Ícone do site cinematório

Mostra Segunda no Cine se inspira em jornadas extraordinárias

"Thelma & Louise" (1991), de Ridley Scott - Divulgação

"Thelma & Louise" (1991), de Ridley Scott - Divulgação

O segundo ciclo da temporada 2024 da mostra Segunda no Cine, em cartaz no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, traz histórias marcantes sobre diversos tipos de jornadas, de caminhos trilhados não apenas através de estradas (os famosos road movies), mas também através do mar e da própria cidade. Nos longas, à medida que os protagonistas se confrontam com desafios, desvendam universos inexplorados e se envolvem com culturas variadas, passam por um processo de amadurecimento e mudança. São, portanto, jornadas externas e internas. Jornadas eternas. Jornadas extraordinárias.

De acordo com o curador Rodrigo Azevedo, o que o Segunda no Cine busca oferecer não é apenas as exibições dos filmes, mas os momentos de partilha da experiência cinematográfica. “Desde sua origem, o cinema é um meio de expressão que celebra jornadas. Há quem diga que o movimento é a essência, o coração pulsante, da arte cinematográfica. Afinal, além das imagens em constante mutação que se transformam na tela, oferecendo uma certa consistência de vida ao que os cineastas narram, não é incomum encontrarmos filmes que nos apresentam aventuras por lugares desconhecidos, lugares que podemos frequentar através de nosso olhar,” salienta Azevedo.

A mostra tem produção de Camila Lana e o conjunto de filmes que serão exibidos é formado por “Thelma e Louise”, de Ridley Scott, “Central do Brasil”, de Walter Salles, “Depois de Horas”, de Martin Scorsese, e “Titanic”, de James Cameron. Ao final de cada exibição do Segunda no Cine, um especialista convidado participa de uma sessão comentada e abre uma conversa com o público sobre aspectos temáticos e estilísticos referentes ao filme que acabaram de ver.

A editora do cinematório, Kel Gomes, comentará a sessão de “Thelma e Louise”, no dia 3 de junho. Ela levará ao público alguns dos tópicos discutidos no podcast Em Foco dedicado ao filme. Vale lembrar que também temos podcast sobre “Central do Brasil”.

Confira a programação completa do Segunda no Cine. Os ingressos custam R$10 inteira e R$ 5 meia. O Cine Theatro Brasil Vallourec fica na Avenida Amazonas, 315, no Centro de BH.

Sair da versão mobile