De 23 a 29 de março, a Mostra de Tiradentes volta a ocupar o CineSesc, em São Paulo, para exibir uma seleção de 27 filmes que fizeram parte da programação da 26ª edição do evento, realizada em janeiro na tradicional cidade histórica mineira.
Também com a temática “Cinema Mutirão”, a edição paulistana de Tiradentes tem como destaque os seis filmes premiados neste ano, a começar com o longa “As Linhas da Minha Mão”, vencedor da Mostra Aurora, que será exibido na abertura do evento. Confira nossa entrevista com o diretor João Dumans e a atriz Viviane de Cássia Ferreira.
O público também poderá ver “O Canto das Amapolas”, de Paula Gaitán, que ganhou o Prêmio Carlos Reichenbach de melhor longa da Mostra Olhos Livres, e o curta-metragem “Remendo”, vencedor da Mostra Foco e do Prêmio Canal Brasil de Curtas.
Também na programação estão o longa “Cervejas no Escuro”, que conquistou o Prêmio Helena Ignez para a atriz Edna Maria (confira nossa entrevista com o diretor Tiago A. Neves), o documentário experimental “Vermelho Bruto”, outro destaque da Mostra Aurora (confira nossa entrevista com a diretora Amanda Devulsky e equipe), “A Filha do Palhaço”, eleito Melhor Longa do festival pelo Júri Popular, e “Nossa Mãe Era Atriz”, curta favorito do público da mostra.
A novidade na programação é a Mostra Vertentes, que reúne quatro curtas documentais produzidos em São Paulo, entre eles o filme “O Que nos Espera”, que fala sobre o Padre Júlio Lancellotti.
Durante a Mostra Tiradentes em São Paulo também será lançada a publicação “Fórum de Tiradentes: Encontros pelo Audiovisual Brasileiro”, que reúne o resultado da primeira edição do Fórum de Tiradentes, realizado durante a mostra, em janeiro, com participação de profissionais do setor audiovisual.
Outro lançamento é o livro “Mostra Aurora: 2008 – 2023”, que relembra a trajetória de 16 edições da Mostra Aurora e os filmes e diretores que ela revelou.
Toda a programação e detalhes dos filmes e atividades da Mostra Tiradentes em São Paulo podem ser consultados no site mostratiradentessp.com.br.