O CineCentro, projeto do Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte, exibe, entre os dias 5 e 28 de setembro, sempre às 19 horas, uma seleção de filmes de diversas fases e gêneros da história do cinema, com entrada franca.
Para a programação deste mês foram selecionados sete filmes, sem preocupação cronológica. De acordo com os organizadores, o objetivo é “diversificar a programação e atrair o público do entorno” do espaço. Os filmes escolhidos possuem estilos variados: musical, comédia, drama, mistério, ficção cientifica, aventura e faroeste. Confira abaixo todos os títulos, dias e horários de exibição.
PROGRAMAÇÃO
05.09 – Musical – “Um amor de pequena” – (EUA, 14 anos, 194, 98′)
Uma jovem irlandesa chamada Nelly (Judy Garland) vai para a América com seu pai e marido. Genro e sogro não se dão bem. Nelly fica grávida e morre no parto, mas a criança sobrevive. Os dois homens terão que lidar com esta perda e a vontade da neta em vê-los unidos.
12.09 – Comédia – “Papai ganso” – (EUA, 14 anos, 1964, 118′)
Durante a Segunda Guerra Mundial um ex-professor de História é forçado a servir de vigia em uma ilha no oceano Pacífico para acompanhar a movimentação das tropas japonesa no local. As coisas complicam com a chegada de uma professora francesa e suas alunas, que ficaram presas em uma ilha próxima.
14.09 – Drama – “Jezebel” – (EUA, 12 anos, 1938, 104′)
Em 1852, em Nova Orleans, uma jovem egocêntrica da aristocracia local provoca o rompimento do seu noivado ao usar um vestido vermelho, quando as moças deveriam usar branco. Apesar de seu antigo noivo se casar com outra mulher, ela continua amando-o.
19.09 – Mistério – “Eu te matarei, querida!” – (EUA, 14 anos, 1952, 94′)
Um jovem trama uma vingança contra a mulher que ele acredita ter assassinado seu primo, mas seus planos são abalados quando ele fica cara a cara com sua beleza enigmática.
21.09 – Ficção cientifica – “Viagem fantástica” – (EUA, Livre, 1966, 100′)
Um grande cientista, vítima de um atentado, está entre a vida e a morte devido a um coágulo no cérebro. Os seus colegas decidem arriscar uma intervenção cirúrgica a partir do interior do seu corpo, graças a um processo revolucionário.
26.09 – Aventura – “Constantino e a cruz” – (EUA, 14 anos, 1961, 110′)
Em 303 d.C. Constantino proclama o “Édito de Milão” ao se tornar o imperador de Gaul. Comandando seus soldados, derrota as legiões romanas assegurando liberdade de culto aos cristãos.
28.09 – Faroeste – “Uma bala para o general” – (Itália, Espanha e Inglaterra, 16 anos, 1968, 118′)
Durante a Revolução Mexicana um jovem americano misterioso se une a um grupo de saqueadores liderados por El Chucho (Volonté). A partir daí iniciam uma série de ataques selvagens para roubar armas para um general rebelde.
SERVIÇO
Projeto CineCentro | CineClássico
Terças e quintas-feiras: 19h, no Auditório
Entrada Franca
Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 – Centro, BH
Informações: (31) 3409-8280
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.