45ª Mostra de São Paulo exibe 157 filmes em plataformas digitais; veja lista

Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a Mostra de São Paulo realizou sua 44ª edição de forma totalmente online. Foi a primeira vez em que o evento teve seus filmes exibidos na plataforma exclusiva Mostra Play. Em 2021, para a 45ª edição, a Mostra terá novamente um formato inédito, com programação híbrida dividida entre sessões presenciais e exibições pela internet.

De 21 de outubro a 3 de novembro, a maior parte dos títulos online estará disponível na Mostra Play: são 131 filmes ao todo. Eles poderão ser vistos por meio da aquisição de ingressos virtuais, ao custo de 12 reais cada. Também são oferecidos três tipos de pacotes que devem ser solicitados via e-mail (pacote_mostraplay@mostra.org) e o pagamento é feito via transferência bancária: 5 ingressos (R$ 57,00), 10 ingressos (R$ 105,00) ou 15 ingressos (R$ 150,00).

Os ingressos individuais estarão disponíveis a partir do domingo, 17 de outubro, e poderão ser comprados diariamente no site da Mostra Play. (pagamento via cartão de crédito das bandeiras Visa ou Mastercard). Após a compra, os filmes ficam disponíveis por 72 horas e, após o play, por 24 horas.



Mas atenção: de acordo com os organizadores, a programação da Mostra Play e das sessões presenciais é diferente. Nem todos os filmes que serão exibidos nas salas poderão ser vistos virtualmente. Longas aguardados como “Titane”, de Julia Ducournau (vencedora da Palma de Ouro), “A Conexão Francesa”, de Wes Anderson, e “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, por exemplo, só serão vistos por quem estiver em São Paulo (saiba mais no site oficial). Porém, títulos prestigiados e de repercussão em festivais internacionais estão na seleção online, entre eles “Bergman Island”, de Mia Hansen-Løve, “A Noite do Fogo”, de Tatiana Huezo, “Pegando a Estrada”, de Panah Panahi e “Jane Por Charlotte”, de Charlotte Gainsbourg.

Confira a lista completa dos filmes da 45ª Mostra de São Paulo disponíveis online na plataforma Mostra Play. Os títulos marcados com um são indicações nossas, baseadas em longas premiados e/ou elogiados pela crítica internacional. Importante notar que alguns filmes podem não estar disponíveis no momento do acesso, seja por ainda não estarem liberados pela Mostra ou por terem esgotado o limite de visualizações:

18 KHZ (18 Kiloherz) , de Farkhat Sharipov (Cazaquistão)

18½, de Dan Mirvish (EUA)

66 Questões Da Lua (Moon, 66 Questions), de Jacqueline Lentzou (Grécia, França)

A Colheita do Trigo (The Wheat), de Yu-Qiang Tang (China)

A Felicidade Das Coisas, de Thais Fujinaga (Brasil)

A Garota e a Aranha (The Girl and the Spider), de Ramon Zurcher e Silvan Zurcher (Suíça)

A Lei, de Amadeo Canônico (Brasil)

A Noite Do Fogo (Noche De Fuego), de Tatiana Huezo (México, Alemanha, Brasil, Catar)

A Taça Partida (La Taza Rota), de Esteban Cabezas (Chile)

A Terra De Frente, de Thiago Cóstackz (Brasil)

Absence, de Ali Mosaffa (República Tcheca, Eslováquia)

Ahed’s Knee (Ha’berech), de Nadav Lapid (França, Alemanha, Israel)

Ailey, de Jamila Wignot (EUA)

Alta Demanda – A Vida E A Obra De Dani Karavan (High Maintenance The Life And Work Of Dani Karavan), de Barak Heymann (Israel, Polônia)

Amor Fati, de Cláudia Varejão (Portugal, Suíça, França)

Anatomia, de Ola Jankowska (Polônia, França)

Ao Oriente (Al Oriente), de José María Avilés (Equador, Argentina)

Armugan (Armugán), de Jo Sol (Espanha)

As Bruxas do Oriente (The Witches of the Orient), de Julien Faraut (França)

As Faces Do Mao, de Dellani Lima, Lucas Barbi (Brasil)

Assim Como No Céu (As In Heaven), de Tea Lindeburg (Dinamarca)

Assim Queimamos (We Burn Like This), de Alana Waksman (EUA)

At The End Of Evin, de Mohammad Torab Beigi, Mehdi Torab Beigi (Irã)

