Uma das figuras mais importantes do cinema asiático e um dos cineastas mais cultuados por cinéfilos no mundo todo, Wong Kar-Wai foi o primeiro diretor chinês a ganhar o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, em 1997, com “Felizes Juntos”. Neste mês, a MUBI exibe um especial dedicado a Kar-Wai, com restaurações em 4K exclusivas de “Amor à Flor da Pele” e “Cinzas do Passado”.
Outro cineasta em destaque na programação de março é Gianfranco Rosi. Para acompanhar a estreia de “Notturno”, a MUBI apresenta um especial dedicado a esse importante documentarista, um narrador hábil e não convencional que retrata a vida dos marginalizados. Entram no catálogo: “Tanti Futuri Possibili”, “Boatman” (Indicado ao Oscar de Melhor Documentário), “Sacro Gra” e “Below Sea Level” (vencedor de dois prêmios no Festival de Cinema de Veneza).
Uma das mais emblemáticas cineastas e ativistas norte-americanas, além de uma das pioneiras do cinema lésbico, Barbara Hammer realizou um experimento ao desafiar outras cineastas a fazerem filmes a partir de imagens pré-gravadas e nunca usadas por ela. Em uma sessão dupla, a MUBI desta duas incríveis produções que nasceram deste projeto: “A Month of Single Frames” e “Vever”.
Outra sessão dupla de março é dedicada ao célebre autor francês Jean-Claude Brisseau, com “Boda Branca”, um dos filmes mais famosos do cineasta e que marca a estreia no cinema da atriz Vanessa Paradis, e “Um Jogo Brutal”.
Outros destaques de março incluem o brasileiro “Ela Volta na Quinta”, primeiro longa de André Novais de Oliveira (“Temporada”); “Songs My Brothers Taught Me”, de Chloé Zhao (diretora do favorito ao Oscar “Nomadland”); e ainda “Clube da Luta”, de David Fincher, e “Fonte da Vida”, de Darren Aronofsky.
Exclusivos MUBI:
— “Notturno” (2020) conquistou público e crítica no Festival de Veneza, foi eleito Melhor Filme Europeu de 2020 e acaba de ser pré-selecionado para concorrer ao Oscar 2021. Filmado ao longo de três anos no Oriente Médio, nas fronteiras entre Iraque, Curdistão, Síria e Líbano, o aclamado documentário de Gianfranco Rosi relata a vida cotidiana por trás da tragédia contínua das guerras civis, ditaduras ferozes, invasões e interferências estrangeiras.
— “Hey There!” (2021), uma comédia absurda e atual, realizada experimentalmente durante a quarentena e quase inteiramente na casa dos próprios atores. É o filme mais recente de Reha Erdem, um mais interessantes nomes do Novo Cinema Turco.
— “The Legend of the Stardust Brothers” (1985), musical japonês dirigido por Macoto Tezuka. Fortemente inspirado em “Fantasma do Paraíso” e “Rocky Horror Picture Show”, é repleto de participações especiais e performances musicais. Em cópia restaurada, o filme mostra a cultura pop japonesa na década de 1980 e é adaptado do álbum conceitual do músico Haruo Chikada.
— “South” (2020): considerado uma das jovens figuras mais importantes nos debates político-sociais do Reino Unido, o britânico Morgan Quaintance já teve artigos publicados na revista The Wire e no The Guardian. “South” é seu quarto curta documental, em que traça paralelos históricos entre dois movimentos de liberdade antirracistas e antiautoritários, um no sul de Chicago e outro no sul de Londres.
Confira abaixo a agenda mensal completa da MUBI. Cada filme fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.
Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de títulos para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.
MUBI – Março/2021
Data | Título | Diretor | Categoria/contexto |
1/3 | Citadel | John Smith | Breves Encontros |
2/3 | Boda Branca | Jean-Claude Brisseau | Sessão Dupla: Jean-Claude Brisseau |
3/3 | Inflatable Sex Doll of the Wastelands | Atsushi Yamatoya | Keiko Sato: Pinku Maverick |
4/3 | Um Jogo Brutal | Jean-Claude Brisseau | Sessão Dupla: Jean-Claude Brisseau |
5/3 | Notturno | Gianfranco Rosi | Visionários |
5/3 | Tanti Futuri Possibili | Gianfranco Rosi | O Espledor da Verdade: O Cinema de Gianfranco Rosi |
5/3 | Boatman | Gianfranco Rosi | |
6/3 | Ela Volta na Quinta | André Novais Oliveira | |
7/3 | Fight Club | David Fincher | |
8/3 | A Month of Single Frames | Lynne Sachs | Ways of Seeing with Barbara Hammer |
8/3 | Vever (for Barbara) | Deborah Stratman | Ways of Seeing with Barbara Hammer |
9/3 | Echo of the Mountain | Nicolás Echevarría | |
10/3 | Blue film woman | Kan Mukai | Keiko Sato: Pinku Maverick |
11/3 | Avanti Popolo | Michael Wahrmann | |
12/3 | Songs My Brothers Taught Me | Chloé Zhao | |
13/3 | Hey There! | Reha Erdem | Visionários |
14/3 | Sacro GRA | Gianfranco Rosi | O Espledor da Verdade: O Cinema de Gianfranco Rosi |
15/3 | A Colony | Geneviève Dulude-De Celles | |
16/3 | Women Hell Song: Shakuhachi Benten | Mamoru Watanabe | Keiko Sato: Pinku Maverick |
17/3 | Heights | Gabriel Nuncio | |
18/3 | The Legend of the Stardust Brothers | Macoto Tezuka | Redescobertas |
19/3 | Amor à Flor da Pele | Wong Kar Wai | Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai |
20/3 | Tigerland | Joel Schumacher | |
21/3 | Below Sea Level | Gianfranco Rosi | O Espledor da Verdade: O Cinema de Gianfranco Rosi |
22/3 | The Girl | Márta Mészáros | Mulheres Independentes: O Cinema Pioneiro de Márta Mészáros |
23/3 | Oleg | Juris Kursietis | |
24/3 | Gushing Prayer | Masao Adachi | Keiko Sato: Pinku Maverick |
25/3 | South | Morgan Quaintance | Breves Encontros |
26/3 | Cinzas do Passado | Wong Kar Wai | Apaixonante. O Cinema de Wong Kar Wai |
27/3 | Fonte da Vida | Darren Aronofsky | |
28/3 | Max Richter’s Sleep | Natalie Johns | |
28/3 | A Modern Coed | Éric Rohmer | Os Milagres do Cotidiano de Éric Rohmer |
29/3 | Binding Sentiments | Márta Mészáros | Mulheres Independentes: O Cinema Pioneiro de Márta Mészáros |
30/3 | Abnormal Family | Masayuki Suo | Keiko Sato: Pinku Maverick |
31/3 | Low Life | Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval |
Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.