O CEC-MG, Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais, lança nesta semana o projeto Première Minas, que se dedicará à apresentação, em primeira mão, de filmes de curta, média, longa-metragem e séries, produzidos em Minas ou relacionados com o estado, sejam inéditos, restaurados ou que requeiram uma revisão.
Com foco no cinema autoral, o lançamento do projeto acontece no dia 25 de abril, às 20h, no cinema de câmara do Cine Theatro Brasil, no Centro de Belo Horizonte, com a apresentação de “Bar Relicário – Filme-tributo a Hélio Zolini”, novo longa do cineasta Fábio Carvalho. Diretor e equipe estarão presentes na sessão.
De acordo com o CEC-MG, o projeto se desenvolverá, mensalmente, na Sala Gomes Leite do CEC, em parceria com o Instituto Humberto Mauro e o Projeto Dona, e com o apoio da Casa do Jornalista e da Casa Matriz. A apresentação dos filmes se dará, sempre que possível, com a presença de seus autores, diretores, técnicos e artistas.
Première Minas
Bar Relicário
Escolhido para o lançamento do Première Minas, “Bar Relicário – Filme-tributo a Hélio Zolini” é o quinto longa de Fábio Carvalho. O filme se constitui numa colagem de sobras, retalhos e trechos de obras cinematográficas realizadas desde os anos 1980 até os dias atuais.
As imagens reúnem dezenas de artistas conhecidos, em especial do meio teatral, que orbitam em torno do poeta, ator e diretor Hélio Zolini e do seu lendário bar Urrubu, então situado no prédio onde funcionava o Teatro Universitário. Sua trajetória é contada por seu parceiro de vida e arte, Adyr d’Assumpção.
Première Minas
Première Minas