Ícone do site cinematório

Mostra de Tiradentes inaugura fórum para discutir o setor audiovisual

Mostra de Cinema de Tiradentes - Foto: Beto Staino/Universo Produção

No retorno ao formato presencial para sua 26ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes terá uma grande novidade: o 1º Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro. A iniciativa inédita irá reunir mais de 50 profissionais de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade.

De acordo com a Universo Produção, realizadora da Mostra de Tiradentes, o Fórum terá como eixos a Descentralização, a Diversidade, o Desenvolvimento Econômico e a Democracia. Além de analisar o setor, os encontros também irão propor a formulação de novas políticas públicas, dando atenção prioritária ao fortalecimento das cadeias produtivas regionais e garantias para a diversidade de expressão.

Entre os convidados para compor a mesa da sessão de abertura do 1º Fórum de Tiradentes, no próximo dia 21, estão Alex Braga, presidente da Ancine; Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual; Margareth Menezes, ministra da Cultura; e Carmen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal. Também foram convidados o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o senador Humberto Costa, a deputada federal Jandira Feghali e o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares.

A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada de 20 a 28 de janeiro, na cidade histórica mineira, após dois anos online em decorrência das restrições causadas pela pandemia de covid-19. A programação do Fórum de Tiradentes se estenderá de 21 a 25 de janeiro e resultará na elaboração de um documento oficial a ser apresentado publicamente na mostra.

Vale lembrar que a programação da Mostra de Tiradentes é inteiramente gratuita. Confira todos os detalhes no site do evento e acompanhe a cobertura aqui no cinematório.

Sair da versão mobile