | 2015 | BRASIL |
17 | BEDUINO | BEDUINO | Júlio Bressane | 2016 | BRASIL |
18 | BELOS SONHOS | FAI BEI SOGNI (Belos Sonhos) | Marco Bellocchio | 2016 | ITÁLIA, FRANÇA |
19 | BLANKA | Blanka | Kohki Hasei | 2015 | ITÁLIA, FILIPINAS, JAPÃO |
20 | CAFÉ | CAFFè | Cristiano Bortone | 2015 | ITÁLIA, BÉLGICA, CHINA |
21 | CANASTRA SUJA | Canastra Suja | Caio Sóh | 2016 | BRASIL |
22 | Canção da volta | Canção da volta | Gustavo Rosa de Moura | 2016 | BRASIL |
23 | CANÇÃO DE LUGAR NENHUM | NO LAND’S SONG | Ayat Najafi | 2014 | FRANÇA, ALEMANHA, IRÃ |
24 | CANÇÃO PARA UM DOLOROSO MISTÉRIO | HELE SA HIWAGANG HAPIS | Lav Diaz | 2016 | FILIPINAS, SINGAPURA |
25 | CARTAS DA GUERRA | CARTAS DA GUERRA | Ivo Ferreira | 2016 | PORTUGAL |
26 | Cinema Novo | Cinema Novo | Eryk Rocha | 2016 | BRASIL |
27 | CONSPIRAÇÃO DA FÉ | FLASKEPOST FRA P | Hans Petter Moland | 2016 | DINAMARCA |
28 | CORAÇÕES CICATRIZADOS | INIMI CICATRIZATE | Radu Jude | 2016 | ROMÊNIA, ALEMANHA |
29 | CORRESPONDÊNCIAS | CORRESPONDÊNCIAS | Rita Azevedo Gomes | 2016 | PORTUGAL |
30 | CURUMIM | CURUMIM | Marcos Prado | 2016 | BRASIL |
31 | DEIXA NA RÉGUA | DEIXA NA RÉGUA | Emílio Domingos | 2016 | BRASIL |
32 | DEPOIS DA TEMPESTADE | UMI YORI MO MADA FUKAKU | Hirokazu Koreeda | 2016 | JAPÃO |
33 | DESCONHECIDA | COMPLETE UNKNOWN (Desconhecida) | Joshua Marston | 2016 | EUA |
34 | Deserto | Deserto | Guilherme Weber | 2016 | BRASIL |
35 | DIÁRIO DE UM MAQUINISTA | DNEVNIK MAŠINOVO?E | Milos Radovic | 2016 | SÉRVIA, CROÁCIA |
36 | DIVINAS DIVAS | DIVINAS DIVAS | Leandra Leal | 2016 | BRASIL |
37 | DON JUAN | Don Juan | Jerzy Sladkowski | 2015 | SUÉCIA, FINLÂNDIA |
38 | EL OLIVO | EL OLIVO | Iciar Bollain | 2016 | ESPANHA |
39 | ELLE | ELLE | Paul Verhoeven | 2016 | FRANÇA, ALEMANHA |
40 | ELON NÃO ACREDITA NA MORTE | ELON NÃO ACREDITA NA MORTE | Ricardo Alves Jr. | 2016 | BRASIL, ARGENTINA |
41 | EM NOME DA HONRA | IN THE NAME OF HONOR | Pawel Gula | 2015 | POLÔNIA, EUA, ÍNDIA, JORDÂNIA, PALESTINA |
42 | ENTÃO MORRI | ENTÃO MORRI | Bia Lessa, Dany Roland | 2016 | BRASIL |
43 | Era o Hotel Cambridge | Era o Hotel Cambridge | Eliane Caffé | 2016 | BRASIL, FRANÇA |
44 | ESTADOS UNIDOS PELO AMOR | ZJEDNOCZONE STANY MILOSCI | Tomasz Wasilewski | 2016 | POLÔNIA, SUÉCIA |
45 | EXODUS – DE ONDE EU VIM NÃO EXISTE MAIS | EXODUS – DE ONDE EU VIM NÃO EXISTE MAIS | Hank Levine | 2016 | BRASIL, ALEMANHA |
46 | FUKUSHIMA, MON AMOUR | GRÜSSE AUS FUKUSHIMA | Doris Dörrie | 2016 | ALEMANHA |
47 | GAGA – O AMOR PELA DANÇA | MR. GAGA | Tomer Heymann | 2015 | ISRAEL, SUÉCIA, ALEMANHA, HOLANDA |
