De 15 a 27 de agosto, A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra Brasil Distópico, que traça um panorama da produção nacional sobre distopias. A curadoria é de Luís Fernando Moura e Rodrigo Almeida, que selecionaram 37 curtas e longas-metragens com diferentes abordagens de um futuro sombrio para o país, entre clássicos da ficção-científica brasileira e obras menos conhecidas.
Algumas produções revisitam formas de o Brasil catalisar sintomas das grandes crises ocidentais do século XX, como a Guerra Fria e a ditadura militar brasileira, a exemplo de “‘O Quinto Poder”, de Alberto Pieralisi, e “Brasil Ano 2000”, de Walter Lima Júnior. Outras incorporam de forma mais bruta e cristalina as convenções da ficção científica, encenando a ameaça nuclear e o colapso do planeta, como “Parada 88: “O Limite de Alerta”, de José de Anchieta, e “Oceano Atlantis”, de Francisco de Paula.
Ainda entre os destaques da programação estão filmes como “A Noite do Espantalho”, de Sergio Ricardo, e “Hitler, Terceiro Mundo”, de José Agrippino de Paula, que poderão ser vistos ao lado de longas mais recentes como “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci, “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós, e “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso. Tal aproximação busca provocar reflexões acerca dos encantos e desencantos estéticos e políticos da época de cada obra e sobre nosso próprio tempo, em que paira uma atmosfera de desesperança, dada a conjuntura política tão problemática em que nos encontramos.
A mostra oferece também um minicurso gratuito sobre a ficção científica no cinema brasileiro nos dias 17, 18 e 19 de agosto (quinta a sábado), sempre às 14h30. Durante os três dias, o professor e pesquisador Alfredo Suppia resgatará a trajetória da ficção científica no cinema nacional, dialogando com outras linguagens. Serão disponibilizadas 50 vagas e as inscrições devem ser feitas através do e-mail brasildistopico@gmail.com.
Além disso, haverá no dia 20 de agosto (domingo), às 17h30, o debate com o tema “Sensibilidades Distópicas no Presente”. Os convidados discutirão o caráter distópico das políticas atuais em diálogo com o recente fortalecimento do futurismo e da ficção científica em nosso imaginário. E no dia 24 (quinta-feira), às 19h, na mesa “Paisagens Distópicas no Cinema Brasileiro”, a conversa tratará das características estilísticas e os modos de produção das distopias nacionais. Ambos os debates têm entrada gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes do início.
Confira a programação completa:
15 de agosto (terça-feira):
15h40 – Oceano Atlantis (1993), de Francisco de Paula, BRA, 80 min, 35mm, 16 anos
17h15 – Sessão Curtas 1 DISTRUKTUR
Éternau (2006), de Gustavo Jahn, BRA, 21 min, digital, 16 anos
Triangulum (2008), de Melissa Dullius e Gustavo Jahn, EGY/DEU/BRA, 22 min, digital, 16 anos
Cat Effekt (2013), de Melissa Dullius e Gustavo Jahn, RUS/DEU/BRA, 40 min, digital, 16 anos
19h – Vacancy (1998), de Matthias Müller, DEU, 15 min, 16mm, Livre
Amor e Desamor (1966), de Gerson Tavares, BRA, 77 min, digital, 14 anos
16 de agosto (quarta-feira):
14h45 – Abrigo Nuclear (1981), de Roberto Pires, BRA, 84 min, digital, 16 anos
16h30 – Kbela (2015), de Yasmin Thayná, BRA, 22 min, digital, Livre
Branco Sai, Preto Fica (2015), de Adirley Queirós, BRA, 95 min, digital, 12 anos
18h50 – O Jardim das Espumas (1970), de Luiz Rosemberg Filho, BRA, 108 min, digital, 18 anos
17 de agosto (quinta-feira):
14h30 – Curso A Ficção Científica no Cinema Brasileiro
16h50 – Brasil Ano 2000 (1969), de Walter Lima Jr., BRA, 95 min, 35mm, 14 anos
18h45 – Areias Escaldantes (1985), de Francisco de Paula, BRA, 100 min, 35mm, 16 anos. Sessão apresentada pelo realizador
18 de agosto (sexta-feira):
14h30 – Curso A Ficção Científica no Cinema Brasileiro
17h – O Quinto Poder (1962), de Alberto Pieralisi, BRA, 99 min, 35mm, 16 anos
19h – X-Manas (2017), de Clarissa Ribeiro, BRA, 18 min, digital, 16 anos
Batguano (2014), de Tavinho Teixeira, BRA, 74 min, digital, 18 anos
19 de agosto (sábado):
14h30 – Curso A Ficção Científica no Cinema Brasileiro, com a presença do professor e pesquisador Alfredo Suppia
16h50 – Quem é Beta? (1972), de Nelson Pereira dos Santos, BRA, 92 min, 35mm, 12 anos
18h45 – Parada 88, O Limite de Alerta (1977), de José de Anchieta, BRA, 115 min, 16mm, Livre
20 de agosto (domingo):
