Ícone do site cinematório

7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo acontece online

"Chaogtu e Sarula" (Chaogtu with Sarula, 2019), de Wang Rui - Foto: Divulgação

Até 30 de novembro, a 7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, promovida pelo Instituto Confúcio na Unesp (Universidade Estadual Paulista), acontece em formato online e com acesso gratuito. Com o tema “China — luzes e sombras, sons e sonhos”, a programação conta com oito títulos contemporâneos e premiados que não estão disponíveis em nenhum outro streaming no Brasil. Os filmes ficam disponíveis na plataforma do Centro Cultural São Paulo (www.ccsplay.com.br) por todo o período do Festival.

Quem assina a curadoria é Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e  Lilith Li, que foi coordenadora do Festival Internacional de Cinema de Macau – evento  ocorrido na capital paulista no mês de outubro. A seleção propõe apresentar longas com narrativas multidimensionais que quebram barreiras e estereótipos culturais. “São obras que retratam o nosso tempo e a nova geração em histórias cheias de verdade e sentimento, numa perspectiva genuinamente chinesa”, observam os curadores.

“As Galochas de Wangdrak”, de Lhapal Gyal, foi indicado ao Urso de Cristal do Festival de Cinema de Berlim (Mostra Nova Geração); “Reino de Terracota”, de Ding Liang e Lin Yongchang, é uma animação de ação e aventura e cujos diretores participarão de uma webinar dentro da Mostra; “Chaogtu e Sarula”, de Wang Rui, baseado no romance A Pastora”, de Mo Yueé, é vencedor dos prêmios de Melhor Direção no 33º Golden Rooster Film Festival e Melhor Contribuição Artística no 32º Festival Internacional de Cinema de Tóquio; e “Quando a Primavera Chegar”, de Li Gen, baseado numa experiência real do cineasta, foi indicado ao Prêmio White Mulberry de Melhor Diretor Estreante.

O evento ainda traz “Acima das Nuvens”, de Liu Zhihai, que recebeu o Prêmio Tiantan de Melhor Filme no Festival de Cinema de Pequim; “Adoração”, de Yang Zi, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Busan (Coreia do Sul);  e os  documentários “O Grande Aprendizado“, de Sun Hong, Wang Jing e Ke Yongquan, indicado ao Prêmio China Golden Rooster de Melhor Documentário, e “Tive a Lua Nas Mãos”, de Cheng Tsun-shing, considerado um dos dez filmes mais influentes de 2020 na China e que conta a história de vida de Yeh Chia-ying ,  grande mestra da poesia clássica.

“As Galochas de Wangdrak” (Wang Zha de yu xue, 2018), de Lhapal Gyal – Foto: Divulgação

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine. Ela se tornou uma atividade cultural de grande influência e referência para a promoção e divulgação do cinema chinês no Brasil.

SERVIÇO
7ª Mostra de Cinema Chinês
15 a 30 de novembro
Online e gratuita
Onde assistir: www.ccsplay.com.br
Programação completa e mais informações aqui.

Sair da versão mobile