De 15 de janeiro a 15 de fevereiro, acontece online a edição 2021 do MyFrenchFilmFestival. Totalmente gratuito, o evento apresenta 29 filmes, entre longas, curtas e obras de realidade virtual.
De acordo com os organizadores, a seleção deste ano está montada em torno de temáticas representativas da diversidade e da vitalidade do cinema francófono. No programa “Forever Young”, por exemplo, estão filmes que abordam os caminhos de iniciação na juventude e a transição da adolescência para a idade adulta. Já em “True Heroines” estão obras que fazem retratos impressionantes, explosivos e singulares de mulheres e meninas únicas, mestras de seus próprios destinos. Há também uma coletânea de histórias de fantasmas “à francesa”, dramas políticos, animações e filmes experimentais.
Entre os destaques, estão títulos como “Adolescentes”, de Sébastien Lifshitz (“Lado Selvagem”); “Crianças”, de Christophe Blanc (“Branco Como a Neve”); “Enorme”, de Sophie Letourneur (“A Vida no Rancho”), entre outros. Há também os clássicos “Orfeu” (1950), de Jean Cocteau, e “A Vida dos Mortos” (1990), de Arnaud Desplechin. Todos contam com legendas em português.
Os filmes podem ser vistos diretamente no site MyFrenchFilmFestival.com ou nas plataformas de streaming parceiras do evento, como a Belas Artes À La Carte, a Supo Mungam Plus e a Spcine Play, com exibição gratuita para assinantes e não assinantes. Os títulos também estão disponíveis para assinantes da Amazon Prime Video e mediante locação no Google Play e na Apple.
Confira abaixo os títulos do festival que estarão disponíveis:
ADOLESCENTES (Adolescente)
2019 | 2h 15min | Dir.: Sébastien Lifshitz
Em um documentário magistral e universal que lembra Boyhood, o diretor pinta o retrato de um período de cinco anos de duas amigas em Brive-La-Gaillarde e nos faz mergulhar no mundo de uma juventude rural na França dos anos 2010. Sinopse: Emma e Anaïs são inseparáveis e, no entanto, tudo as opõe. Adolescentes segue o percurso delas desde os 13 anos até à maioridade. Cinco anos de vida onde chocam-se transformações radicais e primeiras experiências. Aos 18 anos de ambas, pode-se perguntar que tipo de mulheres se tornarão e como evoluirá a amizade das duas.
ENORME (Énorme)
2020 | 1h 41min | Dir: Sophie Letourneur
Quinto longa da diretora Sophie Letourneur, esta comédia ficou no top ten do ano de 2020, da conceituada revista Cahiers du Cinéma. A história é sobre Claire, uma pianista casada que viaja pelo mundo. Ela e seu marido, Fréderic, decidiram não ter filhos. Até que eles assistem a um parto feito às pressas durante um voo, e isso faz com que mudem de ideia. A protagonista é a ótima Marina Foïs, cinco vezes indicada ao prêmio César, o Oscar do cinema francês, presente em dois deliciosos filmes disponíveis no À La Carte: “Relacionamento à Francesa” e “Um Amor em Paris”.
FELICIDADE (Felicità)
2019 | 1h 22min | Dir.: Bruno Merle
Segundo longa de Bruno Merle. Nesta comédia, Tim e Chloé são um jovem casal que vive a felicidade nas coisas simples do dia a dia. Mas já é o último dia do verão e a filha adolescente deles está entrando no ensino médio. Eles então prometem à garota que não irão perder os últimos momentos desta incrível estação. “Felicità” venceu o prêmio de Melhor Filme no Mons International Festival of Love Films, na Bélgica, um festival que, como o nome sugere, é dedicado ao cinema romântico, com ênfase em filmes de amor. O longa tem no papel de Tim, o pai, Pio Marmaï, um dos mais requisitados jovens atores do cinema francês, presente em vários filmes de sucesso, como “Um Amor em Paris”, disponível no À La Carte.
