“Medida Provisória”, primeiro longa de ficção dirigido pelo ator Lázaro Ramos, está impedido de ser lançado nos cinemas brasileiros. Apesar de já ter sido exibido em vários festivais internacionais desde o ano passado, o filme enfrenta uma série de trâmites burocráticos para ter sua estreia liberada no país.
De acordo com os produtores do filme, dezenas de e-mails foram trocados com a Ancine (Agência Nacional do Cinema) desde novembro de 2020, mas o órgão não deu retorno sobre o andamento dos protocolos necessários para o longa ser liberado em circuito comercial. Sendo assim, uma exibição em pré-estreia será feita no Festival do Rio, no próximo dia 15 de dezembro, mas depois disso o filme seguirá na “geladeira” até a Ancine autorizar o lançamento oficial.
A situação é semelhante à enfrentada pelo filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, que ficou mais de um ano aguardando a liberação da Ancine. Por meio de nota à imprensa, a agência alegou que o filme de Lázaro Ramos segue o “trâmite normal” e passa por um “processo padrão” de análise do pedido de investimento na distribuição.
Em resposta ao posicionamento da Ancine, os produtores de “Medida Provisória” informaram, por meio de nota, que a inscrição do filme em opção de comercialização foi regularmente feita dentro do prazo estabelecido para este procedimento. “O que impede o lançamento da obra é, na verdade, a demora da Ancine em concluir os trâmites necessários para a troca de distribuidora”, acrescentam. “Até o momento a Superintendência de Fomento não tomou as devidas providências. Com isso, a data de lançamento do filme já precisou ser alterada duas vezes”, concluem, reiterando ter confiança de que uma solução será encontrada junto da agência.
“Medida Provisória” é baseado na peça teatral de Aldri Anunciação e imagina um futuro próximo em que o governo do país decide enviar toda a população negra para a África, alegando que deseja pagar a dívida histórica da escravidão. A distopia social traz no elenco Seu Jorge, Taís Araújo, Alfred Enoch, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier e Emicida.
Atualizado em 16/12/2021 para acréscimo de informações.