48 | GHASHANG & FARANG | GHASHANG VA FARANG | Vahid Mousaaian | 2016 | IRÃ |
49 | GIRL ASLEEP | GIRL ASLEEP | Rosemary Myers | 2015 | AUSTRÁLIA |
50 | GLORY | Slava | Kristina Grozeva, Petar Valchanov | 2016 | BULGÁRIA, GRÉCIA |
51 | GREATER THINGS | GREATER THINGS | Vahid Hakimzadeh | 2015 | REINO UNIDO, JAPÃO |
52 | GUERRA DO PARAGUAY | GUERRA DO PARAGUAY | Luiz Rosemberg Filho | 2016 | BRASIL |
53 | HEE | HEE | Kaori Momoi | 2016 | JAPÃO |
54 | ILEGÍTIMO | ILEGITIM | Adrian Sitaru | 2016 | ROMÊNIA, POLÔNIA, FRANÇA |
55 | INTERRUPÇÃO | Interruption | Yorgos Zois | 2015 | GRÉCIA, FRANÇA, CROÁCIA |
56 | INVASÃO ZUMBI | Busanhaeng | Yeon Sang-ho | 2016 | CORÉIA DO SUL |
57 | IRMANDADE | KAPATIRAN | Pepe Diokno | 2015 | FILIPINAS |
58 | JUNCTION 48 | JUNCTION 48 | Udi Aloni | 2016 | ISRAEL, ALEMANHA, EUA |
59 | JUNTOS HOJE, AMANHÃ TAMBÉM – FILME PARTICIPATIVO | OGGI INSIEME DOMANI ANCHE – FILM PARTECIPATO | Antonietta de Lillo | 2015 | ITÁLIA |
60 | Klezmer | Klezmer | Piotr Chrzan | 2015 | POLÔNIA |
61 | LA MADRE | LA MADRE | Alberto Morais | 2016 | ESPANHA, ROMÊNIA |
62 | La Vingança | La Vingança | Fernando Fraiha | 2016 | BRASIL, ARGENTINA |
63 | LANTOURI | LANTOURI | Reza Dormishian | 2016 | IRÃ |
64 | LAS PLANTAS | Las Plantas | Roberto Doveris | 2015 | CHILE |
65 | LESTE OESTE | LESTE OESTE | Rodrigo Grota | 2016 | BRASIL |
66 | MA’ ROSA | MA’ ROSA | Brillante Ma Mendoza | 2016 | FILIPINAS |
67 | Maresia | Maresia | Marcos Guttmann | 2015 | BRASIL |
68 | MARGUERITE E JULIEN | MARGUERITE ET JULIEN | Valérie Donzelli | 2015 | FRANÇA |
69 | MARIE E OS NÁUFRAGOS | MARIE ET LES NAUFRAGES | Sébastien Betbeder | 2016 | FRANÇA |
70 | Martírio | Martírio | Vincent Carelli | 2016 | BRASIL |
71 | MEUS IRMÃOS E IRMÃS DO NORTE | Meine Brüder und Schwestern im Norden | Sung-Hyung Cho | 2016 | ALEMANHA |
72 | MIFUNE: O ÚLTIMO SAMURAI | MIFUNE: THE LAST SAMURAI | Steven Okazaki | 2015 | JAPÃO |
73 | MORTE EM SARAJEVO | SMRT U SARAJEVU | Danis Tanovic | 2016 | BÓSNIA-HERZEGOVINA, FRANÇA |
74 | MR. PIG | MR. PIG | Diego Luna | 2016 | MÉXICO |
75 | MULHER DO PAI | MULHER DO PAI | Cristiane Oliveira | 2015 | BRASIL, URUGUAI |
76 | NEWS FROM PLANET MARS | DES NOUVELLES DE LA PLANÈTE MARS | Dominik Moll | 2016 | FRANÇA, BÉLGICA |
77 | NO VAZIO DA NOITE | No Vazio da Noite | Cristiano Burlan | 2016 | BRASIL |
78 | NOITE DE CELEBRAÇÃO | NOC WALPURGI | Marcin Bortkiewicz | 2015 | POLÔNIA |
79 | O AFOGAMENTO | THE DROWNING | Bette Gordon | 2016 | EUA |
