Entre os dias 16 e 21 de janeiro, o MIS Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, recebe a mostra “Carnaval e Cinema”, com uma série de filmes que possuem como tema a festa mais tradicional do país.
A programação tem curadoria do historiador e pesquisador da história do carnaval Marcos Maia e dá destaque, sem dúvida, às chanchadas da Atlântida, estreladas por Oscarito, Grande Otelo, Fada Santoro, Wilson Grey, Zezé Macedo e Eliana Macedo. Mas quem acompanhar a mostra também poderá conhecer melhor alguns nomes do carnaval brasileiro e belo-horizontino, através de documentários sobre Cartola, Riachão, Moreira da Silva, Serginho BH e a inesquecível Carmem Miranda.
As sessões têm entrada gratuita, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência. Confira a programação completa logo abaixo.
SERVIÇO
Mostra Carnaval e Cinema
16 a 21 de janeiro
MIS Cine Santa Tereza: Rua Estrela do Sul, 89, ao lado da Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, Belo Horizonte
Entrada gratuita
DIA 16 DE JANEIRO | TERÇA-FEIRA | ÀS 19H30
Assim Era Atlântida (Carlos Manga | Brasil l 1975 l Documentário | 105 min)
A era de ouro da Atlântida Cinematográfica, estúdio de cinema brasileiro que se notabilizou pela produção de chanchadas.
Classificação indicativa: livre
DIA 17 DE JANEIRO | QUARTA-FEIRA
17h – Carmen Miranda: Bananas Is My Business (Helena Solberg | Brasil l 1995 l Documentário l 91 min)
Cinebiografia da cantora portuguesa mais brasileira que já existiu: Carmen Miranda. Com a famosa cesta de frutas tropicais na cabeça ela conquistou a Broadway e Hollywood.
Classificação indicativa: livre
19h30 – Nem Sansão nem Dalila (Carlos Manga | Brasil l 1954 l Comédial 88 min)
O barbeiro Horácio sofre um insólito acidente e vai parar no Reino de Gaza, no século IV antes de Cristo. Lá conhece Sansão, dono de uma força descomunal que vem de uma milagrosa peruca. Horácio, porém, troca a peruca de Sansão por um isqueiro, transforma-se num homem forte e poderoso e passa a reinar em Gaza.
Classificação indicativa: livre
DIA 18 DE JANEIRO | QUINTA-FEIRA
17h – O Homem do Sputinik (Carlos Manga | Brasil l 1959 l Comédia l 98 min)
Um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik cai no quintal de Anastácio, matando suas galinhas de estimação. Ele tenta negociar o suposto satélite para recuperar o prejuízo, mas fato chama a atenção de espiões internacionais, que transformam a vida do pacato Anastácio e de sua esposa Cleci num completo caos.
Classificação indicativa: livre
19h30 – Carnaval Atlântida (José Carlos Burle | Brasil l 1952 l Comédial 95 min)
Xenofontes, um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho como consultor da adaptação do clássico “Helena de Tróia” para o cinema. Dois malandros, Piro e Miro, são admitidos como faxineiros do estúdio e sonham em transformar o épico numa comédia carnavalesca
Classificação indicativa: livre
DIA 19 DE JANEIRO | SEXTA-FEIRA | ÀS 19H30
Samba Riachão (Jorge Alfredo | Brasil l 2001 l Documentáriol 80 min)
Aos 80 anos de idade Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.
Classificação indicativa: livre
DIA 20 DE JANEIRO | SÁBADO | ÀS 19H
Cartola: Música para os Olhos (Lírio Ferreira e Hilton Lacerda | Brasil l Documentáriol 2007 l 88 min)
Através da linguagem documental – contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.
Classificação indicativa: livre
DIA 21 DE JANEIRO | DOMINGO
17h – Sessão de curtas
Moreira da Silva (Ivan Cardoso | Brasil l Documentário l 1973 l 10 min)
Documentário musical focalizando a figura ímpar do compositor e cantor Antonio Moreira da Silva, o popular Kid Morangueira, o inventor do samba de breque, que aos 70 anos está em plena forma de terno de linho branco e chapéu panamá, interpretando seus antigos sucessos.
O Bom Malandro (Mariana Castelo Branco | Brasil l 2015 l Documentário l 15 min)
O documentário conta a trajetória do músico e compositor Serginho Beagá. Autor de sambas conhecidos como “Me leva” e “Samba Guerreiro”, Serginho fez do samba seu ofício, sua arte. Com depoimentos exclusivos de Neguinho da Beija-Flor, Leci Brandão, Dominguinhos do Estácio, Thobias da Vai-Vai, Moisés da Rocha, Lee, Paulo Bastos, Aline Calixto e Sergio Danilo, descubra quem foi e é Serginho Beagá.
Classificação indicativa: livre
19h – A Lira do Delírio (Walter Lima Jr. | Brasil l 1978 lDrama l 105 min)
Dois momentos na vida de um grupo de personagens cariocas. No bloco carnavalesco “A Lira do Delírio” eles vivem o êxtase. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot tem o filho sequestrado e cai na manipulação de Claudio, misto de malandro e homem de negócios. O repórter de polícia Pereio faz de tudo para ajudá-la enquanto também investiga o assassinato de um homossexual.
Classificação indicativa: 16 anos
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.