Com sete nomeações, o longa-metragem “A Sociedade da Neve” é a produção com maior destaque na lista de indicados dos Prêmios Platino 2024. Em sua 11ª Edição, a premiação consagra anualmente os melhores filmes do cinema ibero-americano.
Representante oficial da Espanha no Oscar, “A Sociedade da Neve” tem direção de Juan Antonio Bayona e narra a história verídica de um desastre aéreo ocorrido nos Andes. Em 1972, um voo vindo do Uruguai colidiu com uma geleira e apenas 29 dos 45 passageiros sobreviveram ao acidente. O filme mostra como eles lutaram por suas vidas, presos em um dos ambientes mais hostis do planeta.
Outra produção espanhola, “Cerrar los Ojos”, aparece em segundo lugar na lista dos filmes com mais indicações aos Prêmios Platino 2024. Ela concorre a seis troféus, mesma quantidade de nomeações recebidas pela produção chilena “O Conde”. Completando os indicados a Melhor Filme estão “Os Delinquentes”, da Argentina, e “Tótem”, do México.
O cinema brasileiro ficou de fora dos Prêmios Platino 2024. Nenhum filme nacional foi indicado. Os longas “Pedágio” e “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha” chegaram a disputar vagas na categoria Melhor Filme, mas não conseguiram votos suficientes para passar da fase semifinal.
A cerimônia de gala dos Prêmios Platino 2024 vai acontecer no dia 20 de abril, na Riviera Maya, no México.
Confira a lista completa de indicados:
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO DE FICÇÃO
Cerrar los Ojos (Espanha), A Sociedade da Neve (Espanha), Os Delinquentes (Argentina) e Tótem (México).
MELHOR DIREÇÃO
Isabel Coixet (Un Amor), Juan Antonio Bayona (A Sociedade da Neve), Lila Avilés (Tótem) e Pablo Larraín (O Conde).
MELHOR INTERPRETAÇÃO MASCULINA
Damián Alcazar (El Caso Monroy, Peru), David Verdaguer (Saben Aquell, Espanha), Enzo Vogrincic (A Sociedade da Neve), Jaime Vadell (O Conde) e Marcelo Subiotto (Puan, Argentina).
MELHOR INTERPRETAÇÃO FEMININA
Carolina Yuste (Saben Aquell), Dolores Fonzi (Blondi, Argentina), Laia Costa (Un Amor, Espanha), Lola Amores (La Mujer Salvaje, Cuba) e Malena Alterio (Que Nadie Duerma, Espanha).
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Jose Coronado (Cerrar los Ojos), Leonardo Sbaraglia (Puan), Luis Bermejo (Un Amor) e Matías Recalt (A Sociedade da Neve).
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Alejandra Flechner (Puan), Ana Torrent (Cerrar los Ojos), Ane Gabarain (20.000 Especies de Abejas, Espanha) e Antonia Zegers (O Conde).
MELHOR ROTEIRO
Estibaliz Urresola (20.000 Especies de Abejas), Guillermo Calderón e Pablo Larraín (O Conde), Michel Gaztambide e Víctor Erice (Cerrar los Ojos) e Rodrigo Moreno (Os Delinquentes).
MELHOR COMÉDIA
Bajo Terapia (Espanha), Los Wanabis (Equador), Norma (Argentina) e Te Estoy Amando Locamente (Argentina).
MELHOR ANIMAÇÃO
Atiraram no Pianista (Espanha), El Sueño da la Sultana (Espanha), Home is Somewhere Else (México), Nayola (Portugal) e Meu Amigo Robô (Espanha).
MELHOR DOCUMENTÁRIO
El Juicio (Argentina), La Memoria del Cine, una película sobre Fernando Méndez-Leite (Espanha), A Memória Infinita (Chile), e Una Jauría Llamada Ernesto (Chile).
MELHOR OBRA DE ESTREIA
20.000 Especies de Abejas (Espanha), Blondi (Argentina), La Pecera (Porto Rico) Los Colonos (Chile), Simón (Venezuela) e Tengo Sueños Eléctricos (Costa Rica).
PRÊMIO PLATINO EM EDUCAÇÃO DE VALORES
20.000 Especies de Abejas (Espanha), La Memória Infinita (Chile), Puan (Argentina) e Radical (México).
MELHOR MÚSICA ORIGINAL
Alfonso Vilallonga (Meu Amigo Robô), Pascual Reyes e Juan Pablo Villa (Radical, México), Pedro Osuna (Blondi) e Sergio de la Puente (La Pecera, Porto Rico)
MELHOR MONTAGEM
Adriana Martínez (Huesera, México), Andrés Gil e Jaume Martí (A Sociedade da Neve), Carolina Siraqyan (A Memória Infinita), Manuel Ferrari, Nicolás Goldbart e Rodrigo Moreno (Os Delinquentes).
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Curru Gabal (Cerrar los Ojos), Julieta Dolinski (Puan), Rodrigo Bazaes (O Conde) e Sebastián Orgambide (Os Colonos, Chile).
MELHOR FOTOGRAFIA
Inés Duacastella e Alejo Maglio (Os Delinquentes), Pedro Luque (A Sociedade da Neve), Simón Brauer e Tomás Astudillo (Lo Piel Pulpo, Equador) e Valentín Álvarez (Cerrar los Ojos).
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Christian Giraud e Omar Pareja (Huesera), Jorge Adrados, Oriol Tarragó e Marc Orts (A Sociedade da Neve), Miguel Hormazábal (O Conde) e Pablo Isola (Cuando Acecha la Maldad, Argentina).
MELHOR MINISSERIE OU TELESSERIE
Barrabrava (Argentina), El Cuerpo en Llamas (Espanha), Iosi, El Espía Arrepentido S2 (Argentina) e Los Mil Días de Allende (Chile).
MELHOR CRIADOR DE MINISSERIE OU TELESSERIE
Alex de la Iglesia (30 Monedas T2), Daniel Burman ((Iosi, El espía Arrepentido S2), Juan Pablo Kolodziej (El amor Después del Amor) e Santiago Korovsky (División Palermo).
MELHOR INTERPRETAÇÃO MASCULINA EM MINISSERIE OU TELESSERIE
Alfredo Castro (Los Mil Días de Allende), Gustavo Bassani (Iosi, El espía Arrepentido S2), Javier Cámara (Rapa) e Santiago Korovsky (División Palermo).
MELHOR INTERPRETAÇÃO FEMININA EM MINISSERIE OU TELESSERIE
Aline Küppenheim (Los Mil Días de Allende), Lola Dueñas (La Mesías), Micaela Riera (El amor después del amor) e Úrsula Corberó (El Cuerpo en Llamas).
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSERIE OU TELESSERIE
Andy Chango (El Amor Después del Amor), Daniel Hendler (División Palermo), Emilio Zurita (La Cabeza de Joaquín Murrieta, México) e Manolo Solo (30 Monedas T2).
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSERIE OU TELESSERIE
Carmen Machi (La Mesías), Minerva Casero ((Iosi, El espía Arrepentido S2), Nawja Nimri (30 Monedas T2) e Pilar Gamboa (División Palermo).