“2 Brasis”, de Carol Aó e Helder Fruteira, tem Gilda Nomacce e Paulo Miklos no elenco - Divulgação
“2 Brasis”, de Carol Aó e Helder Fruteira, tem Gilda Nomacce e Paulo Miklos no elenco - Divulgação

Kinoforum completa 35 anos e exibe 287 curtas em diversos espaços de São Paulo

O 35º Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo teve início nessa quinta-feira, 22 de agosto, e segue até 1º de setembro, celebrando 35 anos de existência. Fundado em 1990 por Zita Carvalhosa, o evento é o principal dedicado a curtas-metragens na América Latina. Este ano, o festival homenageia o ator Paulo César Pereio, que faleceu em 2023, e inclui em sua programação nomes de destaque como Wim Wenders e Jonathan Glazer.

Com um total de 287 filmes de 66 países e 14 estados brasileiros, a programação é gratuita e será exibida em diversas salas de cinema da capital paulista, incluindo a Cinemateca Brasileira, CineSesc, Circuito Spcine (Centro Cultural São Paulo e Tiradentes), Espaço Itaú Augusta e Museu da Imagem e do Som (MIS). O festival também se expandirá para cineclubes em comunidades, como a Ocupação 9 de Julho, o Minhocão e a Escola Estadual Plínio Damasco Penna. Além disso, sessões ao ar livre ocorrerão na área externa da Cinemateca Brasileira.

A seleção de filmes foi feita a partir de 3.105 inscrições, destacando uma diversidade de temas e perspectivas do cinema atual. A Mostra Internacional inclui 59 filmes de 40 países, com produções premiadas em festivais como Cannes, Locarno e Annecy. A mostra abrange também produções de países fora dos eixos tradicionais do cinema, como Indonésia e Filipinas.



A Mostra Latino-Americana apresenta 20 filmes, incluindo obras premiadas em festivais como Roterdã e Berlim. A mostra destaca um raro filme do Haiti, “Sonhos Como Barcos de Papel”, que integrou a seleção oficial do Festival de Sundance, e curtas de diretores reconhecidos, como o argentino Federico Luis Tachella.

A Mostra Brasil exibe 68 filmes de 13 estados brasileiros, organizados em 15 programas. Entre os destaques estão filmes que retratam figuras históricas e culturais, como “Malunga”, sobre Thereza Santos, e “Rosa”, que narra a vida da ativista Vania Rosa. Curtas que tiveram destaque em festivais internacionais também integram a programação, como “A Menina e o Pote”, exibido em Cannes, e “Dona Beatriz Nsimba Vita”, que passou por Sundance e outros festivais.

O festival também apresenta outras três mostras: Mostra Limite, voltada ao experimentalismo; Mostra Novos Horizontes, que explora as perspectivas da juventude atual; e Mostra Infantojuvenil, com programação para crianças e adolescentes. Entre os filmes da Mostra Infantojuvenil, está “Um Curta Sobre Crianças”, de Ibrahim Handal, sobre refugiados palestinos.

"Plano-Sequência", de Patrícia Moran, integra o programa especial em homenagem a Paulo César Pereio - Divulgação
“Plano-Sequência”, de Patrícia Moran, integra o programa especial em homenagem a Paulo César Pereio – Divulgação

Os programas especiais da 35ª edição incluem homenagens a cineastas renomados. O programa “Wim Wenders: Asas do Curta” apresenta um novo curta do diretor alemão, “Somebody Comes into the Light”, e outras três obras restauradas pela Fundação Wim Wenders. Já “Experimenta – Under the Glazer” destaca a carreira diversificada de Jonathan Glazer, vencedor do Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional com “Zona de Interesse”, com obras que vão do cinema à moda.

O festival também presta homenagem a Paulo César Pereio, com uma seleção de curtas em que o ator participou ou dublou personagens. Outros programas especiais ampliam o horizonte cinematográfico, com mostras como Conexão África, que exibe produções africanas, e Taiwan – A Geração Pós-90, que explora questões da juventude taiwanesa pós-lei marcial.

Além das exibições, o Kinoforum oferece atividades paralelas para profissionais e o público em geral, como laboratórios de montagem, roteiro e pitching, além de debates e masterclasses sobre temas como inteligência artificial no audiovisual e o cinema africano.

Confira a programação completa do 35º Kinoforum no site oficial.