Estão disponíveis para o público a partir desta segunda, 24, os conteúdos da Mostra Brasileiros que integram o 2º Claro Festival Curta! Documentários. As 17 produções nacionais – que foram realizadas com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e estrearam em canais brasileiros independentes – se somam às outras duas mostras do evento: Competitiva e Internacional. Ao todo, mais de 200 obras, entre filmes e séries, estão disponibilizadas gratuitamente pelo festival no site www.festivalcurtadocs.com.br até o dia 10 de julho.
O vencedor da Mostra Brasileiros será indicado pelo voto popular e receberá prêmio no valor de R$ 10 mil. Entre os filmes, estão “Gerson King Combo”, da Giros, uma homenagem à vida e obra do cantor e compositor Gerson Cortez, conhecido como “James Brown brasileiro”; “Meu Amigo Fela”, da O2 Produções, que traz uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti; “Mães da Terra”, da Caliban Filmes, série documental que aborda a maternidade periférica e a ancestralidade; “Floresta, Onde a Terra Respira”, da Plural Filmes, um retrato da relação dos povos indígenas com as florestas; e “O Cinema das Mulheres”, da Lascene Produções, que destaca mulheres relevantes para o cinema nacional.
Todos os conteúdos brasileiros participantes do Festival receberam financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O FSA é abastecido pela Condecine (contribuição sobre receitas do próprio setor audiovisual, para o desenvolvimento da indústria nacional). Os maiores contribuintes são as empresas de telecomunicações (94%), pelo menos enquanto as empresas globais de streaming não passam a também contribuir para o fomento da indústria nacional, como já acontece na maioria dos países europeus.
Para Julio Worcman, diretor do canal Curta! e idealizador do Festival: “Na primeira edição do Curta! Documentários, em 2023, atendemos a mais de 40 mil espectadores que assistiram e votaram nos seus filmes preferidos. Esperamos, nesta 2ª edição, turbinada com o patrocínio da Claro, dar uma escala de difusão ainda maior aos mais de 170 conteúdos disponibilizados nas três mostras”. Worcman explica que “o Festival tem como objetivos centrais promover a difusão audiovisual e celebrar o sucesso do fomento ao audiovisual brasileiro produzido para a TV e VOD independentes, as vias de difusão que propiciam o maior alcance de público, a necessária permanência de disponibilidade ao público das obras fomentadas e, por consequência, o maior retorno à sociedade dos investimentos realizados pelo FSA”.
O Festival
Com exibição gratuita de mais de 200 conteúdos, entre filmes e episódios de séries, o 2º Claro Festival Curta! Documentários segue até 10 de julho. Este ano o evento está dividido em três mostras e vai distribuir mais de R$ 100 mil em prêmios. O objetivo é ampliar a difusão audiovisual. As cinco produções mais votadas em cada categoria da Mostra Competitiva serão as indicadas para apreciação pelo júri oficial, que decidirá os premiados. Além disso, outros 3 vencedores serão escolhidos por voto popular, um em cada Mostra, e receberão o prêmio de R$ 10 mil. Para assistir e votar o público deve acessar o site www.festivalcurtadocs.com.br e criar um cadastro gratuito.
Entre os jurados da Mostra Competitiva já confirmados estão o crítico de arte Paulo Sergio Duarte, o psicanalista Christian Dunker, a atriz Marieta Severo, a diretora Viviane Ferreira e a diretora do grupo Estação de Cinema, Adriana S. Rattes. A premiação será em agosto e transmitida pelo YouTube do canal.
O Festival apresenta também uma intensa programação de atividades presenciais. Estão programados uma masterclass com a multipremiada documentarista Susanna Lira (que dirigiu 18 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando 120 prêmios), painéis de debates sobre política do audiovisual e quatro sessões Salas de Montagem, nas quais filmes inéditos, ainda em fase final de montagem ou finalização, serão apresentados por seus diretores e montadores que, na sequência, conversam com o público formado por estudantes de cinema, cinéfilos e profissionais interessados, simulando as “cabines” de cinema fechadas para imprensa e exibidores.