80 | O AMOR É MAIS PROFUNDO DO QUE A ÁGUA | LOVE IS THICKER THAN WATER | Emily Harris, Ate de Jong | 2016 | REINO UNIDO |
81 | O CAMINHO PARA ISTAMBUL | La route d’Istanbul | Rachid Bouchareb | 2016 | ARGÉLIA, FRANÇA, BÉLGICA |
82 | O CAMINHO PARA MANDALAY | THE ROAD TO MANDALAY | Midi Z | 2016 | TAIWAN, FRANÇA, ALEMANHA, MYANMAR |
83 | O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU | O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU | João Botelho | 2016 | PORTUGAL |
84 | O ESPECTADOR ESPANTADO (3 D) | O ESPECTADOR ESPANTADO (3 D) | Edgar Pêra | 2016 | PORTUGAL |
85 | O ESTUDANTE | Uchenik | Kirill Serebrennikov | 2016 | RÚSSIA |
86 | O HOMEM BRUXA | O HOMEM BRUXA | Caio Carvalho | 2016 | BRASIL |
87 | O ÍDOLO | YA TAYR EL TAYER | Hany Abu-Assad | 2015 | REINO UNIDO, PALESTINA, CATAR, HOLANDA, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS |
88 | O IGNORANTE | LE CANCRE | Paul Vecchiali | 2016 | FRANÇA |
89 | O INCRÍVEL REINO DE PAPA ALAEV | The Wonderful Kingdom of Papa Alaev | Tal Barda e Noam Pinchas | 2016 | ISRAEL |
90 | O Jabuti e a Anta | O Jabuti e a Anta | Eliza Capai | 2016 | BRASIL |
91 | O PLANO DE MAGGIE | MAGGIE’S PLAN | Rebecca Miller | 2015 | EUA |
92 | O REI DAVE | KING DAVE | Daniel Grou | 2016 | CANADÁ |
93 | O REI DOS BELGAS | KING OF THE BELGIANS | Peter Brosens,Jessica Woodworth | 2016 | BÉLGICA, HOLANDA, BULGÁRIA |
94 | O RITUAL DE CASAMENTO | zhangak tal | Yerlan Nurmukhambetov | 2015 | CAZAQUISTÃO |
95 | O SEGREDO DA CÂMARA ESCURA | LE SECRET DE LA CHAMBRE NOIRE | Kiyoshi Kurosawa | 2016 | FRANÇA, JAPÃO, BÉLGICA |
96 | O SOL, O SOL ME CEGOU | Slonce, to slonce mnie oslepilo | Anka Sasnal, Wilhelm Sasnal | 2016 | POLÔNIA, SUÍÇA |
97 | O SONHO DA ÁGUA | Khab Ab | Farhad Mehran Far | 2016 | IRÃ |
98 | O ÚLTIMO TRAGO | O ÚLTIMO TRAGO | Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti | 2016 | BRASIL |
99 | O ÚLTIMO VAGÃO | Das Letzte Abteil | Andreas Schaap | 2016 | ALEMANHA |
100 | OGRES | LES OGRES | Léa Fehner | 2015 | FRANÇA |
101 | OLHAR INSTIGADO | OLHAR INSTIGADO | Chico Gomes, Felipe Lion | 2015 | BRASIL |
102 | OS DEMÔNIOS | LES DÉMONS | Philippe Lesage | 2015 | CANADÁ |
103 | PANO DE LIMPEZA | TOZ BEZI | Ahu Öztürk | 2015 | TURQUIA, ALEMANHA |
104 | PARA ONDE, SENHORA? | Where to, Miss? | Manuela Bastian | 2015 | ALEMANHA, ÍNDIA |
105 | PATERSON | PATERSON | Jim Jarmusch | 2016 | EUA |
106 | PAULA | PAULA | Christian Schwochow | 2016 | ALEMANHA |
107 | PERDA DE MEMÓRIA | SHORT TERM MEMORY LOSS | Andreas Arnstedt | 2015 | ALEMANHA |
