Nesta edição do cinematório café, nós comentamos os filmes aos quais assistimos durante a 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, incluindo os documentários “Baile Soul”, “Diálogos com Ruth de Souza” e “Lô Borges: Toda Essa Água”, além dos clássicos “Quilombo” e “A Rainha Diaba”.
Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM
Realizada de 21 a 26 de junho de 2023 na cidade histórica mineira, a 18ª CineOP teve como tema geral “Memória e Criação para o Futuro” (saiba mais aqui). Na temática Histórica, a proposta curatorial foi sobre “Imagens da MPB (Música Preta no Brasil)”, enfatizando a presença da criação musical de artistas pretas e pretos nas trilhas sonoras e nos elencos das produções audiovisuais brasileiras. Em conexão com esta abordagem, o homenageado da mostra foi o ator e cantor Tony Tornado. Aos 93 anos, ele é o mais longevo profissional das duas artes em atividade no país.
Confira a minutagem em que cada um dos filmes que nós vimos na 18ª CineOP é comentado no podcast:
00:00:00 – Introdução
00:03:57 – “Baile Soul”, de Cavi Borges
00:12:27 – “Quilombo”, de Cacá Diegues
00:26:34 – “Uma Nêga Chamada Tereza”, de Fernando Coni Campos
00:35:03 – “A Rainha Diaba”, de Antônio Carlos da Fontoura
00:43:43 – “Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente
00:50:52 – Sessão de curtas com “Nossa Mãe Era Atriz”, de André Novais Oliveira e Renato Novaes; “Nada Haver”, de Juliano Gomes; “O Voo”, de Igor Barradas; e “Temos Muito Tempo Para Envelhecer”, de Bruna Schelb Corrêa
01:00:31 – “Lô Borges: Toda Essa Água”, de Rodrigo de Oliveira
01:10:41 – “Zé”, de Rafael Conde
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!
Hyperlinks deste episódio:
— “A Rainha Diaba” é aclamado por público e crítica na Berlinale 2023
— Crítica de “Caixa Preta”, por Kel Gomes
— Crítica de “Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei”, por Renato Silveira
— Cinematório Café: Entrevista com Bruna Schelb Corrêa, diretora de “Imo”
— Roda de conversa com Tony Tornado na 18ª CineOP:
Apoio:
O cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.