Ícone do site cinematório

Cabíria Festival acontece online e exibe especial na MUBI

"O Sussurro do Jaguar" (2018), de Simon(e) Jaikiriuma Paetau, Thais Guisasola - Divulgação

"O Sussurro do Jaguar" (2018), de Simon(e) Jaikiriuma Paetau, Thais Guisasola - Divulgação

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual poderá ser visto pelo público em ambiente virtual e por tempo prolongado este ano. É que o evento dá continuidade a sua parceria com a plataforma MUBI e apresenta um especial com sete filmes a partir de 16 de outubro, fazendo o aquecimento para a edição 2020, programada para novembro.

Todas as produções selecionadas são assinadas por mulheres e pessoas de diversas identidades de gênero. Os filmes foram destaque no primeiro ano do Cabíria, criado para ampliar o debate sobre igualdade de gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual, por meio de uma programação diversificada de filmes, debates, oficinas e masterclasses.

Confira a programação (cada filme fica disponível por 30 dias aos assinantes, a partir da data de estreia):

16/10 – Alfazema – Sabrina Fidalgo, 2019. 24 min.
Durante o carnaval, Flaviana vive um dilema bastante difícil; como se livrar do seu amante da noite passada que se recusa a sair do chuveiro?

17/10 – A Felicidade Delas – Carol Rodrigues, 2019. 15 min.
Duas meninas fogem da polícia após a Marcha das Mulheres. Em meio à violência, elas encontram uma maneira de viver seu desejo.

18/10 – Angela  – Marília Nogueira, 2019. 14 min.
Angela vive sozinha e coleciona diagnósticos de doenças que nunca teve. Sua ficção segue imperturbável até a chegada de Sueli, e o vislumbre de uma nova existência.

19/10 – Eleições – Alice Riff, 2018. 101 min.
Um diálogo entre os jovens e a sociedade durante as eleições do Grêmio Estudantil na escola estadual Dr. Alarico da Silveira, no centro de São Paulo.

20/10 – Quebramar – Cris Lyra, 2019. 27 min.
Jovens lésbicas de São Paulo viajam a uma praia deserta para passar o Ano Novo. Lá, constroem um refúgio físico e emocional para seus corpos e afetos por meio da amizade e da música. Nesse ambiente seguro e de cuidados mútuos, elas podem relaxar.

21/10 – Tea For Two – Julia Katharine, 2018. 25 min.
Silvia é uma cineasta de meia idade em crise existencial. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece outra mulher que a fascina.

22/10 – O Sussurro do Jaguar – Simon(e) Jaikiriuma Paetau, Thais Guisasola, 2018. 79 min.
Em um campo de milho transgênico, uma artista se auto-penetra com uma espiga, ignorando o quão perto está de morrer. Sua irmã segue seus passos e carrega suas cinzas, fazendo uma viagem pela Amazônia, que se tornará uma busca espiritual e erótica.

Festival e laboratório

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual 2020 acontecerá online, de 18 a 29 de novembro. Com isso, o evento, cuja primeira edição aconteceu no Rio de Janeiro em 2019, amplia seu alcance e estará disponível em todo o país. Toda a programação será gratuita.

No mesmo formato virtual, acontece em seguida o Cabíria LAB, de 30 de novembro a 5 de dezembro, ação voltada para as finalistas do Cabíria Prêmio de Roteiro, que reúne quatro categorias: piloto de série documental; longa-metragem de ficção; argumento infantojuvenil de longa de ficção; e piloto de série de ficção. O evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras.

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.

Sair da versão mobile