Ícone do site cinematório

Cine PE anuncia filmes selecionados para sua 27ª edição

“Ainda Somos os Mesmos” (2023), de Paulo Nascimento - Divulgação

“Ainda Somos os Mesmos” (2023), de Paulo Nascimento - Divulgação

Uma das principais vitrines da produção audiovisual brasileira, o Cine PE — Festival do Audiovisual divulgou a lista de filmes selecionados para a sua 27ª edição. De 4 a 9 de setembro, o evento acontecerá novamente no cinema do Teatro do Parque, em Recife.

Os seis longas nacionais escolhidos para a mostra competitiva são “Frevo Michiles”, de Helder Lopes (PE); “Porto Príncipe”, de Maria Emília de Azevedo (RJ); “Agreste”, de Sérgio Roizenblit (SP); “Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia”, de José Carlos Arandiba “Zebrinha” (BA); “Chumbo”, de Severino Neto (MT); e “Entrelinhas”, de Guto Pasko (PR).

Fora da competição, a Mostra Hors-Concours exibirá, na noite de abertura do Cine PE 2023, o filme de ficção “Ainda Somos os Mesmos”, de Paulo Nascimento. O drama épico estrelado por Edson Celulari e Carol Castro mergulha na realidade catastrófica de 1973, quando o Chile sofre um golpe de Estado e vê ceifada sua democracia.

Neste ano, pela primeira vez, o Cine PE incluiu em sua programação uma Sessão Matinê de filmes de curta-metragem, que será sediada pelo Cinema do Porto/Cinema da Fundação, no Bairro do Recife, no dia 7 de setembro. Serão exibidos os curtas “A Última Vez que Saímos do Armário”, de Bruno Tadeu (MG); “Apocalypses Repentinos”, de Pedrokas (CE); “Bizarros Áudios”, de Diego Akel (CE); “Contraplano”, de Débora Bukanowsky (BA); “Geração Cinemateca”, de Miriam Karam (PR); “Papel de Parede”, de Duda Cavalcanti (PE); e “Quem Me Quer?”, de Tiago Pinheiro (PE).

Realizado por Sandra Bertini, diretora da produtora BPE, o 27º Cine PE tem na curadoria dos filmes dois profissionais ligados ao audiovisual: a crítica de cinema, jornalista, criadora e editora-chefe do site Nervos, Nayara Reynaud, e o crítico e programador do circuito Cine Materna, Edu Fernandes.

O Júri Oficial de cada categoria das mostras competitivas será constituído por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas, responsáveis por indicar os vencedores do Troféu Calunga. Já o público definirá os vencedores do Júri Popular. Ao final de cada noite de exibição, os espectadores poderão votar nos seus favoritos de forma online.

Como já é costume, o Cine PE terá dois homenageados este ano, que serão divulgados em breve. Acompanhe todas as novidades e informações sobre as demais atividades da programação no site do festival.

Sair da versão mobile