Nesta edição do cinematório café, nós analisamos o filme “O Homem dos Sonhos” (Dream Scenario, 2023), comédia absurda dirigida por Kristoffer Borgli (“Doente de Mim Mesma”) que traz Nicolas Cage no papel de um involuntário invasor de sonhos.
Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Spotify | YouTube | Castbox | Deezer | TuneIn | Player FM
Com produção de Ari Aster (diretor de “Hereditário” e “Midsommar”), para a A24, “O Homem dos Sonhos” acompanha Paul Matthews (Cage), um professor universitário com uma vida banal, que, misteriosamente, começa a aparecer nos sonhos de pessoas que ele nem conhece. Logo, esses sonhos se tornam pesadelos, e ele precisa aprender a lidar com essa nova fama.
Fazendo sua estreia em língua inglesa, o norueguês Borgli acompanha a ascensão e a queda dos 15 minutos de fama de um homem comum com um destino inusitado. “Eu vejo a ficção como um lugar para investigar aspectos sombrios ou disfuncionais da vida moderna. Há uma tendência muito humana de focar no espaço negativo tudo o que sentimos que está faltando, mesmo quando aparentemente temos tudo. Nós nos tornamos miseráveis na ausência de algum potencial inventado”, reflete o diretor, que também assina o roteiro e a montagem do longa.
O elenco também conta com Julianne Nicholson, Michael Cera, Tim Meadows, Dylan Gelula e Dylan Baker. A trilha sonora é assinada por Owen Pallett e a fotografia é de Benjamin Loeb.
Sentam-se à mesa conosco para discutir “O Homem dos Sonhos”:
- Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, autora dos livros “O Filme Dentro do Filme: a Metalinguagem no Cinema” e “Entretenimento Inteligente: O Cinema de Billy Wilder”;
- Larissa Vasconcelos, jornalista, crítica e redatora do cinematório;
- Renné França, professor, crítico, diretor do filme “Terra e Luz”, autor do livro “Introdução ao Roteiro para Cinema”, que pode ser baixado na bio do seu perfil Insólito Audiovisual.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!
Hyperlinks deste episódio:
— Trailer do filme:
— Curta “Eer” (2021), de Kristoffer Borgli (veja mais curtas no canal do diretor):
Apoio:
O cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.