Ícone do site cinematório

“Fellini Por Fellini”: filme recupera entrevista histórica do mestre do cinema italiano

O cineasta Federico Fellini (Crédito: Divulgação/Curta!)

O cineasta Federico Fellini (Crédito: Divulgação/Curta!)

Um dos maiores nomes do cinema italiano, Federico Fellini conta sua própria história em “Fellini Por Fellini”, filme que estreia no Curta! e no streaming CurtaOn logo depois de ser um dos destaques do festival É Tudo Verdade. O longa é dirigido por Jean-Christophe Rosé, que recuperou entrevistas exclusivas feitas por ele mesmo com Fellini.

Em um relato íntimo e honesto, Fellini fala de toda a sua vida, desde seu nascimento, em 1920, passando por uma infância modesta, seus primeiros trabalhos, até a maturidade como diretor. A narrativa é complementada com depoimentos de Jean-Christophe Rosé, que também lança sua própria perspectiva em primeira pessoa, colocando-se como um admirador do cineasta. A narração serve como fio condutor do documentário e contextualiza os trechos da entrevista conforme são exibidos.

Fellini por Fellini (promo)

Fotos, registros em vídeo e cenas de filmes — como “A Estrada da Vida”, “Noites de Cabiria” e “A Doce Vida” — também ajudam a falar sobre Fellini, cuja história de vida se confunde com a do cinema italiano e com a da própria Itália do século XX. Entre confidências e impressões sobre o mundo, Fellini fala de seus sonhos, suas neuroses, suas boas e más lembranças e de sua predileção por determinados atores, como Marcello Mastroianni e Giulietta Masina — a musa, esposa e grande amor de sua vida.

O filme também lembra os anos finais da vida do mestre, quando o mundo e o cinema já eram bem diferentes dos de sua juventude: “Ele tinha total posse de suas faculdades, mas senti que ele já antevia o crepúsculo de sua vida”, diz Rosé, antecedendo os registros de um de seus últimos encontros com Fellini. Na ocasião, o diretor se ocupava com seu derradeiro filme — “A Voz da Lua” —, já idoso, mas com a mesma paixão de antes.

Um belo registro de bastidor, em que o cineasta se engaja e se diverte enquanto instrui os atores, é costurado a uma emocionante entrevista em que ele declara seu amor à sétima arte: “O cinema é meu modo de vida, é meu grande álibi, é minha expressão existencial, é minha existência”. Fellini morreria três anos depois, em 1993.

“Fellini Por Fellini” também estará em streaming através do CurtaOn, disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia no Curta! é no dia temático Quartas de Cena e Cinema, 24 de abril, às 22h50. Horários alternativos: 25 de abril, quinta-feira, às 02h50 e às 16h50; 26 de abril, sexta-feira, às 10h50; 27 de abril, sábado, às 15h50; 28 de abril, domingo, às 21h50.

Material fornecido pela assessoria do Curta!.

Sair da versão mobile