A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023. Após duas edições online, em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento retorna ao formato presencial e terá a temática “Cinema Mutirão”.
De acordo com os curadores, o conceito de “Cinema Mutirão” tem por objetivo chamar para o debate todos aqueles e aquelas que queiram colaborar para construir uma base sólida para a construção e reconstrução do audiovisual brasileiro.
A ideia é discutir o cenário dos últimos cinco a seis anos, mas não pelo viés do lamento, e sim a partir da união de grupos artísticos para superar as adversidades impostas pela pandemia e pelos desarranjos anticulturais do governo federal nesse período. Com isso, a Mostra de Tiradentes quer enalter o trabalho de realizadores que conseguiram manter a continuidade da produção por meio dos recursos dos editais emergenciais e, sobretudo, pela inventividade em suas expressões artísticas.
Homenagem
Para representar a temática “Cinema Mutirão”, a Mostra de Tiradentes escolheu homenagear a dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa em 2023. Nascidos em Minas, mas radicados na Bahia, os dois cineastas são autores de filmes realizados com baixo orçamento e filmados no Recôncavo Baiano. São deles os premiados longas “Café com Canela”, “Ilha” e “Até o Fim”, além do recém-lançado nos cinemas “Na Redéa Curta”.
Segundo os curadores, a homenagem será estendida à produtora de Glenda e Ary, a Rosza Filmes, por representar os bons frutos da política de descentralização de recursos ao audiovisual promovida na década de 2000 e parte da década de 2010.
Mais novidades sobre a programação da 26ª Mostra de Tiradentes serão divulgadas nas próximas semanas. Você fica sabendo de tudo aqui no cinematório, mas também pode acompanhar as notícias no site oficial. Reforçando: o evento será de 20 a 28 de janeiro e todas as atrações são gratuitas.