Filmes premiados em Cannes 2023 ganham distribuição no Brasil
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023, o longa “Anatomie d’une chute” (em português, “Anatomia de uma Queda”), e o ganhador do prêmio de Melhor Direção, “The Pot au Feu”, serão lançados nos cinemas brasileiros pela Diamond Films. Este é o segundo ano consecutivo em que os vencedores desses prêmios em Cannes serão distribuídos pela Diamond (os de 2022 foram “Triângulo da Tristeza” e “Decisão de Partir”). As datas de estreia serão anunciadas em breve.
O intenso drama de tribunal “Anatomie d’une chute” tem direção de Justine Triet (“A Batalha de Solferino”) e é estrelado pela prestigiada atriz Sandra Hüller (“Toni Erdmann”). Já o romance histórico “The Pot au Feu” é dirigido pelo veterano Tran Anh Hung (“O Cheiro do Papaia Verde”) e protagonizado por Juliette Binoche (“A Liberdade é Azul”) e Benoît Magimel (“A Professora de Piano”).
A Diamond também adquiriu os direitos de distribuição de “May December”, outro filme que chamou a atenção em Cannes, embora não tenha sido premiado pelo júri oficial. O novo longa do diretor Todd Haynes (“Carol”) é um drama metalinguístico estrelado pelas ganhadoras do Oscar Natalie Portman (“Cisne Negro”) e Julianne Moore (“Para Sempre Alice”), além de Charles Melton (“Riverdale”). A data de lançamento também será anunciada em breve.
A Imovision e o Telecine adquiriram os direitos de “Monster”, do aclamado diretor japonês Hirokazu Koreeda (vencedor da Palma de Ouro em 2018 com “Assunto de Família”). O longa levou dois prêmios para casa: o de Melhor Roteiro e a Palma Queer, atribuída por um júri independente a um filme que aborde as temáticas LGBTQIA+, feminista ou que desafie as normas de gênero. “Monster” aborda questões de bullying e saúde mental sob pontos de vista de diferentes personagens. O filme chegará ao catálogo do Telecine após lançamento nos cinemas pela Imovision, ainda sem data confirmada.
Já a MUBI lançará no Brasil “Perfect Days”, novo filme do consagrado diretor alemão Wim Wenders (“Asas do Desejo”). Fazendo uma reflexão poética sobre a busca da beleza no cotidiano, o longa ganhou em Cannes o prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Ator para Koli Yakusho. Ele interpreta um homem que trabalha na manutenção de banheiros públicos em Tóquio e mantém uma paixão pela música, pelos livros e pelas árvores que gosta de fotografar.
A MUBI também adquiriu outros títulos que se destacaram no festival, entre eles “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismäki (“O Porto”), vencedor do prêmio do Júri, e “How to Have Sex”, da estreante na direção de longas Molly Manning Walker, que ganhou a mostra Un Certain Regard.
Outros lançamentos de Cannes 2023 que serão feitos pela MUBI são “The Settlers”, de Felipe Gálvez, o argentino “Los Delincuentes”, de Rodrigo Moreno, e o já anunciado (e muito esperado) “Strange Way of Life”, o faroeste de Pedro Almodóvar. As datas de lançamento serão divulgadas em breve pela plataforma.
Dos filmes brasileiros exibidos em Cannes, vale destacar que “A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora e João Salaviza (“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”), recebeu o Prix d’ensemble (Melhor Equipe) na Un Certain Regard e será distribuído no Brasil pela Embaúba Filmes. A data de lançamento será anunciada em breve.
E embora não seja uma produção nacional, “Firebrand” tem direção do brasileiro Karim Aïnouz (“O Céu de Suely”). O filme não conquistou prêmios em Cannes, mas já se coloca como candidato ao Oscar, principalmente pelas atuações de Alicia Vikander e Jude Law. No Brasil, a distribuição será da Paris Filmes, que também divulgará a data de estreia em breve.
Por fim, “Levante”, primeiro longa da diretora Lillah Halla, ganhou o prêmio da crítica internacional, concedido pela Fipresci. O drama sobre o direito ao aborto foi exibido na Semana da Crítica e a distribuição nos cinemas brasileiros será da Vitrine Filmes.