Entre os filmes que estreiam em junho de 2023, a Filmicca apresenta o inédito romance LGBTQIA+ “Sweetheart”, da diretora britânica Marley Morrison. A produção captura os altos e baixos das férias de uma família inglesa e o amadurecimento de uma jovem socialmente desajeitada e ambientalmente consciente (papel de Nell Barlow). O filme foi premiado como Melhor Longa de Estreia no Toronto Inside Out e Melhor Longa do Público no Festival de Glasgow, além de ter participado do Mix Brasil.
Em junho, assinantes da Filmicca também poderão conferir os documentários “Morrer nos Desertos”, da diretora mexicana Marta Ferrer, e “Ulrike Ottinger – Nômade do Lago”, da diretora Brigitte Kramer. Este último oferece uma visão aguçada da vida e obra da artista e realizadora alemã de “Retrato de uma Bêbada”. Vale lembrar que oito filmes de Ottinger estão disponíveis na Filmicca em versão restaurada.
Para completar os lançamentos do mês, diversos curtas premiados estreiam nas quintas-feiras de junho, incluindo “Les Misérables”, de Ladj Ly, que deu origem ao longa indicado ao Oscar em 2020.
A Filmicca está disponível para assinatura em todo o Brasil. A plataforma pode ser acessada na web e através dos apps para iOS, Android, Apple TV, Android TV e Amazon Fire TV.
Confira a seguir o calendário com os filmes de junho de 2023 na Filmicca (lembrando que mudanças podem ocorrer na programação e novas estreias podem ser adicionadas):
08/06
“O Que é Uma Mulher?” (Noruega, 2020), de Marin Håskjold
“Nós Amamos o Moses” (Reino Unido, 2016), de Dionne Edwards
09/06
“Sweetheart” (Reino Unido,2021), de Marley Morrison
15/06
“Les Misérables” (França,2017), de Ladj Ly
“Disciplina” (Suíça,2013), de Christophe M. Saber
16/06
“Morrer nos Desertos” (México,2017), de Marta Ferrer
22/06
“Censor of Dreams” (França, 2021), de Leo Berne e Raphaël Rodriguez
“Patriota” (Reino Unido,2015), de Eva Riley
23/06
“Ulrike Ottinger – Nômade do Lago” (Alemanha,2012), de Brigitte Kramer
29/06
“Sem Céu” (EUA,2018), de Jianna Maarten Saada
“1º de Novembro” (Reino Unido,2019), de Charlie Manton
30/06
“Pegue e Corra” (Suíça e Quirguistão, 2020), de Maria Brendle
“Bonboné” (Palestina,2017), de Rakan Mayasi
“Você Não Pode Fazer Tudo de Uma Vez, Mas Pode Largar Tudo de Uma Vez” (Suíça,2013), de Marie-Elsa Sgualdo
Com informações da assessoria de imprensa da Filmicca.
Editor-chefe e criador do Cinematório. Jornalista profissional, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Também integra a equipe de Jornalismo da Rádio Inconfidência, onde apresenta semanalmente o programa Cinefonia. Votante internacional do Globo de Ouro.