108 | PITANGA | PITANGA | Beto Brant, Camila Pitanga | 2015 | BRASIL |
109 | POESIA SEM FIM | Poesia sin fin | Alejandro Jodorowsky | 2016 | FRANÇA, CHILE |
110 | QUANDO O DIA CHEGAR | DER KOMMER EN DAG | Jesper W. Nielsen | 2016 | DINAMARCA |
111 | Redemoinho | Redemoinho | José Luiz Villamarim | 2016 | BRASIL |
112 | SANGUE E GLÓRIA | Modder en Bloed | Sean Else | 2016 | ÁFRICA DO SUL |
113 | SÃO JORGE | SÃO JORGE | Marco Martins | 2016 | PORTUGAL, FRANÇA |
114 | SEXO PREGAÇÕES E POLÍTICA | Sexo Pregações e Política | Aude Chevalier-Beaumel, Michael Gimenez | 2016 | BRASIL |
115 | SOLSTÍCIO DE VERÃO | LETNIE PRZESILENIE | Michal Rogalski | 2015 | POLÔNIA, ALEMANHA |
116 | SOPHIE E O SOL NASCENTE | SOPHIE AND THE RISING SUN | Maggie Greenwald | 2016 | EUA |
117 | SOY NERO | SOY NERO | Rafi Pitts | 2016 | ALEMANHA, FRANÇA, MÉXICO |
118 | SYMPTOM | SYMPTOMA | Angelos Frantzis | 2015 | GRÉCIA |
119 | TANNA | Tanna | Bentley Dean, Martin Butler | 2015 | AUSTRÁLIA, VANUATU, NAUVHAL |
120 | TEMPESTADE | TEMPÊTE | Samuel Collardey | 2015 | |
121 | THARLO | THARLO | Pema Tseden | 2015 | CHINA |
122 | THE FITS | THE FITS | Bette Gordonrebec | 2015 | EUA |
123 | THE HANDMAIDEN | AH-GA-SSI | Park Chan-wook | 2016 | CORÉIA DO SUL |
124 | The Salesman | Forushande | Asghar Farhadi | 2016 | IRÃ, FRANÇA |
125 | TODAS ESSAS NOITES SEM DORMIR | WSZYSTKIE NIEPRZESPANE NOCE | Michal Marczak | 2016 | POLÔNIA, REINO UNIDO |
126 | Treblinka | Treblinka | Sérgio Tréfaut | 2016 | PORTUGAL |
127 | UM AUTÊNTICO VERMEER | EEN ECHTE VERMEER | Rudolf van den Berg | 2016 | HOLANDA, FRANÇA |
128 | UM DIA PERFEITO PARA VOAR | UN DIA PERFECTO PARA VOLAR | Marc Recha | 2015 | ESPANHA |
129 | UM ESTADO DE LIBERDADE | FREE STATE OF JONES | Gary Ross | 2016 | EUA |
130 | UM OUTONO SEM BERLIM | UN OTOÑO SIN BERLIN | Lara Izaguirre | 2015 | ESPANHA |
131 | UMA BANDEIRA SEM PAÍS | A FLAG WITHOUT A COUNTRY | Bahman Ghobadi | 2015 | IRAQUE |
132 | VERMELHO RUSSO | VERMELHO RUSSO | Charly Braun | 2016 | BRASIL, RÚSSIA |
133 | VINTE ANOS | VINTE ANOS | Alice de Andrade | 2016 | BRASIL, COSTA RICA |
134 | ZERO DAYS | ZERO DAYS | Alex Gibney | 2016 | EUA |
RETROSPECTIVA | |||||
TITULO PORTUGUÊS | TITULO INGLÊS | DIRETOR | ANO | PAISES | |
1 | AS SENHORITAS DE WILKO | THE MAIDS OF WILKO | Andrzej Wajda | 1979 | POLÔNIA, FRANÇA |
2 | CABEÇAS QUE FALAM | TALKING HEADS | Krzysztof Kieslowski | 1980 | POLÔNIA |
3 | CINZAS | THE ASHES | Andrzej Wajda | 1965 | POLÔNIA |
4 | CINZAS E DIAMANTES | ASHES AND DIAMONDS | Andrzej Wajda | 1958 | POLÔNIA |
