Na plataforma de streaming nacional Belas Artes À La Carte, quatro novos filmes entram no “cardápio” toda semana. As opções incluem clássicos, raridades e produções premiadas em festivais internacionais — sempre com uma curadoria que busca títulos que não são encontrados normalmente nos serviços de streaming mais famosos. Há também lançamentos inéditos e exclusivos periodicamente.
Entre os destaques que chegam em novembro, filmes premiados como “Ventos da Liberdade” (2006), de Ken Loach, “Quando o coração floresce” (1955), de David Lean, “O Picolino” (1935), de Mark Sandrich, “A Sombra de Duas Mulheres” (2018), de Philippe Garrel, “De amor e trevas” (2015), de Natalie Portman, “O Último Amor de Mr. Morgan” (2014), de Sandra Nettelbeck, “Sul” (1988), de Fernando E. Solanas, e “Harakiri: a morte de um samurai” (2011), de Takashi Miike.
Confira abaixo todas as estreias que acontecem a cada semana:
5 de novembro
— Ventos da Liberdade (Wind That Shakes The Barley)
Irlanda | Reino Unido | Alemanha | Itália, 2006, 127min, 14 anos
Direção: Ken Loach
Elenco: Padraig Delaney, Orla Fitzgerald, Liam Cunningham, Cillian Murphy
Sinopse: Tendo como pano de fundo a Guerra da Independência da Irlanda, dois irmãos lutam uma guerra de guerrilha contra as forças britânicas.
— Contraponto (Tideland)
Reino Unido | Canadá, 2005, 120min, 16 anos
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Jeff Bridges, Jennifer Tilly, Jodelle Ferland
Sinopse: Jeliza-Rose é uma garotinha solitária que leva uma vida opressiva com os pais viciados em drogas. Depois da morte deles, ela passa a conviver apenas com as criaturas de suas fantasias e com os novos vizinhos, que também não são nada convencionais.
— Um homem com uma câmera (Chelovek s kino-apparatom)
URSS, 1929, 68min, livre
Direção: Dziga Vertov
Elenco: Mikhail Kaufman
Sinopse: Parte documentário, parte cinema, este filme acompanha uma cidade na União Soviética da década de 20, do dia até a noite. Com direção de Dziga Vertov, uma variedade de filmagens inovadoras e complexas retrata cenas do cotidiano na Rússia, celebrando a modernidade da cidade.
— Showroom
Argentina, 2014, 75min, 14 anos
Direção: Fernando Molnar
Elenco: Diego Peretti, Felicitas Kamien, Brenda Kreizerman
Sinopse: Sem trabalho, Diego mantém um único objetivo: voltar a viver independentemente da Capital. Ele decide deixar sua família no Delta do Tigre e se torna um obsessivo vendedor no showroom de um prédio: uma maquete que vai perfeitamente viver situações absurdas à beira da loucura.
— Curtas de Alfred Hitchcock (Hitchcock shorts)
Reino Unido, 1944, 52min, 14 anos
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: John Blythe e Janique Joelle/Paul Bonifas, Paul Clarus e Jean Dattas
Sinopse: (Bon Voyage) Neste curta falado em francês, um artilheiro escocês é interrogado sobre sua fuga de um campo de prisioneiros / (Aventure Malgache) Ator conta aos colegas suas aventuras na Resistência contra os nazistas.
12 de novembro
— Joe Strummer: O futuro não está escrito (Joe Strummer: The Future Is Unwritten)
Irlanda | Reino Unido, 2007, 124min, 14 anos
Direção: Julien Temple
Elenco: Joe Strummer, Steve Jones, Mick Jones
Sinopse: Comemoração de um dos artistas mais influentes do punk rock, vocalista do The Clash. Embarque nessa viagem musical através de vídeos e músicas inéditas do cantor. Além disso, entrevistas com amigos e companheiros, como Bono, do U2, e Terry Chimes.
— Quando o coração floresce (Summertime)
Reino Unido/ EUA, 1955, 102min, 14 anos
Direção: David Lean
Elenco: Katharine Hepburn, Rossano Brazzi, Isa Miranda
Sinopse: Uma mulher americana solitária inesperadamente encontra um romance em Veneza, Itália.
— O Picolino (Top hat)
EUA, 1935, 101min, livre
Direção: Mark Sandrich
Elenco: Fred Astaire, Ginger Rogers, Edward Everett Horton
Sinopse: Um dançarino americano chega à Grã-Bretanha e se apaixona por uma modelo que inicialmente irritou, mas ela o confunde com seu produtor pateta.
— Amor e inocência (Bocoming Jane)
Reino Unido, 2007, 120min, 14 anos
Direção: Julian Jarrold
Elenco: Anne Hathaway, James McAvoy, Julie Walters
Sinopse: Jane Austen tem 20 anos e está começando a se destacar como uma escritora. Ela está mais interessada em desvendar o mundo, mas seus pais querem que ela logo se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante à sociedade. O principal candidato é o sr. Wisley, neto da aristocrata Lady Gresham, mas Jane se interessa mesmo é pelo malandro irlandês Tom Lefroy, cuja inteligência e arrogância a provocam.
