Fim de ano! E dezembro ainda reserva para o circuito comercial filmes aguardados que rodaram festivais em 2017, além de títulos visados para a temporada de premiações, que está oficialmente aberta.
O grande lançamento do mês, e também um dos maiores do ano, é sem dúvida “Star Wars: Os Últimos Jedi“, continuação de “O Despertar da Força” (2015), que marca o retorno de Daisy Ridley e Adam Driver como os novos rivais da saga estelar, agora com maior protagonismo de Mark Hamill e a despedida a Carrie Fisher. Direção de Rian Johnson (“Looper: Assassinos do Futuro”).
Pegando carona no sucesso de um dos principais blockbusters de 2017, estreia o drama “Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas“, cinebiografia do psicólogo Wiliam Marston, um dos criadores da super-heroína da DC Comics. A direção é de Angela Robinson (“D.E.B.S.: As Super Espiãs”).
Para os órfãos de “Twin Peaks”, o alento é ver “Lucky“, que traz a última atuação de Harry Dean Stanton, aqui contracenando com ninguém menos que David Lynch.
Um retorno aos primórdios do cinema é a proposta de “Lumière! – A Aventura Começa“, documentário dirigido pelo manda-chuva do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, que celebra o legado dos irmãos Louis e Auguste Lumière.
Mulheres brilham na direção em quatro filmes: tem a vencedora do troféu Câmera de Ouro no Festival de Cannes este ano, Léonor Serraile, com “Jovem Mulher“; a ganhadora do Urso de Ouro e do prêmio da FIPRESCI em Berlim, a húngara Ildikó Enyedi, com o romance “Corpo e Alma“; a espanhola Carla Simón, também premiada em Berlim, com “Verão 1993” (Melhor Primeiro Filme); e a vencedora do Festival de Tribeca deste ano com a comédia dramática “Mulheres Divinas“, a suíça Petra Volpe.
George Clooney volta à direção com a sátira policial “Suburbicon” (com roteiro dos irmãos Coen e Grand Heslov), estrelada por Matt Damon, Juliane Moore e Oscar Isaac, que competiu pelo Leão de Ouro em Veneza. Woody Allen e sua “Roda Gigante” tem ambições de Oscar, com Kate Winslet no papel principal. E tem ainda novo filme de Wim Wenders, o thriller “Submersão“, estrelado por James MacAvoy e Alicia Vikander, selecionado para o Festival de San Sebastián.
O cinema brasileiro encerra o calendário com poucas opções de real interesse. Os que chamam mais a atenção são a comédia romântica “Altas Expectativas“, de Alvaro Campos e Pedro Antônio, e o híbrido (documentário/ficção) “Corpo Delito“, do cearense Pedro Rocha (este já vi em Tiradentes e recomendo).
Fechando 2017, tem “O Jovem Karl Marx“, de Raoul Peck (“Eu Não Sou Seu Negro”), que remonta os anos de formação do autor de “O Manifesto Comunista” e “O Capital” durante seu exílio na França.
Abaixo estão todas as minhas indicações do mês, baseadas no calendário completo de estreias disponível no Filme B. As datas estão sujeitas a alterações, sempre. Portanto, vale checar semanalmente para conferir se algo mudou. Clicando nos títulos abaixo, você tem mais informações sobre cada filme e pode ver os trailers de vários deles.
7 de dezembro
Altas expectativas [Brasil, 2017], de Alvaro Campos e Pedro Antônio (Vitrine Filmes). Gênero: comédia romântica. Elenco: Camila Márdila, Milhem Cortaz, Gigante Léo.
Corpo delito [Corpo delito, Brasil, 2016], de Pedro Rocha (Vitrine Filmes – Sessão Vitrine Petrobras). Gênero: documentário. Elenco: Ivan Silva, José Neto, Gleiciane Gomes.
Em busca de Fellini [In search of Fellini, Estados Unidos, 2017], de Taron Lexton (Cineart Filmes). Gênero: drama. Elenco: Maria Bello, Ksenia Solo, Mary Lynn Rajskub.
Lucky [Lucky, Estados Unidos, 2017], de John Carroll Lynch (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Harry Dean Stanton, David Lynch, Ed Begley Jr..
Verão 1993 [Estiu 1993, Espanha, 2017], de Carla Simón (Supo Mungam Films). Gênero: drama. Elenco: Laia Artigas, Paula Robles, Bruna Cusí.
14 de dezembro
Lumière! – A aventura começa [Lumière, França, 2017], de Thierry Frémaux (Imovision). Gênero: documentário.
Mulheres divinas [Die göttliche ordnung, Suíça, 2017], de Petra Volpe (Mares Filmes). Gênero: drama. Elenco: Marie Leuenberger, Bettina Stucky, Ella Rumpf.
Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas [Professor Marston & the Wonder-Women, Estados Unidos, 2017], de Angela Robinson (Sony). Gênero: drama. Elenco: Luke Evans, Rebecca Hall, Bella Heathcote.
Star Wars – Os últimos Jedi [Star Wars – The last Jedi, Estados Unidos], de Rian Johnson (Disney). Gênero: aventura. Elenco: Oscar Isaac, Mark Hamill, Carrie Fisher, Adam Driver, Lupita Nyong’o.
21 de dezembro
Corpo e alma [A teströl és lélekröl, Hungria, 2017], de Ildikó Enyedi (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Géza Morcsányi, Alexandra Borbély, Zoltán Schneider.
Jovem mulher [Jeune femme, França, 2017], de Léonor Serraille (Zeta Filmes). Gênero: comédia dramática. Elenco: Laetitia Dosch, Souleymane Seye Ndiaye, Léonie Simaga.
Submersão [Submergence, Estados Unidos, 2017], de Wim Wenders (California Filmes). Gênero: romance. Elenco: Alicia Vikander, James McAvoy, Audrey Quoturi.
Suburbicon – Bem-vindos ao paraíso [Suburbicon, Estados Unidos, 2017], de George Clooney (Diamond Films). Gênero: drama. Elenco: Matt Damon, Oscar Isaac, Julianne Moore.
28 de dezembro
O jovem Karl Marx [Le jeune Karl Marx, França, Alemanha, Bélgica, 2016], de Raoul Peck (California Filmes). Gênero: drama. Elenco: August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps.
Roda gigante [Wonder wheel, Estados Unidos, 2017], de Woody Allen (Imagem). Gênero: drama. Elenco: Kate Winslet, Justin Timberlake, Juno Temple.
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.