CRIANÇAS (Just Kids)
2019 | 1h 44min | Dir.: Christophe Blanc
Quarto longa de Christophe Blanc, o mesmo de “Uma mulher extrovertida”, filme de 2000, estrelado por Agnès Jaoui. Na história deste seu novo longa, Jack, Lisa e Mathis, são três jovens de 19, 17 e 10 anos, respectivamente. Eles se tornam órfãos subitamente, e cada um reage à sua maneira a essa catástrofe familiar. Kacey Mottet Klein, o mais velho do trio de protagonistas, é o mesmo ator que interpreta o neto de Catherine Deneuve em “Adeus à Noite”, outro ótimo filme disponível no À La Carte.
CAMILLE (Camille)
2019 | 1h 30min | Dir.: Boris Lojkine
Filme dirigido por Boris Lojkine, conta a história de Camille Lepage, uma fotojornalista francesa que foi morta aos 26 anos, em 2014, na República Centro-Africana. Selecionado para o Festival de Locarno e indicado ao prêmio César de Melhor Atriz, o filme é protagonizado por Nina Meurisse, que atuou em diversos filmes conhecidos no Brasil, entre eles “Esperando Acordada”, comédia que você encontra no À La Carte.
KUESSIPAN (Kuessipan)
2020 | 1h 57min | Dir.: Myriam Verreault
Selecionado para o Festival de Toronto, este é o primeiro longa de Myriam Verreault. A história é sobre duas meninas que cresceram como melhores amigas em uma comunidade Innu, no Canadá, e prometeram ficar juntas de qualquer jeito. Mas a amizade entre as garotas indígenas é abalada quando uma delas se apaixona por um garoto branco. A bilheteria deste longa, com atores não profissionais em sua maioria, chegou a ultrapassar a de “Coringa” em um fim de semana, num cinema de Quebec.
DONAS DE ALEGRIA (Filles de joie)
2019 | 1h 30min | Dir: Frédéric Fonteyne e Anne Paulicevich
Dirigido a quatro mãos, por Frédéric Fonteyne e Anne Paulicevich. Há 20 anos, Frédéric Fonteyne fez enorme sucesso com “Uma Relação Pornográfica”, dirigido por ele em carreira solo, um romance super caliente, quase todo passado entre quatro paredes, estrelado por Nathalie Baye e Sergi López. Anne Paulicevich, mais conhecida por seu trabalho como atriz, é estreante na direção. Este filme é sobre três mulheres profissionais do sexo, que todos os dias cruzam a fronteira da França para a Bélgica para praticar seu ofício. No final de um verão particularmente quente, as três compartilham um segredo que as unirá para sempre. Duas das protagonistas são Sara Forestier, que tem papel marcante em “O Amor é Um Crime Perfeito”, presente no À La Carte, e Noémie Lvovsky, atriz de “France Boutique”, “Um Belo Verão” e “Os Dois Filhos de Joseph”, que você também encontra no À La Carte.
PRATA VIVA (Vif-argent)
2019 | 1h 46min | Dir.: Stéphane Batut
Primeiro longa de Stéphane Batut como diretor. Até agora, a mais extensa experiência de Stéphane no cinema foi como diretor de elenco, função que ele desempenhou em mais de 60 filmes, entre eles “Pintar ou Fazer Amor”, disponível no À La Carte. “Prata Viva” tem uma trama do outro mundo, literalmente. Nas ruas de Paris, Juste é um jovem que coleta as últimas memórias de pessoas que só ele pode ver, antes de ajudá-las na vida após a morte. Ele é um fantasma. Mas um dia uma garota chamada Agathe o reconhece. Ela o conheceu quando ele estava vivo. Este é o primeiro longa do ator protagonista Thimotée Robart, enquanto Judith Chemla, que interpreta Agathe, é uma jovem atriz com mais de 40 filmes no currículo, incluindo o papel principal em “Minha Lua de Mel Polonesa”, comédia presente no À La Carte.
