Ícone do site cinematório

“Festival de festivais” reúne exibições gratuitas de filmes no YouTube

Mais de 20 festivais do mundo inteiro se reuniram para exibir filmes gratuitamente durante dez dias, de 29 de maio a 7 de junho, por meio de transmissões no YouTube. O “festival de festivais” ganhou o nome de “We Are One: A Global Film Festival” (em tradução livre, “Somos um só: um festival global de cinema”) e é uma iniciativa da New York’s Tribeca Enterprises, que organiza o Tribeca Film Festival, de Nova York, e tem como um de seus fundadores o ator Robert De Niro. O projeto conta com o apoio e curadoria de festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Locarno, Tóquio, entre outros, e pretende obter doações ao fundo de solidariedade às vítimas do coronavírus da Organização Mundial da Saúde (OMS). As doações poderão ser feitas por botões e links inseridos juntos às exibições.

Como todo bom festival, além dos filmes — mais de 100 ao todo, sendo 13 estreias mundiais — há outros tipos de conteúdo, como entrevistas, shows, masterclasses e conversas entre grandes profissionais da indústria do cinema que foram pré-gravadas. Nomes bastante atrativos: Francis Ford Coppola, Claire Denis, Olivier Assayas, Steven Spielberg, John Waters, Guillermo Del Toro, Jane Campion, Bong Joon-ho, entre outros. Importante frisar que o “We Are One” não pretende substituir o planejamento das mostras adiadas, uma vez que alguns festivais de 2020 ainda estão previstos para acontecer futuramente nos formatos tradicionais ou em formatos híbridos. O evento é uma programação unificada e paralela, que pode ou não ter outras edições ou inspirar novas iniciativas semelhantes.

Uma dica de filme para assistir é “The Iron Hammer” (2020), de Joan Chen, programado para o dia o dia 7 de junho, às 17h30 (horário de Brasília). Joan Chen esteve no elenco de “Twin Peaks”, no papel de Jocelyn Packard, e já atuou em outras produções. Como diretora, realizou um curta e dois longas, entre eles, “Outono em Nova York”, de 2000, com Richard Gere e Winona Ryder. No Festival We Are One, ela apresenta seu retorno à direção, dessa vez estreando como documentarista. O filme retrata a história de Lang Ping, ícone do vôlei, campeã olímpica tanto como atleta como treinadora — a primeira e única a conseguir tal feito neste esporte, inclusive. Ela colocou a China novamente em destaque na modalidade, além de ter passado também pelo comando da seleção feminina dos Estado Unidos.

“The Iron Hammer”, de Joan Chen.

SERVIÇO
We Are One: A Global Film Festival
De 29 de maio a 7 de junho de 2020
Gratuito no Youtube
Programação e mais informações aqui.

Sair da versão mobile