Atlântida (Atlantide), de Yuri Ancarani (Itália, França, EUA, Catar)

Atlas, de Niccolò Castelli (Suíça, Bélgica, Itália)

Aurora, de Paz Fabrega (Costa Rica, México)

Ayar, de Floyd Russ (EUA)

Azor, de Andreas Fontana (Suíça, Argentina, França)

Bantú Mama, de Ivan Herrera (República Dominicana)

Bergman Island, de Mia Hansen-Løve (França, Alemanha, Suécia)

Bi Aban, de Mehrdad Koroushnia (Irã)

Branco Puro (Pure White), de Necip Çaghan Özdemir (Turquia)

Brighton 4th, de Levan Koguashvili (Geórgia, Rússia, Bulgária, Mônaco, EUA)

Camila Sairá Esta Noite (Camila Saldrá Esta Noche), de Ines Barrionuevo (Argentina)

Capitães de Zaatari (Captains of Zaatari), de Ali El Arabi (Egito)

Coisas Verdadeiras (True Things), de Harry Wootliff (Reino Unido)

Curtas Jornadas Noite Adentro, de Thiago B. Mendonça (Brasil)

Dançarino Cubano (Cuban Dancer), de Roberto Salinas (Itália, Canadá, Chile)

Diários De Otsoga, de Miguel Gomes, Maureen Fazendeiro (Portugal)

Distrito Terminal (District Terminal), de Bardia Yadegari, Ehsan Mirhosseini (Irã, Alemanha)

Domando o Jardim (Taming the Garden), de Salomé Jashi (Suíça, Alemanha, Geórgia)

Eles Transportam A Morte (They Carry Death), de Helena Girón e Samuel M. Delgado (Espanha, França)

Entre Dois Crepúsculos (Between Two Downs), de Selman Nacar (Turquia, França, Romênia, Espanha)

Espírito Sagrado (The Sacred Spirit), de Chema García Ibarra (Espanha, França, Turquia)

Eu Era Um Homem Comum (I Was A Simple Man), de Christopher Makoto Yogi (EUA)

Eu Quero Falar Sobre Duras (I Want To Talk About Duras), de Claire Simon (França)

Eu Vejo Você Em Todos Os Lugares (Forest: I See You Everywhere), de Bence Fliegauf (Hungria)

Fantasmas de Bergman (Bergman’s Ghosts), de Gabe Klinger

Fatores Humanos (Human Factors), de Ronny Trocker (Alemanha, Itália, Dinamarca)

Filho das Monarcas (Son Of Monarchs), De Alexis Gambis (México, EUA)

Fim Da Primavera (End Of Spring), de Jaicheng Zxai Dohutia (Índia, Alemanha)

Fogo Nas Montanhas (Fire In The Mountains), de Ajitpal Singh (Índia)

Grand Cancan, de Mikhail Kosyrev-Nesterov (Rússia)

Higiene Social (Hygiène Sociale), de Denis Côté (Canadá)

Holgut, de Liesbeth De Ceulaer (Bélgica)

I Comete – Um Verão Na Córsega (I Comete – A Corsican Summer), de Pascal Tagnati (França)

Ilhas (Islands), de Martin Edralin (Canadá)

Imaculada (Imaculat), De Monica Stan, George Chiper-Lillemark (Romênia)

Intregalde (Întregalde), de Radu Muntean (Romênia)

Irmandade (Sisterhood), de Dina Duma (Macedõnia Do Norte, Kosovo, Montenegro)

Já Que Ninguém Me Tira Pra Dançar, de Ana Maria Magalhães (Brasil)

Jane Por Charlotte (Jane By Charlotte), de Charlotte Gainsbourg (França)

Laranjas Sangrentas (Oranges Sanguines), de Jean-Christophe Meurisse (França)

Lidando Com A Morte (Dealing With Death), de Paul Sin Nam Rigter (Holanda)

Listen, de Ana Rocha de Souza (Portugal, Reino Unido)

Lua Azul (Blue Moon), de Alina Grigore (Romênia)

Luz Natural (Natural Light), de Dénes Nagy (Hungria, Letônia, França, Alemanha)

Madalena, de Madiano Marcheti (Brasil)

Madeira e Água (Wood and Water), de Jonas Bak (Alemanha, França)

Mar Infinito, de Carlos Amaral (Portugal)

