O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) promove, pela primeira vez no Brasil, uma retrospectiva completa e dedicada aos filmes do cineasta ítalo-americano Frank Capra. Considerado o mais popular e reverenciado diretor de Hollywood entre os anos 1930 e 1940, Capra venceu três vezes o Oscar de Melhor Direção pelos clássicos “Aconteceu Naquela Noite” (1934), “O Galante Mr. Deeds” (1936) e “Do Mundo Nada se Leva” (1938). Ganhou ainda outras três estatuetas na categoria Melhor Filme.
A mostra acontece no CCBB São Paulo de 17 de maio a 12 de junho e segue temporada no Rio de Janeiro de 21 de junho a 17 de julho. Com curadoria de José de Aguiar e Eduardo Reginato, a programação exibirá 27 filmes. A abertura acontece com o clássico do cinema mudo americano “Mocidade Audaciosa” (1928). A obra traz um jovem aspirante a jornalista que começa investigar uma suposta assassina, vivida por Jobyna Ralston.
Segundo os curadores, a mostra pretende revelar as várias fases do cineasta, assim como situá-lo dentro da história do cinema americano, não só através das exibições dos filmes, muitos dos quais feitos durante a Grande Depressão, mas também promovendo discussões diretas com o público por meio de debate e masterclass presencial.
Um verdadeiro mestre do cinema
Como um dos autores centrais da Era de Ouro de Hollywood, Frank Capra discutiu em seus filmes questões muito caras aos Estados Unidos, como a Grande Depressão dos anos 1930, o otimismo em torno da política econômica do New Deal e a Segunda Guerra Mundial, constituindo um imaginário em torno do sonho de vida americano. Sua filmografia reúne um corpo de obras que propagandeou ideais, princípios e valores fundamentais da identidade nacional estadunidense em um projeto de mitificação da história do país.
Na programação estão obras da era de ouro do cineasta como “Aconteceu Naquela Noite “(1934), o primeiro filme da história do cinema a ganhar Oscar nas cinco categorias principais, e “A Mulher Faz o Homem” (1939), estrelado por James Stewart que se tornou a personificação do idealismo presente na obra de Capra. O filme conta a história de um senador de “primeira viagem” que expõe a corrupção no Senado dos Estados Unidos, correndo o risco de destruir sua própria carreira.
A mostra ainda traz “A Felicidade Não se Compra” (1946), clássico conto de Natal que foi um fracasso de público na época do lançamento, mas se tornou um dos longas-metragens mais reverenciados do cinema americano, e “Esse Mundo é um Hospício” (1944), considerada pelo AFI (American Film Institute) uma das melhores comédias de todos os tempos.
Para completar a programação, será exibido também “Why We Fight”, série de sete documentários encomendados a Capra pelo governo dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para explicar aos soldados Americanos o envolvimento de seu país no conflito. Mais tarde, eles foram mostrados ao público dos EUA para convencê-los a apoiar o envolvimento do país na guerra.
Masterclass e debate
No dia 31 de maio, quarta-feira, às 18h, o público da mostra poderá participar da masterclass “O Cinema de Frank Capra”, que será ministrada pelo curador Eduardo Reginato, que também trabalha como escritor, produtor, roteirista, diretor e crítico de cinema.
Já no dia 1º de junho, quinta-feira, às 18h, a mostra realiza debate sobre os filmes de Frank Capra, com participações de Sérgio Alpendre, crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista, e Paulo Santos Lima, crítico de cinema, jornalista, curador e professor. A mediação será do curador Eduardo Reginato.
Confira a programação completa da mostra no site do CCBB.