Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Também no: Spotify | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM
Neste podcast, nós conversamos com a cineasta Flávia Castro, que acaba de lançar nos cinemas seu primeiro longa de ficção, “Deslembro” (Brasil, 2018). Antes, ela havia dirigido o documentário “Diário de uma Busca”.
“Deslembro” acompanha a volta de uma família ao Brasil em 1979, com o decreto da anistia durante o regime militar. O centro da narrativa é a jovem Joana (papel da estreante Jeanne Boudier), que nasceu no Brasil, mas foi criada na França, e agora tenta se adaptar à nova rotina em sua terra natal. No Rio de Janeiro, ela passa pelas descobertas da adolescência ao mesmo tempo em que tenta resgatar as memórias que tem do pai, que desapareceu nos porões da ditadura.
O filme foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio em 2018, onde ganhou os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e pela FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e Melhor Atriz Coadjuvante para Eliane Giardini. Também foi eleito Melhor Filme pela Crítica no festival Panorama Coisa de Cinema e no Festival de Biarritz.
A entrevista com a Flávia Castro foi realizada por Daniel Oliveira, durante a nossa cobertura da Mostra de São Paulo. Este episódio traz também nossos comentários sobre o filme, com spoilers.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Hyperlinks deste episódio:
— “Deslembro”: Memórias Roubadas, crítica por Daniel Oliveira
— Trailer de “Deslembro”:
Apoio:
O cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.