Mares do Desterro, de Sandra Alves (Brasil)

Mateína – A Erva Perdida (Mateína), de Joaquín Peñagaricano, Pablo Abdala (Uruguai, Brasil)

Minha Noite (My Night), de Antoinette Boulat (França)

Molodi, de Alexander Seliverstov (Rússia)

Momentum, de Edwin Charmillot (Suíça)

Mundo Novo, de Álvaro Campos (Brasil)

Murina, de Antoneta Alamat Kusijanovic (Croácia, Brasil, EUA, Eslovênia)

Ninguém Ao Norte (No One In The North) , de Zebin Zhang (China)

No Limite do Destino (Two on the Edge), de Yusuke Kitaguchi (Japão)

No Táxi Do Jack, de Susana Nobre (Portugal)

Nostromo, de Fisnik Maxville (Suíça)

O Atlas Dos Pássaros (Bird Atlas), de Olmo Omerzu (República Tcheca)

O Cão que Não se Cala (The Dog who Wouldn’t Be Quiet), de Ana Katz (Argentina)

O Cego que Não Queria Ver o Titanic (The Blind Man who Did Not Want To See Titanic), de Teemu Nikki (Finlândia)

O Compromisso de Hasan (Commitment Hasan), de Semih Kaplanoglu (Turquia)

O Garoto Mais Bonito do Mundo (The Most Beautiful Boy in The World), de Kristina Lindström e Kristian Petri (Suécia)

O Gravador de Haruhara-san (Haruhara-san’s Recorder), de Kyoshi Sugita (Japão)

O Leopardo das Neves (The Velvet Queen), de Marie Amiguet (França)

O Mar à Frente (The Sea Ahead), de Ely Dagher (França, Líbano, Bélgica)

O Outro Tom (El Otro Tom), de Rodrigo Plá, Laura Santullo (México, EUA)

O Perfeito David (El Perfecto David), de Felipe Gómez Aparicio (Argentina, Uruguai)

O Planeta (El Planeta), de Amalia Ulman (Espanha)

O Ruído dos Motores (The Noise of Engines), de Philippe Gregoire (Canadá)

O Uivo das Romãs (When the Pomegranates Howl), de Granaz Moussavi (Austrália, Afeganistão)

Olga, de Elie Grappe (Suíça, Ucrânia, França)

Os Anos 20 (Roaring 20’s), de Elisabeth Vogler (França)

Os Cães Não Dormiram Ontem à Noite (The Dogs Didn’t Sleep Last Night), de Ramin Rasouli (Afeganistão, Irã)

Os Donos Da Casa, de Carla Dauden (Brasil)

Os Intranquilos (The Restless), de Joachim Lafosse (Bélgica, Luxemburgo, França)

Os Inventados (Los Inventados), de Leo Basilico, Nicolás Longinotti, Pablo Rodríguez Pandolfi (Argentina)

Os Últimos Sobreviventes (The Last Ones), de Veiko Õunpuu (Finlândia, Estônia)

Pedregulhos (Pebbles), de P.S. Vinothraj (Índia)

Pegando A Estrada (Hit the Road) , de Panah Panahi (Irã)

Pequena Palestina, Diário de um Cerco (Little Palestine, Diary of a Siege), de Abdallah Al-Khatib (Líbano, França, Catar)

Poropopó, de Luís Igreja (Brasil)

Primeiro Encontro (First Date), de Manuel Crosby, Darren Knapp (EUA)

Procurando por Venera (Looking for Venera), de Norika Sefa

Quando Uma Fazenda se Incendeia (When a Farm Goes Aflame), de Jide Tom Akinleminu (Alemanha)

Quem Fomos (Who We Were), de Marc Bauder (Alemanha)

Radiografia De Uma Família (Radiograph Of A Family), de Firouzeh Khosrovani  (Noruega, Irã, Suíça)

Regina, de Alessandro Grande (Itália)

Regresso A Reims (Fragmentos) (Retour À Reims (Fragments) ) , de Jean-Gabriel Périot (França)

Sanguessugas – Uma Comédia Marxista sobre Vampiros (Bloodsuckers – A Marxist Vampire Comedy), de Julian Radlmaier (Alemanha)

Second Thoughts, de Zora Rux (Alemanha)

Sexplicação (A Sexplanation), de Alex Liu (EUA)

Simon Chama, de Marta Sousa Ribeiro (Portugal)

