Entre os filmes que chegam em julho de 2024 na Filmicca, destaque para “Mami Wata”, de C.J. “Fiery” Obasi, vencedor do prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance para a Direção de Fotografia, assinada pela brasileira Lílis Soares. O filme fala sobre uma divindade adorada pelos habitantes da remota vila de Iyi, na África ocidental. Mama Efe, sua representante, exerce autoridade espiritual na vila, até que a morte de uma criança perturba a paz da comunidade.
Os lançamentos do mês na Filmicca também incluem o drama “Music”, de Angela Schanelec, premiado com Melhor Roteiro no Festival de Berlim, e “A Fragilidade do Gelo”, de Anthony Chen, exibido na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes.
A Filmicca está disponível para assinatura em todo o Brasil. A interface da plataforma foi atualizada recentemente na web e nos aplicativos para Android, iPhone, Android TV, Apple TV e Fire TV, com diversas melhorias na navegação para o usuário. Nas próximas semanas, o aplicativo também estará disponível para Smart TVs LG e Samsung.
Confira a seguir o calendário com os filmes de julho de 2024 na Filmicca (lembrando que mudanças podem ocorrer na programação e novas estreias podem ser adicionadas):
04/07
“Music”, de Angela Schanelec (Alemanha, França, Grécia, 2023) – 14 anos
Livremente inspirado no mito de Édipo, “Music” é o mais recente trabalho da realizadora alemã Angela Schanelec. A obra recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Berlim, do júri presidido por Kristen Stewart.
Após uma noite de tempestade nas montanhas gregas, um jovem é encontrado ferido e um recém-nascido é achado abandonado em um abrigo de pedras. A criança é acolhida e criada por uma família local, Jon cresce sem conhecer a mãe e o pai. Anos depois, após um trágico incidente, Jon é preso e conhece Iro. Os dois formam uma família e mantém uma imediata conexão, principalmente, através da música, que irá, por sua vez, assombrá-los e sustentá-los.
05/07
“Morte ao Biquíni”, de Justine Gauthier (Canadá, 2023) – 12 anos
“Mahalia Derrete na Chuva”, de Carmine Pierre-Dufour e Emilie Mannering (Canadá, 2018) – 14 anos
06/07
“Ajoomma – Uma Viagem Inesquecível”, de He Shuming (Cingapura, Coreia do Sul, 2022) – 14 anos
Lim Bee Hwa é uma viúva de meia-idade obcecada por doramas, seriados de drama coreano. Ela vive em Cingapura e, pela primeira vez, viaja para fora do país com destino a Seul. Com a barreira do idioma e em um local totalmente diferente, ela acaba se perdendo e sua jornada se torna uma estrada inesperada de autodescoberta, à medida que ela chega a um acordo com a vida que realmente deseja para si mesma, além de seus papéis de filha, esposa e mãe. Essa é a premissa de “Ajoomma – Uma Viagem Inesquecível”, uma comédia dramática calorosa e divertida.
11/07
“Piaffe”, de Ann Oren (Alemanha, 2022) – 16 anos
“Piaffe” segue Eva, que é obrigada a substituir a irmã no trabalho como sonoplasta. Ela encontra dificuldades em criar os sons para um comercial protagonizado por um cavalo, até que um rabo de cavalo começa a crescer em seu corpo. Empoderada por esse rabo de cavalo, ela seduz um botânico e inicia um romance marcado pela relação de submissão.
12/07
“Um Caroço de Abacate”, de Ary Zara (Portugal, México, 2022) – 14 anos
Com produção executiva de Elliot Page, “Um Caroço de Abacate” é uma história de empoderamento, livre de violência, para nos despertar dias melhores. Este premiado curta de Ary Zara, artista trans, e estrelado pela brasileira Gaya de Medeiros, esteve na shortlist do Oscar de Melhor Curta-metragem deste ano.
Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis, se encontram certa noite nas ruas de Lisboa. Duas pessoas, duas realidades, cujas diferenças são afastadas ao dançarem até o amanhecer.
“Blond Night”, de Gabrielle Demers (Canadá, 2022) – 14 anos
“O Paraíso Desce à Terra”, de Tebogo Malebogo (África do Sul, 2020) – 14 anos
13/07
“Fragmentos da Vida”, de Wei Shujun (China, 2021) – 14 anos
Exibido na Quinzena dos Cineastas, do Festival de Cannes, “Fragmentos da Vida” é uma obra dividida em capítulos e contada através de diferentes perspectivas. O filme de Wei Shujun conta, com um humor agradável, a história de uma equipe cinematográfica, que chega a uma pequena cidade no sul da China para a pré-produção de uma filme. Inicialmente, a história é baseada na premissa de que a vida é monótona e nada acontece em cidades como esta. Mas, para a surpresa da equipe, uma série de eventos imprevistos envolvendo o diretor, o roteirista, a atriz principal e os moradores locais começam a ocorrer.
18/07
“Mami Wata”, de C.J. “Fiery” Obasi (Nigéria, França, 2023) – 14 anos
A obra “Mami Wata” é o terceiro longa-metragem do talentoso realizador nigeriano C.J. “Fiery” Obasi. Este poderoso folclore do oeste africano recebeu o prêmio Especial do Júri para a Direção de Fotografia, que é assinada brilhantemente pela brasileira Lílis Soares.
Mami Wata é uma divindade adorada pelos habitantes da remota vila de Iyi, na África ocidental. Mama Efe, sua representante, exerce autoridade espiritual na vila, até que a morte de uma criança perturba a paz da comunidade. O poder da divindade passa a ser questionado por aqueles com diferentes ideologias, e Prisca e Zinwe, filhas de Mama Efe, se unem para salvar sua aldeia e restaurar a glória de Mami Wata em Iyi.
19/07
“Não Chore na Mesa de Jantar”, de Carol Nguyen (Canadá, 2019) – 14 anos
“Nanitic”, de Carol Nguyen (Canadá, 2022) – 14 anos
20/07
“Delphine”, de Chloé Robichaud (Canadá, 2019) – 14 anos
“Estrela Cadente”, de Ariane Louis-Seize (Canadá, 2020) – 14 anos
25/07
“A Fragilidade do Gelo”, de Anthony Chen (China, Cingapura, EUA, 2023) – 14 anos
Seleção Oficial do Festival de Cannes, Mostra Un Certain Regard, “A Fragilidade do Gelo” é o novo longa do realizado Anthony Chen. Este sensível drama romântico, segue um incomum triângulo amoroso durante um inverno no Norte da China.
Na fria e invernal Yanji, uma cidade na fronteira norte da China, o jovem urbano Haofeng, que visita Xangai, se sente perdido e à deriva. Por acaso, ele faz um passeio guiado por Nana, uma charmosa guia turística que o fascina instantaneamente. Ela o apresenta a Xiao, um simpático, mas frustrado, funcionário de um restaurante. Os três se unem rapidamente em um fim de semana de bebedeira. Confrontando seus traumas individuais, seus desejos congelados lentamente descongelam enquanto eles buscam se libertar de um mundo gelado.
26/07
“Fazendo um Bebê”, de Eric K. Boulianne (Canadá, 2023) – 18 anos
“Nude”, de Olivier Labonté LeMoyne (Canadá, 2022) – 18 anos
27/07
“Verão 2000”, de Virginie Nolin e Laurence Olivier (Canadá, 2023) – 16 anos
“O Patins”, de Halima Ouardiri (Canadá, 2023) – 14 anos
Com informações da assessoria de imprensa da Filmicca.