Começou ontem, terça-feira, 1º de outubro, e vai té domingo, dia 6, em Belo Horizonte, o FEED DOG – Festival Internacional de Documentários de Moda, que traz uma programação com 11 filmes nacionais e internacionais, debates, exposição e oficinas. Pela segunda vez em BH, o festival tem como proposta abordar a moda como fenômeno cultural e fomentar as discussões da atualidade em torno desse universo sob a ótica cinematográfica. As sessões e atividades, todas gratuitas, acontecem no Sesc Palladium, no Museu da Moda (MUMO) e na UNA – Campus João Pinheiro II.
Criado no ano de 2015 em Barcelona, o FEED DOG iniciou sua atuação no Brasil com a realização de uma edição em São Paulo, em 2017. Em 2018 realizou uma edição em Belo Horizonte e agora retorna à capital mineira – reconhecida como “Capital da Moda” por sua tradição e iniciativas para alavancar o setor – com nova programação. A curadoria é assinada pela documentarista e jornalista Flávia Guerra e pelo publicitário Marcelo Aliche.
Segundo Flávia, a realização do festival em BH faz jus à tradição mineira de atuação na moda. “Minas é um dos polos mais importantes na produção de moda, tanto artesanais, quanto sofisticadas. Empresários da moda e vestuário brasileiros com tradição, inovação e criação de estilo estão aqui. É um hub que pensa muito o setor, com criadores incríveis e que merece ter um festival como esse”, explica. Marcelo Aliche reforça: “Ficamos muito contentes de trazer o FEED DOG mais uma vez para Minas. Estamos contando com uma série de profissionais que são do Estado, apostando muito nessa proximidade. A moda pode ser universal e local ao mesmo tempo em muitos dos seus aspectos”, afirma.
O festival propõe atividades complementares às sessões de cinema para aproximar o público dos diretores e dos diversos profissionais especializados que ministram as palestras e oficinas, promovendo uma experiência completa e mais profunda. “Todos os filmes, procuram dar uma visão mais ampla do mundo da moda e continuamos insistindo nisso: moda é cultura. Moda não é só estilistas, marcas, modelos famosas e um milhão de pessoas fazendo selfie para tentar se tornar digital influencers. Moda é uma coisa muita séria. É uma indústria, é talento, é gente que trabalha duro e, casualmente, ela é interpretada de maneira frívola”, destaca Aliche.
Sobre ícones
“The Gospel According to André”, longa americano de Kate Novack, conta a história de uma figura quase onipresente nesta indústria, o jornalista de moda André Leon Talley. Ele esteve no centro do mundo da moda por muitos anos, ocupando a primeira fila de todos os grandes desfiles, sendo, inclusive, editor da Vogue, e assinando matérias fundamentais da revista.
Coco Chanel, referência universal, também estará no Festival com a produção francesa “The Wars of Coco Chanel”, de Jean Lauritano. O filme revela um enorme instinto de sobrevivência, um temperamento forte e uma ambição sem limites, que a transformaram em dona de um império. O filme mostra a cara menos conhecida desta gigante da moda.
Outro ícone, Alexander McQueen, também tem sua vida na tela do Festival. O longa do Reino Unido, “McQueen”, de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui conta como o gênio da passarela exorcizava seus demônios na moda e em suas criações. Um personagem complexo, que era incapaz de assumir seu sucesso e encontrar a paz, é retratado na produção.
Reflexões sobre a produção mundial
O longa “Machines”, coprodução da Índia, Alemanha, Finlândia, dirigido por Rahul Jain, reflete sobre as condições laborais e o consumo. A obra nos leva a uma gigantesca fábrica têxtil indiana. Lá se pode ver o trabalho físico desumanizante e cheio de dificuldades.
Em uma coprodução Japão/Camboja, “Cambodian Textiles”, de Tatsuhito Utagawa, traz a saga da produção da seda pelas mãos de um japonês radicado no Camboja, que resgata o processo artesanal desses tecidos de forma sustentável. Uma tradição milenar que, por motivos do excesso de procura através da fastfashion, está em risco de extinção.
No francês “À Quoi Sert La Haute Couture?”, Loïc Prigent revela um mundo tão fascinante quanto desconhecido para o público em geral: a alta costura. Um passeio pelos corredores mais sofisticados do mundo para descobrir porque se paga mais 200 mil euros por um vestido bordado de uso único.
A ascensão e queda do império Halston parece ficção e é relembrada na produção americana “Halston”. O filme traz a história de como um garoto que fazia os chapéus de Bergdorf Goodman se converteu no rei da moda americana e foi derrubado por ele mesmo.
Filmes nacionais
Três produções nacionais estão na programação do FEED DOG. Do cineasta pernambucano Marcelo Gomes, “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” se passa na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, onde mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras.
“Alfaiates de Belo Horizonte”, o curta dirigido por Sílvia Godinho e Ana Luisa Santos apresenta um olhar sobre o ofício da alfaiataria como estratégia de investigação sobre a vida e o tempo. Cinco alfaiates de diferentes gerações e origens, ainda em atividade, revelam suas memórias, a trajetória na profissão e a relação da alfaiataria com a cidade.
“Planeta Fábrica”, filme de Julia Zakia, capta os últimos momentos de uma fábrica de chapéus em Campinas, no interior de São Paulo, que está prestes a ser demolida. É o mesmo lugar registrado por Adrian Cooper em “Chapeleiros” (1983), quando a produção ali estava no auge.
Outras atividades
Além dos filmes, entra em cartaz, no MUMO, a exposição “Alfaiarte”, do artista Blade. Ele apresenta as várias etapas de criação de um terno com a exposição de sete peças em diferentes estágios do feitio e cinco produções audiovisuais que mostram as etapas de construção da roupa. Também serão realizadas mesas-redondas que discutem temas importantes relacionados às perspectivas para o futuro e sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Na programação de oficinas, os trabalhos desenvolvidos abordarão a criação de figurino, bordados e reaproveitamento de materiais.
Programação:
SERVIÇO
FEED DOG – Festival Internacional de Documentários de Moda
De 1º a 6 de outubro de 2019
Sesc Palladium, Museu da Moda e UNA-Centro Universitário
Entrada gratuita
Mais informações aqui.