5 | CURRICULUM VITAE | CURRICULUM VITAE | Krzysztof Kieslowski | 1975 | POLÔNIA |
6 | DA CIDADE DE LODZ | FROM THE CITY OF LODZ | Krzysztof Kieslowski | 1969 | POLÔNIA |
7 | DANTON – O PROCESSO DA REVOLUÇÃO | DANTON | Andrzej Wajda | 1982 | FRANÇA, POLÔNIA |
8 | DECÁLOGO I | DECALOGUE I: I AM THE LORD THY GOD | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
9 | DECÁLOGO II | DECALOGUE II: THOU SHALT NOT TAKE THE NAME OF THY LORD GOD IN VAIN | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
10 | DECÁLOGO III | DECALOGUE III: HONOR THE SABBATH DAY | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
11 | DECÁLOGO IV | DECALOGUE IV: HONOR THY FATHER AND THY MOTHER | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
12 | DECÁLOGO IX | DECALOGUE IX: THOU SHALT NOT COVET THY NEIGHBOR’S WIFE | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
13 | DECÁLOGO V | DECALOGUE V: THOU SHALT NOT KILL | Krzysztof Kieslowski | 1988 | |
14 | DECÁLOGO VI | DECALOGUE VI: THOU SHALT NOT COMMIT ADULTERY | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
15 | DECÁLOGO VII | DECALOGUE VII: THOU SHALT NOT STEAL | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
16 | DECÁLOGO VIII | DECALOGUE VIII: THOU SHALT NOT BEAR FALSE WITNESS | Krzysztof Kieslowski | 1988 | POLÔNIA |
17 | DECÁLOGO X | DECALOGUE X: THOU SHALT NOT COVET THY NEIGHBOR’S GOODS | Krzysztof Kieslowski | 1989 | POLÔNIA |
18 | GERAÇÃO | A GENERATION | Andrzej Wajda | 1954 | POLÔNIA |
19 | KANAL | CANAL | Andrzej Wajda | 1956 | POLÔNIA |
20 | O CASAMENTO | THE WEDDING | Andrzej Wajda | 1972 | POLÔNIA |
21 | O HOMEM DE FERRO | MAN OF IRON | Andrzej Wajda | 1981 | POLÔNIA |
22 | O HOMEM DE MÁRMORE | MAN OF MARBLE | Andrzej Wajda | 1976 | POLÔNIA |
23 | O PONTO DE VISTA DE UM PORTEIRO NOTURNO | NIGHT PORTER´S POINT OF VIEW | Krzysztof Kieslowski | 1977 | POLÔNIA |
24 | OS INOCENTES CHARMOSOS | INNOCENT SORCERERS | Andrzej Wajda | 1960 | POLÔNIA |
25 | OS POSSESSOS | THE POSSESSED | Andrzej Wajda | 1988 | FRANÇA |
26 | PAISAGEM APÓS A BATALHA | LANDSCAPE AFTER THE BATTLE | Andrzej Wajda | 1970 | POLÔNIA |
27 | SEM ANESTESIA | ROUGH TREATMENT | Andrzej Wajda | 1978 | POLÔNIA |
28 | SETE MULHERES DE DIFERENTES IDADES | SEVEN WOMEN OF DIFFERENT AGES | Krzysztof Kieslowski | 1978 | POLÔNIA |
29 | TERRA PROMETIDA | THE PROMISED LAND | Andrzej Wajda | 1974 | POLÔNIA |
30 | TUDO À VENDA | EVERYTHING FOR SALE | Andrzej Wajda | 1968 | POLÔNIA |
31 | WALESA | WALESA. MAN OF HOPE | Andrzej Wajda | 2013 | POLÔNIA |
