Até 26 de junho, estão abertas as inscrições para a edição 2024 da Mostra Inclusiva LAIS, que irá acontecer em outubro, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. O festival integra cinema e inclusão social por meio da promoção de curtas-metragens produzidos por diretores brasileiros de todos os gêneros, sendo que 70% da programação será dedicada a filmes de diretoras mulheres. A iniciativa visa não só exibir e premiar os melhores filmes, mas garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva às sessões de exibição das obras participantes e, ainda, destacar a presença feminina no audiovisual. As inscrições de curtas-metragens devem ser realizadas pelo site www.mostralais.com.br.
Podem se inscrever curtas-metragens brasileiros de qualquer temática, finalizados a partir de 2018, com duração máxima de 25 minutos. O anúncio das produções selecionadas será feito no dia 10 de agosto pelo site e por e-mail. Mais informações também podem ser obtidas pelas redes sociais @mostralais (Instagram). Os filmes escolhidos receberão os recursos de audiodescrição, Libras e legendas descritivas, tanto na exibição quanto em cópias em formato H264. Além disso, os curtas participarão de uma votação popular, concorrendo ao Troféu Lais e a um prêmio de R$2.000,00 (dois mil reais).
Criada pela produtora OPALMAS e coordenada pelo roteirista e dramaturgo, cineasta e realizador Shelmer Gvar, a Mostra Inclusiva LAIS é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da OPALMAS, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas Mostra Inclusiva. A curadoria será realizada por Bárbara Sturm, referência no mercado de comercialização de filmes dentro e fora do país.
Além dos recursos de acessibilidade, a decisão de destacar curtas-metragens dirigidos por mulheres também está alinhada aos princípios de inclusão e igualdade do projeto, conforme destaca Shelmer Gvar. “A representatividade é fundamental no mundo do cinema. Infelizmente, as mulheres têm enfrentado desigualdades no setor audiovisual ao longo da história. A Mostra LAIS reconhece essa lacuna e se compromete a potencializar o segmento, ao dar visibilidade a essas cineastas talentosas. Quando mulheres ocupam posições de liderança na criação cinematográfica, inspiram outras mulheres e jovens cineastas a seguir seus sonhos e acreditar em seu potencial. Por isso, vamos dedicar 70% da programação a filmes dirigidos por mulheres”, afirma Gvar.
SERVIÇO
Mostra Inclusiva LAIS
Período de inscrição – seleção de filmes edição 2024
Até o dia 26 de junho, pelo site www.mostralais.com.br
Mais informações pelo site e pelas redes @mostralais (Instagram)