ORFEU (Orfeu)
1950 | 1h35 min | Dir: Jean Cocteau
Grande clássico de Jean Cocteau, lançado em 1950, conta a história de Orfeu, um poeta que se apaixona perdidamente por uma Princesa, a personificação da Morte. Tomada pelo ciúme, a Princesa das trevas arquiteta a morte de Eurídice, a menosprezada esposa de Orfeu. Para se juntar às duas, ele então decide descer ao inferno, onde ambas ficam presas. No papel-título, o filme tem Jean Marais, ator fetiche de Jean Cocteau, presente em várias obras do diretor, entre eles “Águia de Duas Cabeças”, disponível no À La Carte. A Princesa má, por sua vez, foi vivida pela femme fatale María Casares, do clássico “As Damas do Bois de Boulogne”, que também está no À La Carte.
A VIDA DOS MORTOS (La vie des morts)
1990 | 52 min | Dir.: Arnaud Desplechin
Longa de 1991, marcou a estreia de Arnaud Desplechin na direção, ele que já teve sete filmes selecionados para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes. A história do filme gira em torno de uma grande família, traumatizada por mortes trágicas, que se reúne para esperar notícias sobre um de seus primos que está no hospital após uma tentativa de suicídio.
HERÓIS NUNCA MORREM (Les héros ne meurent jamais)
2019 | 1h 25min | Dir.: Aude Léa Rapin
Indicado ao prêmio Caméra d’Or no Festival de Cannes, este é o primeiro longa dirigido por Aude Léa Rapin. Na história, Joachim, o protagonista, é abordado por um homem que acredita que ele seja a reencarnação de um soldado bósnio. Segundo o desconhecido, Joachim teria nascido no mesmo dia da morte do soldado. Intrigado, Joachim viaja para Sarajevo com duas amigas para descobrir sua vida passada. Jonathan Couzinié, que interpreta Joachim, é coautor do roteiro.
JOSEP (Josep)
2020 | 1h 14min | Dir.: Aurel
Primeiro longa do ilustrador Aurel, esta incrível animação venceu como Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival de Atenas, e participou da seleção Novos Diretores na Mostra Internacional de Cinema de SP 2020. A história acompanha um guarda moribundo relembrando seu encontro com o artista catalão Josep Bartolí, em um campo de concentração francês, após a Guerra Civil Espanhola. O personagem Josep foi dublado por Sergi López, premiadíssimo ator espanhol com longa carreira no cinema francês, onde protagonizou sucessos como “Pintar ou Fazer Amor”, presente no À La Carte.
SENHORA (Madame)
2019 l 93min l Dir.; Stéphane Riethauser
Em um filme com imagens de arquivos da família, o diretor evoca com sensibilidade como ele e a sua avó tiveram que lutar, apesar da defasagem de duas gerações, contra os mesmos padrões patriarcais da sociedade conservadora suíça.
Completam a programação do Belas À Lacarte os curtas abaixo:
Intervalo (Entracte)
2019 | 16 min 22 segundos l Dir.: Anthony Lemaitre
Com humor, Anthony Lemaitre imagina em Intervalo o feliz e fortuito encontro de um jovem com a sua cinefilia.
Um adeus (Un adieu)
2019 | 24 min 16 segundos l Dir.: Mathilde Profit
Um carro percorre as costas francesas. Dentro, um pai conduz a filha a Paris para começar a sua vida de estudante, uma nova vida em uma cidade desconhecida, longe da sua infância e longe dele. Essa viagem em face a face é a primeira e talvez a última. Nada parece excepcional, mas os dois sabem que terão que se dizer adeus.
Belezas (Beauty Boys)
2020 | 17 min 50 segundos l Di.: Florent Gouëlou
Aos 17 anos, em seu pequeno vilarejo, Léo e seus amigos apaixonam-se por maquiagem. Essa paixão não é do gosto de Jules, o irmão mais velho de Léo, que teme ser alvo de chacota em seu grupo de amigos. Na noite do palco aberto do vilarejo, indo contra a opinião do irmão, Léo sobe ao palco vestido de drag queen.
Família nuclear (Famille nucléaire)
2020 | 19 min l Dir.: Faustine Crespy
Jules, aos 18 anos, passa férias a contragosto no camping nudista de sua infância. Ele está dividido entre a sua atração pelo belo Karim, um trabalhador sazonal na praia das pessoas «vestidas», e a depressão da sua mãe Adèle, que se recusa a deixá-lo crescer.