14h – A Noite do Espantalho (1974), de Sérgio Ricardo, BRA, 91 min, 16mm, 14 anos
15h50 – Sessão Curtas Especial
Kbela (2015), de Yasmin Thayná, BRA, 22 min, digital, Livre
Os Anos 3000 Eram Feitos de Lixo (2016), de Cleyton Xavier, Clara Chroma, Ana All, Luana Rosa, Eduardo Sa Cin e Ana Elisa Alves, BRA, 14 min, digital, 14 anos
Antes da Encanteria (2016), de Gabriela Pessoa, Lívia de Paiva, Elena Meirelles, Jorge Polo e Paulo Victor Soares, BRA, 21 min, digital, 16 anos
Hiperselva (2014), de Helena Lessa, Jorge Polo, Lucas Andrade e Pedro Lessa, BRA, 09 min, digital, 10 anos
X-Manas (2017), de Clarissa Ribeiro, BRA, 18 min, digital, 16 anos
17h30 – Debate 1: Sensibilidades distópicas no presente, com as realizadoras Clara Chroma, Clarissa Ribeiro, Gabriela Pessoa, Helena Lessa e Yasmin Thayná
19h15 – Hitler Terceiro Mundo (1968), de José Agrippino de Paula, BRA, 71 min, 16mm, 14 anos
22 de agosto (terça-feira):
15h30 – Parada 88, O Limite de Alerta (1977), de José de Anchieta, BRA, 115 min, 16mm, Livre
17h45 – Sessão Curtas 2
Quarto de Espera (2009), de Bruno Carboni e Davi Pretto, BRA, 12 min, digital, 14 anos
As Aventuras de Paulo Bruscky (2010), de Gabriel Mascaro, BRA, 20 min, digital, 10 anos
Hiperselva (2014), de Helena Lessa, Jorge Polo, Lucas Andrade e Pedro Lessa, BRA, 09 min, digital, 10 anos
Janaína Overdrive (2016), de Mozart Freire, BRA, 19 min, digital, 16 anos
19h – A Noite do Espantalho (1974), de Sérgio Ricardo, BRA, 91 min, 16mm, 14 anos
23 de agosto (quarta-feira):
15h45 – Areias Escaldantes (1985), de Francisco de Paula, BRA, 100 min, 35mm, 16 anos
17h45 – Sessão Curtas 3
Antes da Encanteria (2016), de Gabriela Pessoa, Lívia de Paiva, Elena Meirelles, Jorge Polo e Paulo Victor Soares, BRA, 21 min, digital, 16 anos
Solon (2016), de Clarissa Campolina, BRA, 16 min, digital, Livre
Zigurate (2009), de Carlos Eduardo Nogueira, BRA, 19 min, digital, 18 anos
19h – Quem é Beta? (1972), de Nelson Pereira dos Santos, BRA, 92 min, 35mm, 12 anos
24 de agosto (quinta-feira):
15h35 – Sessão Curtas 4
Os Anos 3000 Eram Feitos de Lixo (2016), de Cleyton Xavier, Clara Chroma, Ana All, Luana Rosa, Eduardo Sa Cin e Ana Elisa Alves, BRA, 14 min, digital, 14 anos
Flash Happy Society (2009), de Guto Parente, BRA, 8 min, digital, Livre
Eyes Without a Face no Recife (2012), de Sosha, BRA, 5 min, digital, 16 anos
Pacífico (2010), de Jonathas de Andrade, BRA, 12 min, digital, Livre
Recife Frio (2009), de Kleber Mendonça Filho, BRA, 25 min, digital, Livre
17h – Oceano Atlantis (1993), de Francisco de Paula, BRA, 80 min, 35mm, 16 anos. Sessão apresentada pelo realizador
19h – Debate 2: Paisagens distópicas no cinema brasileiro, com Ewerton Belico, crítico, professor e curador, André Antônio, realizador e pesquisador e Francisco de Paula, realizador e artista plástico
25 de agosto (sexta-feira):
15h50 – Hitler Terceiro Mundo (1968), de José Agrippino de Paula, BRA, 71 min, 16mm, 14 anos
17h20 – Aiyè 3016 (2016), de Cine Translesbixa, BRA, 4 min, digital, 16 anos
A Seita (2015), de André Antônio, BRA, 70 min, digital, 16 anos. Sessão apresentada pelo realizador
19h15 – Abrigo Nuclear (1981), de Roberto Pires, BRA, 84 min, digital, 16 anos
26 de agosto (sábado):
15h20 – O Jardim das Espumas (1970), de Luiz Rosemberg Filho, BRA, 108 min, digital, 18 anos
17h30 – Brasília, Capital do Século (1959), de Gerson Tavares, BRA, 11 min, digital, Livre
Brasil S/A (2014), de Marcelo Pedroso, BRA, 62 min, digital, 10 anos
19h – Brasil Ano 2000 (1969), de Walter Lima Jr., BRA, 95 min, 35mm, 14 anos
27 de agosto (domingo):
14h20 – Vacancy (1998), de Matthias Müller, DEU, 15 min, 16mm, Livre
Amor e Desamor (1966), de Gerson Tavares, BRA, 77 min, digital, 14 anos
16h10 – Karioka (2014), de Takumã Kuikuro, BRA, 19 min, digital, Livre
Serras da Desordem (2006), de Andrea Tonacci, BRA, 135 min, 35mm, 16 anos
19h – O Quinto Poder (1962), de Alberto Pieralisi, BRA, 99 min, 35mm, 16 anos
SERVIÇO
Mostra Brasil Distópico
De 15 a 27 de agosto de 2017
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro, RJ
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).
Mais informações aqui.
Editora, crítica de cinema e podcaster do Cinematório. Filiada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e membra do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Jornalista profissional pela UFMG e com formação em Produção de Moda pela mesma instituição. É cria dos anos 90 e do interior de Minas.