O especial sobre o cinema brasileiro contemporâneo continua firme e forte na MUBI. Este mês, três filmes integram o programa New Brazilian Cinema: “A Rosa Azul de Novalis” aborda a busca pelos desejos íntimos, e foi previamente exibido na Berlinale; “Excelentíssimos”, selecionado para a mostra Première Brasil: Hors Concours da 20° Edição do Festival do Rio, documenta as articulações políticas que levaram ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff; e “Corpo Elétrico”, que conta uma cativante história de amor entre dois jovens rapazes, foi exibido no Festival de Roterdã e também recebeu menção honrosa do júri no Outfest: Los Angeles Gay & Lesbian Film Fest.
A MUBI também apresenta duas novas restaurações de obras marcantes do cinema LGBTQ de Arthur J. Bressan Jr. “Gay USA” documenta uma variedade de desfiles do Orgulho nos Estados Unidos no final dos anos 70, capturando um momento-chave no movimento dos direitos dos homossexuais americanos. Já o drama “Buddies” foi o primeiro longa a explorar a pandemia da AIDS. Bressan morreu de uma doença relacionada a esse vírus dois anos após o lançamento do filme.
A plataforma destaca ainda a cinematografia de Sean Price Williams. Ao longo dos anos, ele trabalhou com alguns dos diretores mais bem-sucedidos do século XXI, incluindo Josh e Benny Safdie, Alex Ross Perry e Robert Greene, sem falar em suas colaborações com o pioneiro Albert Maysles. Neste especial, a MUBI celebra o talento eclético de Williams com “The Color Wheel” e “Fake It So Real”, que apresentam seu estilo único e fazem dele o diretor independente mais proeminente da atualidade.
Assinantes da MUBI também terão acesso neste mês a três filmes do cineasta Woo Ming-jin. Cofundador da Greenlight Pictures, ele produz desde 2005 filmes que já foram exibidos em inúmeros festivais internacionais renomados, como os de Cannes, Veneza e Berlim. Serão exibidos pela MUBI: “Monday Morning Glory”, “The Elephant and the Sea”, já exibido nos festivais de Roterdã e de Vancouver, e “Woman on Fire Looks for Water”, exibido no festival de Veneza.
E o renomado diretor malaio Tsai Ming-liang ganha uma sessão dupla. Um dos mais celebrados cineastas dentro da segunda onda do cinema de Taiwan, seus filmes são aclamados mundialmente, o que rendeu a ele muitas indicações e prêmios, como o Leão de Ouro em Veneza, em1998. A MUBI apresenta duas joias raras entre suas produções: “Walker” e “No No Sleep”.
Entre os exclusivos da plataforma em setembro estão:
- “Space Dogs”, de Elsa Kremser e Kevin Peter, um filme original e incomum sobre o legado da cachorra espacial Laika, seguindo o ponto de vista de dois cães de rua que são imaginados como seus descendentes;
- “The Wind”, de Marcell Iványi, vencedor da Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem em Cannes em 1996, em que o diretor pinta um olhar sóbrio na Hungria do pós-guerra em um único take em 360°;
- “The Lighthouse”, de Maria Saakyan, considerado o primeiro filme dirigido por uma cineasta armênia, apresentado na nova restauração exibida em Roterdã em 2019;
- “Bird Island”, de Sergio Da Costa e Maya Kosa, um retrato híbrido e ficcional de um santuário de aves suíço que resulta em uma parábola traiçoeira e cautelosa sobre o mundo moderno hostil e a atual crise ambiental;
- “End of Summer”, de Jóhann Jóhannsson, estreia do falecido compositor islandês na direção, que documenta sua viagem à Península Antártica com imagens austeras e uma partitura original dramática, também concebida como um álbum e recém-lançada em vinil.
Confira abaixo a agenda completa com a programação da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.
Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.
MUBI – Setembro/2020:
Data | Título | Diretor | Categoria/contexto |
1/9 | A Rosa Azul de Novalis | Gustavo Vinagre, Rodrigo Carneiro | New Brazilian Cinema |
2/9 | Paar | Goutam Ghose | Uma Jornada pelo Cinema Indiano |
3/9 | Cheaters | Barbet Schroeder | Foco em Barbet Schroeder |
4/9 | Excelentíssimos | Douglas Duarte | New Brazilian Cinema |
5/9 | Baxter, Vera Baxter | Marguerite Duras | |
6/9 | The Color Wheel | Alex Ross Perry | Shooting the Hip: A Cinematografia de Sean Price Williams |
7/9 | To Be Confirmed | ||
8/9 | The Hands of Orlac | Robert Wiene | |
9/9 | More | Barbet Schroeder | Foco em Barbet Schroeder |
10/9 | Space Dogs | Elsa Kremser, Levin Peter | Perspectivas |
11/9 | Monday Morning Glory | Woo Ming-jin | Foco em Woo Ming-jin |
12/9 | Diamantino | Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt | |
13/9 | Strasbourg 1518 | Jonathan Glazer | |
14/9 | The Wind | Marcell Iványi | |
15/9 | Corpo Elétrico | Marcelo Caetano | New Brazilian Cinema |
16/9 | The Elephant and the Sea | Woo Ming-jin | Foco em Woo Ming-jin |
17/9 | The Lighthouse | Maria Saakyan | Rediscovered |
18/9 | Happiness… Promised Land | Laurent Hasse | |
19/9 | Fake It So Real | Robert Greene | Shooting the Hip: A Cinematografia de Sean Price Williams |
20/9 | Walker | Tsai Ming-liang | Sessão Dupla: Tsai Ming-liang |
21/9 | Salon Kitty | Tinto Brass | |
22/9 | All Ladies Do It (TBC) | Tinto Brass | |
23/9 | Sivas | Kaan Müjdeci | |
24/9 | Bird Island | Sergio Da Costa, Maya Kosa | Undiscovered |
25/9 | Woman on Fire looks for Water | Woo Ming-jin | Foco em Woo Ming-jin |
26/9 | Swallow | Carlo Mirabella-Davis | |
27/9 | No No Sleep | Tsai Ming-liang | Sessão Dupla: Tsai Ming-liang |
28/9 | Gay USA | Arthur J. Bressan Jr. | Love & Loss & Liberation: Dois Filmes Gays Clássicos de Arthur J. Bressan, Jr. |
29/9 | Buddies | Arthur J. Bressan Jr. | Love & Loss & Liberation: Dois Filmes Gays Clássicos de Arthur J. Bressan, Jr. |
30/9 | End of Summer | Jóhann Jóhannsson |
Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.