Sole Mio (Sole Mio)
2019 | 22 min 48 segundos lDir.: Maxime Roy
Daniel tenta lidar da melhor maneira possível com o desespero da mãe que permanece sem notícias do seu pai. Quando este último volta para casa na véspera de sua operação para se tornar mulher, Lisa, ele tem que forçar o pai a finalmente dizer a verdade.
Menina azuis, Pálido de Medo (Filles bleues, peur blanche)
2019 | 9 min 53 segundos l Dir.: Lola Halifa-Legrand e Marie Jacotey
Marie Jacotey e Lola Halifa-Legrand assinam uma primeira comédia dramática que questiona as fantasias dos nossos medos nas relações de casais: um filme de animação feminista e contundente, composto por magníficas ilustrações a lápis de cor. Apropriado para todas as idades com advertência.
Silêncio (Motus)
2020 | 17 min 44 segundos l Dir. Elodie Wallace;
Alice se perde no labirinto de um hospital, movida pela urgência de acertar contas com o seu ex-agressor, prestes a morrer. Uma corrida para finalmente verbalizar os seus males.
Lugares Vazios (Empty Places)
2020 | 8 min 28 segundos l Dir.: de Geoffroy de Crécy; “Clebs”, documentário de Halima Ouardiri;
Geoffroy de Crécy imagina um mundo hipnótico onde, em supermercados, aeroportos, escritórios, boates, desapareceram todos os vestígios humanos.Produzido antes do confinamento global, Lugares Vazios é uma ode à melancolia das máquinas.
Cães (Clebs)
2019 | 18 min l Dir.: Halima Ouardiri
Documentário com fotografia espetacular, Cães nos mostra o cotidiano de 750 animais recolhidos em um canil no Marrocos e propõe ao espectador uma reflexão sobre a monotonia da vida dessa comunidade no cativeiro em um contexto de crise migratória.
Friend of a Friend
2019 | 13 min 32 segundos l Dir.: Zachary Zezima (Animação)
Um jovem é agredido sexualmente. Ele sequestra, pune e depois torna-se amigo do próprio agressor. Ele se confronta ao seu passado e aos seus impulsos sexuais ambíguos. Entre ficção, autoficção e sonho, Amigo de um Amigo abre o debate sobre os maus tratos, suas motivações e implicações.
Miss Chazelles
2019 | 20 min 53 segundos l Dir.: Thomas Vernay
Clara e Marie são rivais. Clara é a segunda colocada, enquanto que Marie ganha o famoso prêmio Miss Chazelles-sur-Lyon. À medida que aumenta a tensão entre os amigos de Clara e a família de Marie no vilarejo, as duas jovens parecem ter um relacionamento ambíguo.
Um Lince na Cidade (Un lynx dans la ville)
2019 | 7 min 10 segundos l Dir.: Nina Bisyarina;
Um curioso lince deixa a floresta, atraído pelas luzes da cidade vizinha. Ele se diverte muito lá e se adormece no meio de um estacionamento. De manhã cedo, os habitantes surpresos encontram esse estranho animal coberto de neve.
Maestro
2019 | 1 min 49 segundos l Dir.: Illogic
No meio de uma floresta, um grupo de animais selvagens se lança em uma ópera noturna liderada por um esquilo.
o28
2019 | 5 min 9 segundos l Dir.: Otalia Caussé, Geoffroy Collin, Louise Grardel, Antoine Marchand, Robin Merle e Fabien Meyran (animação)
Em Lisboa, um casal de turistas alemães está prestes a embarcar no lendário bonde elétrico nº 28, mas como reagir quando os freios não funcionam e se embarca numa viagem vertiginosa com um bebê a bordo?
O Show do Maternal (Le Spectacle de maternelle)
2019 | 8 min 3 segundos l Dir.: Loïc Bruyère
Em um teatro, a professora coruja tenta apresentar o show do maternal de fim de ano. Infelizmente para ela, o espetáculo não acontecerá como previsto, pois peripécias ocorrerão, antes mesmo que a cortina possa se abrir.
Com informações da assessoria de imprensa do Belas Artes Grupo.