Até o final de julho, a Mostra de Cinemas Africanos promove o Cine África Em Casa, encontros virtuais gratuitos para conversar sobre filmes africanos com convidados de todo o Brasil. Adaptando-se ao formato digital, imperativo em tempos de isolamento social, o projeto apresenta sessões em torno de filmes do Senegal, Angola, Nigéria, África do Sul, Mali e Mauritânia.
Para participar, basta se inscrever neste site e aguardar instruções para assistir ao filme de cada semana. As sessões acontecem sempre aos sábados (os três últimos de cada mês), às 16h. A programação abrange o período de três meses (teve início no meio de maio e vai até o final de julho) e pode se estender, caso o isolamento social permaneça.
Nas datas e horários programados, é enviado por e-mail o link da reunião virtual aos inscritos. “Em tempos de pandemia, decidimos realizar o Cine África Em Casa, com o objetivo de abrir mais um espaço para diminuir a invisibilidade da cinematografia africana no Brasil”, explica Ana Camila Esteves, uma das organizadoras do evento.
O Cine África é um cineclube que tem como principal objetivo difundir a produção audiovisual realizada no continente africano, aumentando o repertório do público brasileiro sobre essa cinematografia. O projeto surgiu em 2019 dentro da programação do Circuito Saladearte em Salvador, Bahia, vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, que acontece desde 2018. O projeto é coordenado por Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira e Morgana Gama, três pesquisadoras dos cinemas africanos e residentes em Salvador, que se revezam na curadoria, produção e mediação das conversas.
PROGRAMAÇÃO
MAIO
30/05: “Sambizanga”, de Sarah Maldoror (Angola, 1972) – Drama ‧ 1h42min
Convidada: Renata Dariva
JUNHO
13/06: “Inxeba”, de John Trengove (África do Sul, 2017) – Drama ‧ 1h28min
Convidado: Lecco França
20/06: “Lionheart”, de Genevieve Nnaji (Nigéria, 2018) – Drama ‧ 1h35min
Convidada: Marina Gonzaga
27/06: “Yeleen”, de Souleymane Cissé (Mali, 1987) – Fantasia/Drama ‧ 1h46min
Convidada: Janaína Oliveira
JULHO
11/07: “Félicité”, de Alain Gomis (Senegal, 2017) – Drama ‧ 2h9min
Convidada: Maíra Zenun
18/07: “Ceddo”, de Ousmane Sembène (Senegal, 1977) – Drama/Drama Político ‧ 2h
Convidado: Detoubab Ndiaye
25/07: “Heremakono”, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia, 2002) – Drama ‧ 1h36min
Convidada: Hannah Serrat
SERVIÇO
Cine África Em Casa
Três últimos sábados de cada mês, até 25 de julho
Gratuito
Inscrições e mais informações aqui.