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“A Sociedade da Neve” lidera as indicações aos Prêmios Platino 2024

"A Sociedade da Neve" (La sociedad de la nieve, 2023), de J.A. Bayona - Divulgação/Netflix

"A Sociedade da Neve" (La sociedad de la nieve, 2023), de J.A. Bayona - Divulgação/Netflix

Com sete nomeações, o longa-metragem “A Sociedade da Neve” é a produção com maior destaque na lista de indicados dos Prêmios Platino 2024. Em sua 11ª Edição, a premiação consagra anualmente os melhores filmes do cinema ibero-americano.

Representante oficial da Espanha no Oscar, “A Sociedade da Neve” tem direção de Juan Antonio Bayona e narra a história verídica de um desastre aéreo ocorrido nos Andes. Em 1972, um voo vindo do Uruguai colidiu com uma geleira e apenas 29 dos 45 passageiros sobreviveram ao acidente. O filme mostra como eles lutaram por suas vidas, presos em um dos ambientes mais hostis do planeta.

Outra produção espanhola, “Cerrar los Ojos”, aparece em segundo lugar na lista dos filmes com mais indicações aos Prêmios Platino 2024. Ela concorre a seis troféus, mesma quantidade de nomeações recebidas pela produção chilena “O Conde”. Completando os indicados a Melhor Filme estão “Os Delinquentes”, da Argentina, e “Tótem”, do México.

O cinema brasileiro ficou de fora dos Prêmios Platino 2024. Nenhum filme nacional foi indicado. Os longas “Pedágio” e “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha” chegaram a disputar vagas na categoria Melhor Filme, mas não conseguiram votos suficientes para passar da fase semifinal.

A cerimônia de gala dos Prêmios Platino 2024 vai acontecer no dia 20 de abril, na Riviera Maya, no México.

Confira a lista completa de indicados:

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO DE FICÇÃO

Cerrar los Ojos (Espanha), A Sociedade da Neve (Espanha), Os Delinquentes (Argentina) e Tótem (México).

MELHOR DIREÇÃO

Isabel Coixet (Un Amor), Juan Antonio Bayona (A Sociedade da Neve), Lila Avilés (Tótem) e Pablo Larraín (O Conde).

MELHOR INTERPRETAÇÃO MASCULINA

Damián Alcazar (El Caso Monroy, Peru), David Verdaguer (Saben Aquell, Espanha), Enzo Vogrincic (A Sociedade da Neve), Jaime Vadell (O Conde) e Marcelo Subiotto (Puan, Argentina).

MELHOR INTERPRETAÇÃO FEMININA

Carolina Yuste (Saben Aquell), Dolores Fonzi (Blondi, Argentina), Laia Costa (Un Amor, Espanha), Lola Amores (La Mujer Salvaje, Cuba) e Malena Alterio (Que Nadie Duerma, Espanha).

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Jose Coronado (Cerrar los Ojos), Leonardo Sbaraglia (Puan), Luis Bermejo (Un Amor) e Matías Recalt (A Sociedade da Neve).

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Alejandra Flechner (Puan), Ana Torrent (Cerrar los Ojos), Ane Gabarain (20.000 Especies de Abejas, Espanha) e Antonia Zegers (O Conde).

MELHOR ROTEIRO

Estibaliz Urresola (20.000 Especies de Abejas), Guillermo Calderón e Pablo Larraín (O Conde), Michel Gaztambide e Víctor Erice (Cerrar los Ojos) e Rodrigo Moreno (Os Delinquentes).

MELHOR COMÉDIA

Bajo Terapia (Espanha), Los Wanabis (Equador), Norma (Argentina) e Te Estoy Amando Locamente (Argentina).

MELHOR ANIMAÇÃO

Atiraram no Pianista (Espanha), El Sueño da la Sultana (Espanha), Home is Somewhere Else (México), Nayola (Portugal) e Meu Amigo Robô (Espanha).

MELHOR DOCUMENTÁRIO

El Juicio (Argentina), La Memoria del Cine, una película sobre Fernando Méndez-Leite (Espanha), A Memória Infinita (Chile), e Una Jauría Llamada Ernesto (Chile).

MELHOR OBRA DE ESTREIA

20.000 Especies de Abejas (Espanha), Blondi (Argentina), La Pecera (Porto Rico) Los Colonos (Chile), Simón (Venezuela) e Tengo Sueños Eléctricos (Costa Rica).

PRÊMIO PLATINO EM EDUCAÇÃO DE VALORES

20.000 Especies de Abejas (Espanha), La Memória Infinita (Chile), Puan (Argentina) e Radical (México).

MELHOR MÚSICA ORIGINAL

Alfonso Vilallonga (Meu Amigo Robô), Pascual Reyes e Juan Pablo Villa (Radical, México), Pedro Osuna (Blondi) e Sergio de la Puente (La Pecera, Porto Rico)

MELHOR MONTAGEM

Adriana Martínez (Huesera, México), Andrés Gil e Jaume Martí (A Sociedade da Neve),  Carolina Siraqyan (A Memória Infinita), Manuel Ferrari, Nicolás Goldbart e Rodrigo Moreno (Os Delinquentes).

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

Curru Gabal (Cerrar los Ojos), Julieta Dolinski (Puan), Rodrigo Bazaes (O Conde) e Sebastián Orgambide (Os Colonos, Chile).

MELHOR FOTOGRAFIA

Inés Duacastella e Alejo Maglio (Os Delinquentes), Pedro Luque (A Sociedade da Neve), Simón Brauer e Tomás Astudillo (Lo Piel Pulpo, Equador) e Valentín Álvarez (Cerrar los Ojos).

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

Christian Giraud e Omar Pareja (Huesera), Jorge Adrados, Oriol Tarragó e Marc Orts (A Sociedade da Neve), Miguel Hormazábal (O Conde) e Pablo Isola (Cuando Acecha la Maldad, Argentina).

MELHOR MINISSERIE OU TELESSERIE

Barrabrava (Argentina), El Cuerpo en Llamas (Espanha), Iosi, El Espía Arrepentido S2 (Argentina) e Los Mil Días de Allende (Chile).

MELHOR CRIADOR DE MINISSERIE OU TELESSERIE

Alex de la Iglesia (30 Monedas T2), Daniel Burman ((Iosi, El espía Arrepentido S2), Juan Pablo Kolodziej (El amor Después del Amor) e Santiago Korovsky (División Palermo).

MELHOR INTERPRETAÇÃO MASCULINA EM MINISSERIE OU TELESSERIE

Alfredo Castro (Los Mil Días de Allende), Gustavo Bassani (Iosi, El espía Arrepentido S2), Javier Cámara (Rapa) e Santiago Korovsky (División Palermo).

MELHOR INTERPRETAÇÃO FEMININA EM MINISSERIE OU TELESSERIE

Aline Küppenheim (Los Mil Días de Allende), Lola Dueñas (La Mesías), Micaela Riera (El amor después del amor) e Úrsula Corberó (El Cuerpo en Llamas).

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSERIE OU TELESSERIE

Andy Chango (El Amor Después del Amor), Daniel Hendler (División Palermo), Emilio Zurita (La Cabeza de Joaquín Murrieta, México) e Manolo Solo (30 Monedas T2).

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSERIE OU TELESSERIE

Carmen Machi (La Mesías), Minerva Casero ((Iosi, El espía Arrepentido S2), Nawja Nimri (30 Monedas T2) e Pilar Gamboa (División Palermo).

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