— A Sombra de Duas Mulheres (L’Ombre des femmes)
França, 2018, 73min, 14 anos
Direção: Philippe Garrel
Elenco: Louis Garrel, Stanislas Merhar, Clotilde Courau
Sinopse: Pierre e Manon formam um casal de documentaristas que sobrevivem fazendo trabalhos temporários para poder dar suporte aos filmes que desejam realizar. Apesar de estar apaixonado por Manon, Pierre acaba conhecendo Elizabeth e, a partir daí, deseja manter o relacionamento com as duas mulheres. No entanto, as coisas não sairão como ele espera.
16 de novembro
— Samy e eu (Samy y yo)
Argentina, 2002, 85min, 14 anos
Direção: Eduardo Milewicz
Elenco: Ricardo Darín, Angie Cepeda, Cristina Banegas
Sinopse: Samy Goldstein, redatora de um programa de televisão, está cercada por um ambiente feminino opressor. Então decide retomar sua paixão pela literatura. Conheça Maria, uma beleza em crise. A partir daí, uma série de mal-entendidos acontecerão.
19 de novembro
— A faca na água (Knife in the water)
Polônia, 1962, 94min, 14 anos
Direção: Roman Polanski
Elenco: Leon Niemczyk, Jolanta Umecka, Zygmunt Malanowicz
Sinopse: A caminho de uma viagem de barco, um marido e uma mulher idosos convidam um jovem e enfático carona por puro apadrinhamento.
— De amor e trevas (A tale of darkness)
Israel, 2015, 95min, 14 anos
Direção: Natalie Portman
Elenco: Natalie Portman, Gilad Kahana, Amir Tessler
Sinopse: A vida de um garoto que cresce durante a guerra em Jerusalém. Aos doze anos, sua mãe comete suicídio, mudando a vida da família para sempre. Após a tragédia, ele começa a trabalhar como escritor, participando ativamente da vida política do país.
— Escola de Sereias (Bathing beauty)
EUA, 1944, 101min, livre
Direção: George Sidney
Elenco: Red Skelton, Esther Williams, Basil Rathbone
Sinopse: Um mal-entendido artificial leva à separação de um compositor e sua noiva. Ela volta a trabalhar como professora de ginástica em uma escola só para meninas, mas uma lacuna legal permite que o homem se matricule como um de seus alunos.
— O Último Amor de Mr. Morgan (Mr. Morgan’s Last Love)
Dinamarca | França | EUA, 2014, 116min, 14 anos
Direção: Sandra Nettelbeck
Elenco: Michael Caine, Clémence Poésy, Gillian Anderson
Sinopse: Por mais que more em Paris há bastante tempo, Matthew Morgan não conhece a língua local. Muito graças à sua esposa, Joan, que sempre foi sua intérprete pelas ruas da capital francesa. Entretanto, Joan faleceu há três anos e, desde então, Matthew vive triste e solitário, ocupando seu tempo com aulas de inglês ocasionais. Um dia, ele é ajudado no ônibus por Pauline, uma simpática professora de dança. Não demora muito para que eles se tornem amigos, já que ela lembra a esposa de Matthew e ele lembra o pai de Pauline. Entretanto, tudo muda quando a tristeza fala mais alto e Matthew tenta o suicídio.
26 de novembro
— Mahler, uma paixão violenta (Mahler)
Reino Unido, 1974, 115min, 14 anos
Direção: Ken Russell
Elenco: Robert Powell, Georgina Hale, Lee Montague
Sinopse: A vida do compositor Gustav Mahler, contada em uma série de flashbacks enquanto ele e sua esposa discutem seu casamento fracassado durante uma viagem de trem.
— Sul (Sur)
Argentina, 1988, 127min, 14 anos
Direção: Fernando E. Solanas
Elenco: Susú Pecoraro, Miguel Ángel Solá, Philippe Léotard
Sinopse: Em 1983, acaba a ditadura na Argentina. Floreal, ao sair da prisão, reencontra sua mulher, que o esperou por cinco anos. Sur conta a história de amores: o entre duas pessoas e aquele que se sente por um país.
— Os Infratores (Lawless)
EUA, 2012, 116min, 16 anos
Direção: John Hillcoat
Elenco: Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain, Guy Pearce
Sinopse: Os irmãos Bondurant produzem e contrabandeiam uísque ilegalmente durante a época da Lei Seca e pagam propinas para que a polícia faça vista grossa. Quando o negócio começa a prosperar, o governo intervém, e uma guerra se instaura na cidade.
— Harakiri: a morte de um samurai (Ichimei)
Japão, 2011, 128min, 14 anos
Direção: Takashi Miike
Sinopse: O samurai Hanshiro procura o Clã Li para solicitar um ritual de suicídio devido aos seus escassos recursos. No entanto, uma trágica história, sobre a luta de um antigo samurai, vai mudar sua opinião.
Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.