Em época de pandemia de coronavírus, poucos são os lançamentos de filmes brasileiros nas plataformas de streaming. A maioria está sendo guardada pelas distribuidoras (e com razão) para que o público possa ver esses novos títulos na telona. Entre eles está “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, longa dirigido pelo cineasta Jeferson De (do premiado “Bróder”) e vencedor na categoria Melhor Filme de Ficção, por voto popular, do último Festival do Rio. O filme ganhou seu primeiro trailer recentemente.
Protagonizado pelo ator Juan Paiva e baseado no livro homônimo de Salomão Polakiewicz, “M-8” tem estreia prevista para o segundo semestre de 2020, quando os cinemas forem reabertos, com segurança, dentro dos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias.
A prévia divulgada pela Paris Filmes e a Migdal Filmes mostra a história de Maurício, jovem negro que ingressa como aluno cotista da Universidade Federal de Medicina. Ao chegar na instituição, ele é confrontado com uma dura realidade: o corpo que servirá para estudo na aula de anatomia — quase sempre de indigentes — é também negro. Impactado com a experiência, Maurício se vê envolvido com M-8, como o jovem morto é chamado, e inicia uma saga para desvendar sua identidade, enfrentando as próprias angústias e repensando o próprio lugar na sociedade. Além de refletir sobre preconceito e exclusão, o filme toca em questões universais sobre sentimentos e relacionamentos.
“Nosso protagonista é um rapaz negro que ingressa na faculdade de medicina e percebe o racismo estrutural que nos cerca e molda a nossa sociedade. O desafio deste jovem negro é, além de se reconectar com sua ancestralidade, se estabelecer como sujeito de sua história. Para isso, ele conta com a ajuda de sua mãe. Assim, acompanharemos a jornada dos dois na luta diária pela vida. Foram interpretações do nosso elenco que nos tocaram e podem ajudar na reflexão de quem importa com nossas vidas negras”, reflete o diretor, que também assina o roteiro, ao lado de Felipe Sholl (“Fala Comigo”).
Integram o elenco nomes como Mariana Nunes, Giulia Gayoso, Bruno Peixoto, Fábio Beltrão, Zezé Motta, Ailton Graça, Alan Rocha, Rocco Pitanga, Dhu Moraes, Léa Garcia e Raphael Logam, como M-8. Lázaro Ramos, Henri Pagnoncelli e Malu Valle fazem participações especiais.
Com informações da assessoria de imprensa da Paris Filmes.