De 18 a 20 de dezembro, o aquecimento para o dia de Natal, em Belo Horizonte, também será cinéfilo. O Cine Humberto Mauro apresenta a tradicional mostra Contos de Natal, que fecha a programação do ano. Nesta edição, haverá a exibição de três filmes baseados no clássico conto natalino do romancista inglês Charles Dickens, A Christmas Carol, de 1843, que já rendeu várias adaptações para o teatro, a televisão e para o cinema. O público poderá conferir três das versões do cinema: “Contos de Natal“ (1951), de Brian Desmond Hurst, “Adorável Avarento“ (1970), do inglês Ronald Neame, e “Os Fantasmas Contra-Atacam“ (1988), de Richard Donner.
Os filmes escolhidos contam a mesma história, mas cada um à sua maneira, contemplando épocas e gêneros bem diferentes entre si. O protagonista é Scrooge, um homem ranzinza e avarento que não acredita nas boas intenções natalinas e despreza as festas de fim de ano. Após a visita de fantasmas que mostram a Scrooge as consequências de suas atitudes, ele passa a questionar o próprio comportamento.
Filmado em preto e branco, “Contos de Natal” é a versão mais sombria dos três. A obra britânica utiliza técnicas como a trucagem para criar os efeitos especiais nas cenas com os fantasmas. Destaque também para a interpretação pra lá de interessante de Alastair Sim, que faz o papel de Scrooge.
Já “Adorável Avarento”, do inglês Ronald Neame, é um musical em cores e teve a trilha sonora, a canção “Thank You Very Much”, a direção de arte e o figurino de Margaret Furse indicados ao Oscar. Por fim, “Os Fantasmas Contra-Atacam”, comédia que tem Bill Murray no papel principal, é uma adaptação mais solta e moderna do conto de Dickens, teve indicação ao Oscar de melhor maquiagem e virou um clássico natalino americano.
SERVIÇO
Mostra Contos de Natal
De 18 a 20 de dezembro de 2017
Cine Humberto Mauro: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro , Belo Horizonte – Minas Gerais.
Entrada gratuita
Mais informações aqui.
Editora, crítica de cinema e podcaster do Cinematório. Filiada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e membra do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Jornalista profissional pela UFMG e com formação em Produção de Moda pela mesma instituição. É cria dos anos 90 e do interior de Minas.