Ícone do site cinematório

Homenagem: Gal Costa e o Cinema

Gal Costa - Foto: Marcos Hermes/Divulgação

A doce e bárbara Gal Costa faleceu hoje, quarta-feira, dia 9 de novembro de 2022, aos 77 anos. Além da trilha sonora de nossas vidas, ela também deixa sua marca nas trilhas sonoras do cinema. Com a sua partida, nós nos despedimos. Mas, sublime e eterna, ela ainda vive no legado que deixou e em tudo que por ela é inspirado.

Para uma pequena homenagem a esta imensa mulher, o cinematório relembra os encontros da Gal com o cinema, onde sua voz deu mais vida e sentido às imagens, aos planos, cenas e histórias vistas nas telas. Preparamos uma playlist com as principais músicas gravadas por ela que podem ser ouvidas em filmes brasileiros:

 

 

Para além da voz, Gal pode ser vista em ação no documentário musical “Os Doces Bárbaros” (1977), de Jom Tob Azulay, que registra a turnê feita pelo grupo formado por Gal, Caetano, Gilberto Gil e Maria Bethânia em 1976, para comemorar os primeiros 10 anos de carreira deles. E, também, no curta-metragem “Meu Nome É Gal”, que é dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e registra a performance de Gal Costa em três canções que marcaram os momentos iniciais de sua carreira: “Saudosismo” e “Não Identificado”, de Caetano Veloso, e “Meu Nome é Gal”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

E tem tanto mais… Segue uma lista de outros filmes e outras músicas:

Obrigada por tudo, Gal!

No nosso perfil musical do Spotify, organizamos a playlist “Gal: Nas Telas e Para Sempre”. Boa escuta (e bons filmes)!

Sair da versão mobile