Na terça-feira, dia 24 de outubro, às 21 horas, o Canal Brasil estreia um programa especial de seis episódios que destaca o trabalho das mulheres no cinema brasileiro, chamado “A Mulher no Cinema”. Quem dirige e apresenta é a jornalista Simone Zuccolotto, que todo ano realiza uma série temática para o canal, além de apresentar semanalmente o CineJornal e participar de outras produções.
“Este ano surgiu a ideia de falar sobre a discussão do gênero, homem e mulher, a partir do viés da representação da mulher no cinema brasileiro e a atuação no mercado audiovisual, um dos assuntos transversais que estão em evidência na sociedade e consequentemente no cinema”, explica Simone, que lança olhares sobre gerações diferentes de realizadoras e de pessoas que pensam o cinema de forma geral.
Cada episódio aborda um assunto diferente sobre a participação das mulheres nos sets de filmagem e mostra como elas vêm sendo retratadas na tela grande desde os anos 1930. Depois, passeia pela presença da mulher na chanchada, no Cinema Novo, na pornochanchada e chega aos anos 1980, quando ela vai de forma mais densa para trás das câmeras e começa a ocupar funções antes exercidas apenas por homens. As questões do cinema contemporâneo estão contempladas no último episódio.
Os programas são recheados de entrevistas com os maiores nomes do cinema brasileiro: Fernanda Montenegro fala sobre a diferença do olhar feminino em funções atrás das câmeras; a documentarista Helena Solberg discorre sobre machismo; Helena Ignez fala sobre o choque trazido por “A Mulher de Todos” (1969), de Rogério Sganzerla.
A série traz ainda bate-papos com Anna Muylaert, Laís Bodanzky, Lúcia Murat, Ana Maria Magalhães, Gloria Pires, Marcia Tiburi, Mariza Leão, entre outras. E no início de cada episódio, a atriz Maeve Jinkings lê trechos de escritos da filósofa francesa Simone de Beauvoir, um ícone do movimento feminista.
SERVIÇO
A Mulher no Cinema
Estreia: Terça, 24 de outubro de 2017, às 21 horas, no Canal Brasil
1º horário: terças, às 21h.
Horários alternativos: quintas, às 11h30 e domingo, às 15h.
Classificação indicativa: 16 anos
Editora, crítica de cinema e podcaster do Cinematório. Filiada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e membra do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Jornalista profissional pela UFMG e com formação em Produção de Moda pela mesma instituição. É cria dos anos 90 e do interior de Minas.