Entre os filmes que entram no catálogo em março, a MUBI apresenta uma homenagem ao centenário de Pier Paolo Pasolini, um dos grandes cineastas italianos de todos os tempos, intelectual influente que nunca se esquivou das controvérsias, sempre questionando as convenções de sua sociedade sobre religião, consumismo e homossexualidade. Assinantes da MUBI poderão ver “Accattone – Desajuste Social”, “O Evangelho Segundo São Mateus” e “Édipo Rei”.
Como se não bastasse, outro autor complexo e ousado está em foco na MUBI este mês: Jean-Luc Godard. Quatro das obras-primas essenciais do enfant terrible chegam à plataforma: “Carmen de Godard”, baseado na ópera Carmen de Bizet, Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1983; “Tempo de Guerra”, quinto filme do cineasta e que tem a participação de Barbet Schroeder no elenco; “Máfia em Paris”, que fez parte da seleção oficial de Cannes em 1985 e marca a estreia de Julie Delpy em longa-metragem; e “Made in U.S.A.”, inspirado no filme de Howark Hawks “À Beira do Abismo”, com Anna Karina, Marianne Faithfull e Jean-Pierre Léaud.
Um dos nomes mais famosos da Nova Onda de Toronto, a multitalentosa Patricia Rozema ganha Sessão Dupla na MUBI em fevereiro. Com exclusividade, a plataforma apresenta a restauração em 4K do clássico “Eu Ouvi o Canto das Sereias”, um marco do cinema queer sobre uma jovem sonhadora com aspirações artísticas; e “Mouthpiece”, um olhar poderoso, engraçado e muito original sobre uma jovem millennial.
Destaque ainda para o aclamado diretor chadiano Mahamat-Saleh Haroun, que faz sua estreia exclusiva na MUBI com três de suas obras mais icônicas: “Hissène Habré, a Chadian Tragedy” e “Abouna” equilibram o pessoal com o político ao abordar a irmandade. Já “Um Homem que Grita”, vencedor do Prêmio do Júri de Cannes, inspira-se no clássico de F.W. Murnau “A Última Gargalhada” para fazer um poderoso retrato de como a insegurança social, a pobreza e a guerra civil podem despedaçar uma família.
Também estreia na MUBI o mais recente filme de Haroun, “Lingui, The Sacred Bonds”, que oferece uma visão impressionante da solidariedade feminina. Nos arredores da capital do Chade, a determinada mãe solteira Amina trabalha incansavelmente para sustentar a si mesma e sua filha Maria de 15 anos. Quando Amina descobre que Maria está grávida e não deseja ter o filho, as duas começam a procurar alguém para fazer um aborto, ato condenado tanto pela religião quanto pela lei. No processo, mãe e filha estreitam uma conexão mais forte do que qualquer outra que já viveram.
Os filmes exclusivos da MUBI em março também incluem “Love After Love”, da diretora Ann Hui, mestre da Nova Onda de Hong Kong. Sua terceira adaptação de Eileen Chang encontra uma Hong Kong pré-guerra e uma história de amor visualmente impressionante. Com fotografia suntuosa de Christopher Doyle e trilha sonora do lendário compositor Ryuichi Sakamoto, o filme se destaca também pela montagem e opulência tropical, revelando um mundo onde praticamente toda interação humana é reduzida a um sistema de troca econômica.
Confira abaixo a agenda completa de filmes de março da MUBI. Cada título fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.
Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de filmes para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.
MUBI | MARÇO 2022 | |||
Data | Título | Diretor | Categoria/contexto |
1/3 | Casa | Letícia Simões | |
2/3 | Train Again | Peter Tscherkassky | Breves Encontros |
3/3 | Pó | Julio Hernández Cordón | Cartões postais da Mesoamérica: Os filmes de Julio Hernández Cordón |
4/3 | Carmen de Godard | Jean-Luc Godard | Para Sempre Godard: Uma Retrospectiva |
5/3 | Accattone – Desajuste Social | Pier Paolo Pasolini | As Paixões de Pasolini |
6/3 | Meu Marido de Batom | Bertrand Blier | |
7/3 | Headhunters | Morten Tyldum | |
8/3 | Lingui, The Sacred Bonds | Mahamat-Saleh Haroun | Visionários |
9/3 | Feast | Tim Leyendekker | Desvendados |
10/3 | Tempo de Guerra | Jean-Luc Godard | Para Sempre Godard: Uma Retrospectiva |
11/3 | New Life, Inc | André Carvalheira | |
12/3 | Na Estrada | Walter Salles | |
13/3 | Um Elefante Sentado Quieto | Hu Bo | |
14/3 | O Evangelho Segundo São Mateus | Pier Paolo Pasolini | As Paixões de Pasolini |
15/3 | Um Homem Que Grita | Mahamat-Saleh Haroun | Contos da Pátria: Filmes de Mahamat-Saleh Haroun |
16/3 | Máfia em Paris | Jean-Luc Godard | Para Sempre Godard: Uma Retrospectiva |
17/3 | Atrás há relâmpago | Julio Hernández Cordon | Cartões postais da Mesoamérica: Os filmes de Julio Hernández Cordón |
18/3 | Love After Love | Ann Hui | Visionários |
19/3 | A definir | A definir | MUBI Spotlight |
20/3 | O Dia da Transa | Lynn Shelton | |
21/3 | Um Amor em Paris | Marc Fitoussi | |
22/3 | John From | João Nicolau | |
23/3 | Eu Ouvi o Canto das Sereias | Patricia Rozema | Redescobertas |
24/3 | Mouthpiece | Patricia Rozema | Sessão Dupla: Patricia Rozema |
25/3 | A definir | A definir | Spotlight MUBI |
26/3 | A Professora do Jardim de Infância | Sara Colangelo | |
27/3 | Amateur | Hal Hartley | |
28/3 | Made in U.S.A | Jean-Luc Godard | Para Sempre Godard: Uma Retrospectiva |
29/3 | Édipo Rei | Pier Paolo Pasolini | As Paixões de Pasolini |
30/3 | Ainda Temos a Imensidão da Noite | Gustavo Galvão | |
31/3 | Ciúme | Philippe Garrel | A Trilogia do Amor de Philippe Garrel |
Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.