Souad, de Ayten Amin (Egito, Tunísia, Alemanha)

Sr. Bachmann E Seus Alunos (Mr Bachmann And His Class) , de Maria Speth (Alemanha)

Superior, de Erin Vassilopoulos (EUA)

Tempo Ruy, de Adilson Mendes (Brasil)

Transversais (Transversals), de Émerson Maranhão (Brasil)

Três Irmãos (Brotherhood), de Francesco Montagner (República Tcheca, Itália)

Truman & Tennessee: Uma Conversa Pessoal (Truman & Tennessee: An Intimate Conversation), de Lisa Immordino Vreeland (EUA)

Um Forte Clarão (Destello Bravío), de Ainhoa Rodríguez / ESPANHA

Urubus (Vultures), de Claudio Borrelli (Brasil)

Vera Sonha com o Mar (Vera Dreams of the Sea), de Kaltrina Krasniqi (Kosovo, Macedônia do Norte, Albânia)

Visões do Império (Visions of Empire), de Joana Pontes (Portugal)

Yuni, de Kamila Andini (Indonésia, Singapura, França, Austrália)

Zahorí, de Marí Alessandrini (Suíça, Argentina, Chile, França)

Zere, de Dauren Kamshibayev (Cazaquistão)

Ziraldo – Uma Obra que Pede Socorro, de Guga Dannemann (Brasil)

Sessões online gratuitas da Mostra de São Paulo

Além dos filmes da Mostra Play, a 45ª Mostra de São Paulo exibirá 26 filmes gratuitamente por meio de parcerias com as plataformas Itaú Cultural Play e Sesc Digital. Confira abaixo quais títulos estarão disponíveis em cada uma:

— Itaú Cultural Play – entre os dias 25 de outubro e 02 de novembro, um filme por dia, sempre às 19h, disponíveis por quatro horas

25 de outubro, segunda-feira: “Antígona 442 a.C.”, de Maurício Farias (Brasil)

26 de outubro, terça-feira: “O Melhor Lugar do Mundo é Agora”, de Caco Ciocler (Brasil)

27 de outubro, quarta-feira: “Meu Tio José”, de Ducca Rios (Brasil)

28 de outubro, quinta-feira: “O Circo Voltou”, de Paulo Caldas (Brasil)

29 de outubro, sexta-feira: “Memória Sufocada”, de Gabriel Di Giacomo (Brasil)

30 de outubro, sábado: “Tarsilinha”, de Celia Catunda, Kiko Mistrorigo (Brasil)

02 de novembro, terça-feira: “SARS-CoV-2 – O Tempo da Pandemia”, de Eduardo Escorel, Lauro Escorel (Brasil)

— Sesc Digital – filmes disponíveis durante o período da Mostra

Bloco 1: 21 de outubro
Biabu Chupea: Um Grito No Silêncio (Biabu Chupea: Un Grito En El Silencio), de Priscila Padilla
Medo (Fear), de Ivaylo Hristov
Mickey Na Estrada (Mickey on the Road), de Mian Mian LU
No País de Alice, de Rui Simões
Távola de Rocha, de Samuel Barbosa
Terra Distante (Faraway Land), de Erkan Yazici
Venice Beach, CA., de Marion Naccache

Bloco 2: 26 de outubro
A Arte da Memória, de Rodrigo Areias
Arquipélago (Archipelago), de Félix Dufour-Laperrière
Caminho Incerto (Camino Incierto), de Pau-Pablo García Pérez de Lara
Errantes – Uma História Rohingya (Errance Sans Retour), de Olivier Higgins & Mélanie Carrier
Filme, O Registro Vivo De Nossa Memória (Film, the Living Record of our Memory), de Ines Toharia
Impasse (Deadlock), de Vinko Möderndorfer

Bloco 3: 29 de outubro
Estrada Para O Éden (The Road to Eden), de Bakyt Mukul, Dastan Zhapar Uulu
Fantasmas (Ghosts), de Azra Deniz Okyay
O Jovem Caçador De Baleias (The Whaler Boy), de
O Outro Lado Do Rio (The Other Side of the River), de Antonia Kilian
O Sal Em Nossas Águas (The Salt in our Waters), de Rezwan Shahriar Sumit
Por Um Punhado De Fritas (For a Fistful of Fries), de Yves Hinant e Jean Libon

Com informações da assessoria de imprensa da Mostra.