"Parque de Diversões" (2024), de Ricardo Alves Jr. - Cajuína Audiovisual/Divulgação
"Parque de Diversões" (2024), de Ricardo Alves Jr. - Cajuína Audiovisual/Divulgação

Novo filme de Ricardo Alves Jr. é selecionado para o FIDMarseille

Após o premiado “Tudo o que Você Podia Ser”, o próximo filme do diretor Ricardo Alves Jr., “Parque de Diversões”, com roteiro de Germano Melo, foi selecionado para a competição internacional do FIDMarseille, que acontece em Marselha, na França, entre os dias 25 e 30 de junho.

No longa-metragem, figuras anônimas percorrem as ruas de Belo Horizonte em busca de encontros sexuais. Até que uma delas rompe o portão gradeado de um parque da cidade e começa a explorar suas vias em busca de satisfazer seus desejos.

O filme fala da experiência de quem procura e pratica atos sexuais gratuitos, consensuais e anônimos, em espaços públicos. O longa dirigido por Ricardo traz cenas que abordam o tema sem tabus e, por isso mesmo, tem classificação indicativa não recomendada para menores de 18 anos.



Ainda inédito no Brasil, “Parque de Diversões” traz no elenco as mesmas atrizes com quem Ricardo trabalhou em “Tudo que Você Podia Ser”: Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal e Will Soares. Desta vez, elas são acompanhadas por um extenso grupo de artistas da cena queer. Os dois filmes foram feitos em sequência, mas possuem estéticas e narrativas muito bastante distintas.

Segundo o diretor Ricardo Alves Jr. e o roteirista Germano Melo, “é inevitável reivindicar este filme sem considerar o contexto político em que foi concebido. O Brasil é um país onde emergem forças conservadoras virulentas; as decisões sobre a vida em sociedade seguem ameaçadas por políticas de repressão, violência, combate ao prazer e estrangulamento das pulsões de vida. As representações escolhidas como forma e tema de ‘Parque de Diversões’ não devem ser vistas apenas como questões de foro íntimo, mas como uma potência que sinaliza demandas de liberdade nos sentidos cultural e coletivo”.

“Parque de Diversões” terá distribuição no Brasil da Cajuína Audiovisual. A data de lançamento no país ainda não está definida.

O FIDMarseille acontece todos os anos no início de julho em Marselha, oferecendo uma programação de filmes composta por ficções e documentários, curtas e longas-metragens. Além da seleção de “Parque de Diversões” para a competição internacional, composta por 10 longas de diversos países, o festival fará uma retrospectiva dos cineastas Adirley Queirós e Joana Pimenta, diretores de “Mato Seco em Chamas”.