Nesta edição, o podcast cinematório café analisa o filme “Ataque dos Cães” (The Power of the Dog, 2021), dirigido por Jane Campion e grande destaque do Oscar 2022. O título deste episódio é uma referência ao livro da cientista política e filósofa francesa Olivia Gazalé, “Le Mythe de la Virilité“, cujo tema é um dos pontos centrais de discussão sobre o longa-metragem lançado pela Netflix e estrelado por Benedict Cumberbatch, Kodi Smit-Mcphee, Kirsten Dunst e Jesse Plemons.
Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM
Baseado no livro de Thomas Savage, “Ataque dos Cães” é situado nos anos 1920, em Montana, Estados Unidos, onde um vaqueiro guarda um segredo sobre seu passado. A narrativa se desenvolve nas relações psicologicamente tensas e abusivas entre ele e os membros de sua família: o irmão mais novo, a cunhada recém-chegada e o jovem filho dela.
“Ataque dos Cães” venceu o Sammie, premiação anual do cinematório, e foi indicado a 12 estatuetas no Oscar: Melhor Filme, Direção (Jane Campion), Roteiro Adaptado (Jane Campion), Ator Principal (Benedict Cumberbatch), Ator Coadjuvante (duas vezes, com Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst), Fotografia (Ari Wegner), Montagem (Peter Sciberras), Design de Produção (Grant Major e Amber Richards), Som (Richard Flynn, Robert Mackenzie e Tara Webb) e Trilha Sonora Original (Jonny Greenwood).
Sentam-se à mesa conosco neste podcast: Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, Renné França, professor e crítico de cinema, diretor do filme “Terra e Luz”, e Daniel Oliveira, jornalista e crítico do Pílula Pop.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!
Hyperlinks deste episódio:
— Enquadramentos comentados pela profª. Ana Lúcia Andrade no podcast:
- 1, 2 e 3 – Molduras de western à la John Ford (em “Rastros de Ódio”) que limitam o personagem (Phil no início e no fim; Phil com Peter)
- 4 e 5 – George e Rose esmagados (em plongeé por Phill, em momentos diversos, mas com relações semelhantes)
- 6 – o enquadramento final, com Peter observando a mãe, saboreando sua “vitória” (objetivo alcançado) de cima
- 7 – o cowboy “de vestido” (puxando a lona na contra-luz)
- 8, 9, 10, 11, 12 e 13 – Planos de detalhe significativos, eróticos, reveladores (detalhe para o 11, com os pregos da plaquinha de Bronco Henry em formato de coração)
— Lista completa de indicações ao Oscar 2022
— Jane Campion e Sofia Coppola conversam no podcast do Film at Lincoln Center
— Making of:
— Entrevista com a diretora de fotografia Ari Wegner:
— Uma conversa entre Jane Campion e Guillermo del Toro:
— Trailer:
Apoio:
O cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.