Começa hoje e vai até o dia 27 de setembro, em Belo Horizonte, a 17ª edição da mostra INDIE, realização da Zeta Filmes. Este ano, o festival aconteceu primeiro em São Paulo, entre os dias 13 e 20.
A abertura do INDIE apresenta o inédito no Brasil “Na Praia à Noite Sozinha”, um dos mais novos longas do diretor sul-coreano Hong Sang-Soo, apresentado dentro da programação da Mostra Mundial. O filme deu o prêmio de melhor atriz para Kim Minhee no Festival de Berlim. A sessão acontece às 20h, no Cine Humberto Mauro.
O programa da Mostra Mundial reúne ao todo 16 filmes, refletindo a produção atual do cinema independente realizado em várias partes do mundo. A seleção inclui seis diretoras mulheres: a portuguesa Teresa Villaverde, com “Colo”, sobre o esfacelamento familiar causado pela crise econômica; a alemã Angela Schanelec, com o inventivo “O Caminho dos Sonhos”; a francesa Léonor Serraille, com “Jovem Mulher”, prêmio Caméra d’Or no Festival de Cannes; a alemã Valeska Grisebach, com “Western”, que explora as intrincadas relações políticas atuais; a americana Sharon Lockhart, com o experimental “Rudzienko”; e a portuguesa Filipa César, com o seu primeiro longa, “Spell Reel”.
Outros três diretores estreantes estão na Mostra Mundial: o sul-africano John Trengove, com “Os Iniciados”; o alemão Julian Radlmaier, com “Autocrítica de um cachorro burguês”; e o georgiano Rati Oneli, com “Cidade do Sol”. Para fechar o line up, foram selecionados os longas mais recentes de Damien Manivel, “O Parque”, e do chinês Huang Wenhai, “Nós Somos os Trabalhadores”.
Retrospectiva
O cinema intimista do diretor francês Philippe Garrel é revisto no INDIE 2017. De acordo com os organizadores, o cineasta fez, pessoalmente, a seleção dos 22 filmes que gostaria de ver exibidos no festival, assim como decidiu os formatos de exibição, entre 35 mm e DCP. Ele mesmo vem cuidando da restauração digital dos seus filmes antigos.
Da primeira fase da filmografia de Garrel, considerada mais experimental e onírica, o público poderá ver nove títulos, tais como o seu primeiro curta “Les Enfants Désaccordés” (1964), realizado quando ele tinha 16 anos; o curta “Actua I” (1968), um registro raro de maio 1968, cuja cópia estava até pouco tempo desaparecida; e longas como “Le Révélateur” (1968) e “Les Hautes Solitudes” (1974), obras em que não há nenhum som, em que ele explora os rostos e os gestos. Outro que está na programação é “La Cicatrice Intérieure” (1972), com a musa do cineasta, a atriz e cantora Nico.
A partir de “L’enfant Secret” (1979), primeiro longa que Garrel filma a partir de um roteiro e que marca a passagem para a fase narrativa de seu cinema, o INDIE exibe filmes inéditos no país como “Liberté, La Nuit” (1983), “Les Baisers De Secours” (1988), “J’entends Plus La Guitare” (1991), “La Naissance De L’amour” (1993), “Le Vent De La Nuit” (1999) e “Sauvage Innocence” (2001). A retrospectiva inclui também os filmes de Garrel mais conhecidos no Brasil e que tiveram distribuição comercial: “Os Amantes Constantes” (2005), “A Fronteira da Alvorada” (2008), “Um Verão Escaldante” (2011), “O Ciúme” (2013) e “À Sombra de Duas Mulheres” (2015).
Clássicos
O INDIE 2017 também oferece ao público a primeira chance de conferir os próximos lançamentos do projeto Clássica, da Zeta Filmes, criadora da mostra. Serão exibidos cinco filmes restaurados que serão relançados nos cinemas comerciais brasileiros a partir de novembro.
Comemorando 50 anos de lançamento com cópias restauradas em 4K, dois filmes importantes para a história do cinema: “A Bela da Tarde”, do surrealista espanhol Luis Buñuel, com Catherine Deneuve; e “A Primeira Noite de um Homem”, que deu o Oscar de Melhor Direção para Mike Nichols, com Dustin Hoffman e Anne Bancroft.
Completam o programa o primeiro longa de Jean-Luc Godard, “Acossado” (1960); “Stromboli” (1950) de Roberto Rossellini, com Ingrid Bergman, e o cultuado “Cidade dos Sonhos” (2001), de David Lynch, que teve sua estreia no Brasil dentro do INDIE (ouça nosso podcast sobre o filme).
Salas de exibição
Em Belo Horizonte, os filmes serão exibidos no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro) e no Cine SESC Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro). Na capital mineira, a entrada é gratuita, com ingressos disponíveis nas bilheterias dos espaços 30 minutos antes de cada sessão.
O INDIE 2017 em São Paulo foi realizado no CineSESC (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César), com ingressos a R$12 (inteira), R$6 (meia) e R$3,50 (credencial plena SESC); e na sala 4 do Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1.470 – Anexo, Consolação), com ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia).
Confira a grade de datas e horários, além das sinopses dos filmes, no site oficial.
Matéria atualizada em 20/09.
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.