32 | WRÓBLEWSKI SEGUNDO WAJDA | WRÓBLEWSKI ACCORDING TO WAJDA | Andrzej Wajda | 2015 | POLÔNIA |
33 | PAGLIACCI | Marco Bellocchio | 2016 | ITÁLIA |
SELEÇÃO LATINO-AMERICANA
PAISES | TITULO PORTUGUÊS | TITULO ORIGINAL | DIRETOR | SEÇÃO | |
1 | ARGENTINA | AS RUAS | LAS CALLES | María Aparicio | Competição de novos diretores |
2 | ARGENTINA | FUTURO PERFEITO | EL FUTURO PERFECTO | Nele Wohlatz | Competição de novos diretores |
3 | ARGENTINA | O FRANCESITO, UM DOCUMENTÁRIO (IM)POSSÍVEL SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | EL FRANCESITO UN DOCUMENTAL (IM) POSIBLE SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE | Miguel Luis Kohan | Competição de novos diretores |
4 | ARGENTINA, PARAGUAI, FRANÇA, ALEMANHA | EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA | EJERCICIOS DE MEMORIA | Paz Encina | Competição de novos diretores |
5 | CHILE | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | EL PRIMERO DE LA FAMILIA | Carlos Leiva | Competição de novos diretores |
6 | CHILE | LAS PLANTAS | Las Plantas | Roberto Doveris | Perspectiva internacional |
7 | CHILE | NUNCA VAS A ESTAR SOLO | Nunca vas a estar solo | Alex Anwandter | Competição de novos diretores |
8 | COLÔMBIA | ISSO QUE CHAMAM AMOR | ESO QUE LLAMAN AMOR | Carlos César Arbeláez | Competição de novos diretores |
9 | COLÔMBIA | LA CIÉNAGA ENTRE EL MAR Y LA TIERRA | La Ciénaga entre el Mar y la Tierra | Carlos del Castillo | Competição de novos diretores |
10 | COLÔMBIA | MAMÁ | MAMÁ | Philippe van Hissenhoven | Competição de novos diretores |
11 | COLÔMBIA | NASCIMENTO | Nacimiento | Martín Mejía | Competição de novos diretores |
12 | COLÔMBIA, ARGENTINA, HOLANDA, ALEMANHA, GRÉCIA | OSCURO ANIMAL | OSCURO ANIMAL | Felipe Guerrero | Competição de novos diretores |
13 | COLÔMBIA, CANADÁ | MAÑANA A ESTA HORA | Mañana a esta hora | Lina Rodriguez | Competição de novos diretores |
14 | EQUADOR, MÉXICO, GRÉCIA | ALBA | ALBA | Ana Cristina Barragan | Competição de novos diretores |
15 | MÉXICO | MAQUINARIA PANAMERICANA | MAQUINARIA PANAMERICANA | Joaquín del Paso | Competição de novos diretores |
16 | MÉXICO | MR. PIG | MR. PIG | Diego Luna | Perspectiva internacional |
17 | MÉXICO | O SONHO DE MARA’AKAME | El Sueño del Mara’akame | Federico Cecchetti | Competição de novos diretores |
18 | PERU, FRANÇA | O SONHADOR | EL SOÑADOR | Adrián Saba | Competição de novos diretores |
19 | VENEZUELA | EL AMPARO | EL AMPARO | Rober Calzadilla | Competição de novos diretores |
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.