Nesta edição, o cinematório café recebe o cineasta Rubens Rewald para uma conversa sobre o filme “Jair Rodrigues – Deixa que Digam”, documentário sobre um dos grandes nomes da música popular brasileira.
Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM
Selecionado para o festival É Tudo Verdade em 2020, ainda durante a pandemia, e lançado nos cinemas brasileiros em 2023, o documentário musical mostra o legado deixado por Jair Rodrigues na MPB, resgatando imagens de arquivo, apresentações históricas do músico e depoimentos de familiares, amigos, parceiros artísticos e pesquisadores.
Na entrevista, você vai conhecer mais sobre o processo de realização e os temas abordados no filme, que vem fazer jus à relevância e à importância de Jair Rodrigues, um artista que é muito mais do que só o cantor irreverente da música “Deixa Isso Pra Lá”.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!
Hyperlinks deste episódio:
— Debate sobre “Jair Rodrigues – Deixa que Digam” no É Tudo Verdade:
— Apresentação de “Disparada” na final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1966:
— Trailer de “Jair Rodrigues – Deixa que Digam”:
Apoio:
O cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.